TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão do Conhecimento

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

A Gestão do Conhecimento no ambiente empresarial tem tido diferentes focos na literatura organizacional individual ou organizacional sendo: aprendizado, relações entre pessoas, desenvolvimento de competências. Este artigo é teórico, cujo objetivo é discutir os fatores que podem facilitar a gestão do conhecimento em um cluster de empresas. O conhecimento aplicado deixa de ser coadjuvante em processos de tomada de decisão e passa a ser ator principal que pode conduzir a empresa á condição de vencedora.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão do Conhecimento, Cluster, Empresa

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 06

2 CAPITULO 1 07

2.1 COMPARAÇÕES SOBRE DEFINIÇÕES DE CO 07

3 CAPITULO 2 10

3.1 ENTREVISTA EMPRESAS 10

4 CAPITULO 3 12

4.1 ANALISE EMPRESARIAL 12

5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 14

REFERÊNCIAS 15

1. INTRODUÇÃO

È possível entender que o conceito de Gestão do Conhecimento pode ser aplicado no dia-a-dia em várias áreas profissionais, porém, esse processo requer um bom planejamento e os resultados só poderão ser sentidos em médio ou longo prazo. Segundo Davenport e Prusak (1998, p.6), a gestão do conhecimento é uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização de conhecimentos. Por se tratar de um complexo sistema, a gestão do conhecimento precisa ser implantada aos poucos em um processo bem estudado. Existem vários modelos para a implantação do conhecimento, um dos mais utilizados é o do espiral do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997) onde os autores classificam o conhecimento em duas dimensões: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. A base do conhecimento organizacional é uma conversão do conhecimento tácito em explícito e vice-versa, definindo esta conversão como uma espiral do conhecimento. Portanto, este modelo pressupõe que o conhecimento é criado por meio de um processo de quatro etapas: a socialização, a externalização, a combinação e a internalizarão.

Nesse processo de implantação da gestão do conhecimento, existem vários fatores que devem ser muito bem compreendidos e abordados, tais como: a importância da alta administração da empresa; saber como expor essas informações para os diferentes setores da empresa; conhecer bem o funcionamento do processo de recrutamento de funcionários e um dos mais importantes; incentivar os funcionários a participarem ativamente desse processo adquirindo conhecimentos e multiplicando esses conhecimentos com outros funcionários. Inúmeros autores apontam sinais da velocidade fantástica que mudanças desta natureza estão acontecendo e como as organizações precisam se adaptar frente às transformações. Neste sentido a dinâmica do ambiente concorrência exige repensar muitos aspectos até então estáticos no tempo, inclusive variáveis da estrutura informal, tais como: cultura organizacional, relações interpessoais, motivação, liderança e outros.

A importância da gestão do conhecimento para as empresas é que, sem utilizá-la, várias oportunidades para o crescimento da empresa podem ser desperdiçadas, o que no atual momento pode decretar a decadência ou a estagnação de uma empresa.

2. CAPITULO 1

2.1 COMPARAÇÕES SOBRE DEFINIÇÕES DE CO

A gestão do conhecimento está interligada ao processo de identificação e criação dos conhecimentos, assim como a sua aplicação dentro das organizações, que podem ser utilizadas como uma ferramenta estratégica para se alcançar os objetivos da empresa.

Segundo Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka (1997) existem dois tipos diferentes de conhecimentos: o explícito e o tácito. O conhecimento explícito é formal e sistemático e por essa razão pode ser facilmente comunicado e compartilhado, já o conhecimento tácito é altamente pessoal, é difícil de formalizar e, por isso, difícil de comunicar aos outros.

Já na opinião de Saulo Figueiredo (2005), a GC é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional. Diz ainda que a GC exige principalmente atenção e cuidados especiais para com as pessoas, uma vez que elas detêm e produzem o conhecimento genuíno. Figueiredo afirma que nunca se deve perder de vista o desenvolvimento de estratégias baseadas no conhecimento. E que o capital intelectual é importante não apenas para o perfeito funcionamento e atuação da empresa, mas também pela forte influência positiva que exerce nos resultados da companhia de maneira direta e indireta, produzindo percepções de valor.

Saulo Figueiredo diz também que o conhecimento é que faz a diferença em qualquer setor ou negócio, e que é preciso desenvolver habilidades novas que permite lidar de modo otimizado com o conhecimento nestas situações. E que um dos grandes desafios da GC é conseguir olhar para toda a cadeia de conhecimento de valor e em toda ela atuar e melhorar os resultados e o desempenho.

A GC na empresa Natura Cosméticos S.A. focaliza em um aspecto Humano (valorizando o potencial humano e estimula a individualidade que enriquece a busca pela qualidade); Equilíbrio (valoriza o equilíbrio entre a natureza e a humanidade); Transparência (ser franco nas dúvidas e ser de forma aberta na busca por respostas); Criatividade (ter inovações para o aperfeiçoamento contínuo) e favorece um conhecimento novo na empresa, em que todos os departamentos de empresas embora tenham suas rotinas diferenciadas, não significa que andam sozinhas, todos são interligados, para que juntos caminham em prol de um bom resultado, seja ele um produto inovador ou um excelente serviço prestado.

Os empresários têm um conhecimento novo pra transmitir aos funcionários, pois tudo que é novo no começo causa espanto, medo e ansiedade, esses sentimentos precisam ser trabalhados de uma forma natural, assim eles têm que procurar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com