TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps auditoria

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.144 Palavras (13 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

AUDITORIA

Conceitos Básicos de Auditoria. Aspectos Conceituais.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Curso: Ciências Contábeis.

Acadêmicos:

- Aurélio Quintiliano da Cruz Neto..............................RA 6664390282

- Jader Rodrigues Medeiros.......................................RA 4826315188

- Marcelo Aparecido Sartori Santos Filho...................RA 4471870054

- Roberto Carlos Marques da Silva............................RA 3776751643

Campo Grande - MS

Setembro/2015

[pic 2]

AUDITORIA

Conceitos Básicos de Auditoria. Aspectos Conceituais.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Curso: Ciências Contábeis.

Trabalho correspondente a Atividade Prática Supervisionado relacionada ao conteúdo da disciplina de Contabilidade Avançada II ministrado pelo ProfºLuzia Feliz da Silva.

Campo Grande - MS

Setembro/2015

INTRODUÇÃO

    No cenário atual a uma grande procura por uma ferramenta atualizada e conectadas as necessidades das empresas. Nesse conjunto a auditoria atua como destaque junto á contabilidade, pois aponta proteção e controle para o patrimônio das entidades.

   Sendo assim o presente trabalhotem o objetivo em ressaltar a importância da auditoria em empresas, qual o tipo de auditorias existentes na atualidade, as responsabilidades que um auditorterá que exercer e as questões éticas que o envolvemprosseguindo em diferenciar planejamento de auditoria de programa de auditoria eem desenvolver atividades em contas do ativo circulante.

A auditoria é um procedimento que se aplica em varias empresas, Sua finalidade é a conferência, verificação e avaliação dos resultados apresentados pelas entidades auditadas.

Divide-se em dois tipos: auditoria interna e auditoria externa, a primeira é realizada por um colaborador da própria empresa e a outra por um profissional externo contratado.

  Com esse instrumento as principais vantagens ao realizá-lo é ter uma melhor segurança no resultados, impedir prováveis fraudes, ou erro, entre diversos.

1. AUDITORIA INTERNA

.  É realizada pelo funcionário da empresa.

.  O auditor diretamente se preocupa em prevenir a fraude.

. O auditor deverá ser independente em ralação às pessoas ao qual ele examina seus trabalhos, porém é subordinado às necessidades da alta administração.

. É feito uma revisão contínua das atividades na empresa.

. As atividades são divididas em relação ás áreas operacionais.

2. AUDITORIA EXTERNA

.  É realizada por meio de um profissional contratado.

. O principal objetivo é atender as informações financeiras autênticas a terceiros.

.  O auditor deve ser independente em questão à administração.

.  A observação das informações das demonstrações financeiras é periódica.

.  As atividades são divididas em relação às contas do balanço e da DRE.·.

3. RESOLVER O CASO A SEGUIR

A Cia. Alfa S.A. está sendo auditada por auditores independentes, e um dos componentes das demonstrações financeiras é a conta ´Banco Conta Movimento´. Imaginem que vocês são uns dos auditores e irão efetuar os procedimentos de auditoria a seguir descritos. Expliquem cada procedimento e sua importância no processo de auditoria desta conta contábil:        

3.1 Exame Físico        

O exame físico incide em alcançar a verificação de qualidade de ativos, pois, examina a vivência do item por ser verificada, bem com sua qualidade, quantidade, autenticidade e identificação. Essa verificação ocorre espontaneamente pelo auditor, para que este possa obter sua própria verificação visual. Normalmente é utilizado para o cálculo de estoques e verificação de sua qualidade, a averiguação de ativos imobilizados quanto a sua existência e condição atual, contagem de caixa, etc. O exame físico em si, não comprova a característica do item examinado, pois se trata de um procedimento complementar aplicado pelo auditor, para possa comprovar a essência de correlação contábil. Em relação ao respeito desse procedimento em inclusão a conta “Banco Conta Movimento”, não consiste no método que mais contribua para a avaliação, no entanto este pode ser utilizado para averiguar a quantidade de investimentos da empresa e quantidade de Bancos a qual conserva a contas e circulação de valores.

3.2 Circularização        

A circularização, também conhecida como confirmação externa, é uma prova de auditoria aproveitada para atingir confirmações de determinadas informações, que necessitem ser enviadas por uma terceira entidade, os conhecidos stakeholders, que estejam habilitadas a conduzir essa informação de forma concisa e coerente. Esse processo consiste no envio de correspondências a esses stakeholders, tais como, clientes, fornecedores, advogados, bancos, etc., para que o mesmo possa confirmar os saldos ou informações de cada conta relacionada a esses.

Possui dois tipos de circularização: a positiva e a negativa. Para que a primeira após o envio da correspondência, se faz necessário o envio e aprovação da informação requerida. Agora na circularização negativa, na correspondência que é enviada, coloca-se a informação de que “se não houver a confirmação do saldo, será entendido que a informação enviada está correta”, deste modo não estimula ao secularizado a enviar a resposta, feito com que este segundo tipo não seja tão aproveitado.
Em relação à conta contábil que está sendo utilizada, este é um procedimento que necessita ser utilizado com intensidade, porem, se trata da confirmação dos saldos existentes no banco, para que possa ser confrontado no que verdadeiramente está lançado nos livros da empresa. Trata-se de uma prova muito respeitável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (79.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com