TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps auditoria

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.698 Palavras (15 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 15

                [pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

ATPS

AUDITORIA

Itapipoca

2015

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 8º Sem

                                 

Joselina Rodrigues dos Santos- RA 381479

Patrícia Rodrigues Nazário RA 352475

Venivalda Duarte dos Santos RA 399469

Daiana Santos de Vasconcelos RA 385273

Atividades Práticas Supervisionadas

Auditoria

Itapipoca 22 de Setembro 2015

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Explicar o que é Auditoria.

Auditoria trata-se de um exame criterioso das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, o objetivo principal é avaliar se elas estão de acordo com as disposições planejadas ou estabelecidas previamente, se foram executadas com eficácia e estão em conformidade com à consecução dos objetivos.

  1. Quais os tipos de auditorias existentes? Explicar cada um.

As auditorias são classificadas como: auditoria externa e auditoria interna. Na primeira é realizada por um profissional sem vínculos empregatícios com a empresa, a segunda é feito por um profissional da própria empresa com o propósito de monitorar e avaliar os controles internos.

  1. Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?

Auditoria externa busca comprovar as demonstrações financeiras e se utiliza, muitas vezes, dos resultados da auditoria interna, ao encontrar indícios de fraude, o auditor externo deve comunicar suas conclusões à comissão ou outro órgão de governo dentro da organização. O auditor externo também é responsável por apresenta os resultados de procedimentos que poderia colocar a empresa em risco de uma possível fraude. Segundo a lei, o auditor não pode ajudar na criação de novos procedimentos ou diretrizes para a empresa. Eles devem manter uma distância profissional e só podem oferecer opiniões e avaliações dos sistemas atuais.

Já o auditado é obrigado a fornecer ao auditor todo acesso as informações, que a administração tenha conhecimento e que sejam relevantes para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis tais como: registros e documentação, e outros assuntos; informações adicionais que o auditor possa solicitar da administração para a finalidade da auditoria; e acesso irrestrito às pessoas da entidade, que o auditor determine ser necessário obter evidências de auditoria.

  1. Qual a postura que um auditor deve ter? Explicar.

É muito importante, na profissão de auditor, exercer as funções com honestidade, sempre de acordo com as leis e os interesses dos clientes. Um auditor deve zelar por sua imparcialidade e não pode se aproveitar desta função para acessar a informações sigilosas nem comentar com outras pessoas algumas irregularidades comportamentais observadas nas salas de pessoas estratégicas da organização. Os compartimentos onde estão guardadas estas informações devem ser auditados, porém o auditor não pode se interessar em ler o conteúdo das informações, mas questionar o auditado sobre a utilização e o acesso ao que está arquivado. Não deve se aproveitar de informações privilegiadas que o auditor tenha, através de sua função do dia-a-dia. Por exemplo, os profissionais da segurança, manutenção, higiene do trabalho, engenharia, processo, qualidade, meio ambiente, etc., não podem se aproveitar de seu conhecimento aprofundado sobre os respectivos temas para fazer uma auditoria com uma visão diferenciada em relação a outros auditores.

Elaboração de um quadro, contendo as explicações de qual é o objetivo de cada demonstração Contábil bem como a sua finalidade.

Demonstrações Auditadas

Demonstração

Qual o objetivo desta demonstração?

Qual a finalidade de se auditar?

Balanço Patrimonial

É uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade em determinada data, representando uma posição estática.

A finalidade é verificar os saldos apresentados no Balanço Patrimonial da entidade auditada, elaborado ao final do exercício, de forma a testar a veracidade das informações contábeis contidas no mesmo, subdividindo-se nos tópicos Ativo Financeiro,

Passivo Financeiro, Resultado Financeiro, Ativo Permanente, Passivo Permanente e Saldo Patrimonial.

Demonstração das

Mutações do Patrimônio

Líquido (DMPL)

Têm por finalidade apresentar as alterações que ocorreram em determinado exercício no patrimônio líquido da empresa, entre as principais alterações podemos destacar, a destinação dos resultados do período, integralização do capital e o aumento ou a diminuição das reservas da empresa.

No DMPL os auditores têm acesso à variação de um período para outro do Patrimônio Líquido e também a variação do Capital Social da Empresa.

Demonstração do

Resultado do Exercício

(DRE)

É uma demonstração dinâmica que apresenta o resultado econômico das operações da empresa durante o ano.

Na DRE os auditores sabem das transações da empresa durante um período. Se estas forem bem-sucedidas, haverá lucro; caso contrário, um prejuízo.

Demonstração do Fluxo

de Caixa (DFC)

De forma condensada, esta demonstração indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro. Assim como a Demonstração de Resultados de Exercícios, a DFC é uma demonstração dinâmica e também está contida no balanço patrimonial. A Demonstração do Fluxo de Caixa irá indicar quais foram às saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado desse fluxo.

As informações do DFC são úteis para os auditores, pois fornecem dados que os habilitam  a avaliar as mudanças nos ativos líquidos da empresa.

Demonstração do Valor

Adicionado (DVA)

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.

A DVA deve auditada, pois nela os auditores têm acesso a evidências da geração de recursos da empresa e para onde estes recursos foram destinados.

Notas explicativas

As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial.

Nas notas explicativas os auditores têm acesso aos dados de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com