TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Até Onde Vai o Nubank

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

1. Com base no mix de produtos e serviços da NuBank, identifique e analise a estratégia da empresa de acordo com as abordagens indicadas por Porter de diferenciação e preço.

O NuBank utilizou custos reduzidos abaixo dos concorrentes, com diferenciação na oferta de serviços, oferecendo serviços de cartão de crédito sem anuidade, transferência de TED para qualquer banco sem cobrança de tarifa, por exemplo.

A fintech precisa de muito capital para oferecer serviços a todos os futuros clientes que almeja alcançar, capital esse que os bancos tem em abundância. Já em tecnologia o NuBank foi o pioneiro em explorar e criar esse tipo de serviços diferenciados referente aos oferecidos pelos bancos tradicionais. No entanto a concorrência está investindo em fintechs para competir com o NuBank.

Segundo Porter (1984, p. 49),

"Os dois tipos básicos de vantagem competitiva combinados com o escopo de atividades para as quais uma empresa procura obtê-los levam a três estratégias genéricas para alcançar o desempenho acima da média em uma indústria: liderança em custo, diferenciação e enfoque. A estratégia do enfoque tem duas variantes: enfoque no custo e enfoque na diferenciação."

Claro que a inovação do "novo banco" proporciona aos clientes uma liberdade das antigas "prisões" dos velhos bancos.

Barney e Hesterly (2007, p. 116) esclarecem que uma “situação em que economias de escala não estão sujeitas a duplicação de baixo custo é quando o tamanho eficiente das operações é uma porcentagem significativa da demanda total em um setor”. Por exemplo:

"A BIC Corporation, com sua participação de mercado dominante no segmento de canetas descartáveis, aparentemente tem sido capaz de ganhar e manter uma importante vantagem de custo nesse mercado com base em economias de escala. A habilidade da BIC de manter essa vantagem reflete o fato de que o tamanho ótimo da fábrica no segmento de canetas descartáveis é uma porcentagem significativa do mercado de canetas, e, portanto, economias de escala atuam como uma barreira à entrada nesse mercado."

2. Suponha que você atuasse na controladoria da Nubank, quando a empresa até então trabalhava somente com serviços de cartão de crédito, e seu CFO te informasse que a empresa estava considerando orientar sua estratégia de crescimento para incluir a abertura de novas contas-correntes visando o aumento de rentabilidade através de empréstimos pessoais para estas contas (cheque especial). Tendo em vista esta situação, afim de auxiliar o gestor na tomada de decisão, um dos pontos que você deve observar é o macroambiente no qual a empresa está envolvida. Observação as tendências de um ambiente geral apontadas por Barney e Hesterly, tomando como base o contexto atual, análise pontos positivos ou negativos de mudanças tecnológicas, tendências demográficas, tendências culturais, clima econômico, acontecimentos internacionais e por fim condições legais e políticas que devem ser observados nesse processo decisivo.

Como um controller eu mostraria através de pesquisas que, não basta ter recursos e investir em tecnologia e serviços, tem que criar mais serviços diferenciados e sempre buscar melhorias, para em um futuro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com