TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Projeto de pesquisa: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Auditoria

1- Conceito

Auditoria é uma técnica contábil utilizada para o exame e comprovação da veracidade dos registros e Demonstrações Contábeis. Seu surgimento se deu na Itália no século XV. A auditoria no Brasil teve origem inglesa e foi formalmente organizada em 1957 formado pelo Instituto de contadores públicos no Brasil.

2- Objetivo

O objetivo primordial da auditoria é o exame das Demonstrações Contábeis , que será realizado pelo auditor; assim entendido o profissional graduado em Ciências Contábeis , que observará a exatidão , integridade e autenticidade dos registros , demonstrações contábeis e respectivos documentos .

3- Tipos de Auditoria

- Quanto a intervenção , podem ser: interna e externa

- Quanto ao tempo, podem ser: contínua e periódica

- Quanto ao limite, podem ser: total e parcial

- Quanto a Natureza, podem ser: normal e especial

Auditoria Normal é aquela que se realiza com objetivo regular de comprovação com finalidade isolada ou específica.

Auditoria específica é aquela que busca obter resultados e conclusões sobre fatos particulares da gestão, com objetivo específico.

Auditoria Total atinge todo o patrimônio sem deixar de objetivar nenhum componente. Será parcial, quando o exame se situar em alguns pontos somente.

Auditoria contínua é executada sem intervenção, em períodos certos de tempo, sendo realizada com intuito de assistir ao cliente ; já a periódica diz respeito a períodos certos não possuindo características de continuidade.

Auditoria interna é realizada por funcionários da própria empresa constituindo num serviço objetivando o exame e avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle , com base no exame minucioso das rotinas e procedimentos internos da empresa.

O auditor interno, realizará um relatório de recomendações de controle interno e eficiência administrativa para alta gerência da empresa. Este profissional é contratado pela empresa , que possui autonomia para execução de suas tarefas.

Auditoria externa ou independente é realizada por profissional liberal ( prestador de serviços) que presta assessoria, sem vinculo empregatício com a empresa auditada. A finalidade do auditor externo é opinar sobre as demonstrações contábeis , através do parecer.

O parecer não é atestado ou certificado , porque o auditor externo nada atesta ou certifica, somente expressa sua opinião. Isso não exclue o dever do auditor de efetuar sugestões para aprimorar o sistema contábil e de controle interno da entidade, decorrente de constatações.

4- Aplicações da Auditoria

Entre os inúmeros serviços prestados pela auditoria na sua área de especialização , o mais conhecido é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com