TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Contábil

Por:   •  11/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Blumenau,11/11/2016

Nome; Alberi Fites Junior;Vanessa Debastiani;Leonardo Hordiga

A Contabilidade em Ação. Rumo a produção científica. Adilis de Oliveira Rocha e Bruno Sitonio Fialho de Oliveira, Organizadores. – João Pessoa: Editora Universitária/UFPB,2003 Paraíba- Brasil

A obra trata da condensação dos trabalhos apresentados no II Seminário Paraibano de Trabalhos Científicos em Ciências Contábeis da UFPB, realizado no ano de 2001.Sua estrutura  está dividida em 8 artigos. O primeiro, Orçamento Base Zero, de Marcelo Pinheiro de Lucena, apresenta a busca de um programa de orçamento ideal visando eliminar as falhas.

O seguido , escrito por Almir Nóbrega da Silva, A Relevância do Sistema de Informações Contábeis para o Sistema de Informações Gerenciais, destaca a necessidade das empresas em gerir a informação, conhecimento e recursos estratégicos essenciais para gerar vantagem competitiva. O terceiro artigo, Alavancagem: Um enfoque decisivo, de Tayanne Souza Mendes,  uma a discussão sobre a necessidade da alavancagem dos artifícios para maximizar lucro a um custo previsível. No quarto artigo, Gilberto Francisco dos Santos escreve sobre Avaliação da Remuneração da mão-de-obra na Constituição Civil de Pequeno Porte, eteve a finalidade de avaliar a remuneração na construção civil de pequeno porte na cidade de João Pessoa. No quinto artigo, de José de Miranda, O Papel do Contador Gerencial na Nova Economia, o autor deixa claro a importância da globalização da economia e comenta a inovação das técnicas gerenciais. O artigo Ética X “Ética” da Conveniência, de Ronaldo dos Santos Silva, traz a discussão sobre a importância dos valores éticos e morais na empresa. No sétimo artigo, de Pedro Moreira Gonçalves, Contrato de Gestão: Instrumento Fundamental na Implantação do Modelo Gerencial da Administração Pública, o autor destaca os pontos a serem melhorados na Administração Pública buscando substituir os paradigmas burocráticos pelos dogmas da administração gerencial.  O oitavo artigo, de Valdineide dos Santos Araújo sobre o Controle Interno e Sua Relação com a Auditoria Independente e a Auditoria Interna, deixa claro que uma empresa precisa ser bem controlada. Por isso empresas já vem utilizando o controle interno que faz parte de uma função administrativa na organização. Esse controle tem como finalidade atingir seus objetivos e garantir a rentabilidade e é destinado para vigilância, fiscalização e verificação administrativa por permiter prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos dentro da empresa e que possam refletir no seu patrimônio.

Em relação à auditoria, Araújo apresenta o seguinte conceito: são um conjunto de técnica que permitem o auditor obter evidencias ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre demonstração contábil.

O entendimento do grupo acerca da auditoria contábil nas empresas, foi sobre a importância da mesma. Um dos benefícios que a auditoria traz, além de verificar a exatidão das demonstrações contábeis, é que o auditor divide a responsabilidade com o contador, administrador ou sócio da empresa, com relação aos números que estão refletidos no balanço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com