TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Interna

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA DE CONTROLADORIA III

JÚLIA D’ABREU XAVIER

OPINIÃO SOBRE O ARTIGO: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA NAS EMPRESAS

 Porto Alegre

2015

OPINIÃO SOBRE O ARTIGO: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA NAS EMPRESAS

Com o avanço econômico-financeiro e o aparecimento das grandes empresas em vários países, surgiu a necessidade da aplicação da auditoria. Esta ferramenta é considerada um ramo da contabilidade, uma técnica contábil que averigua a exatidão dos registros e demonstrações contábeis e tudo relacionado com o controle do patrimônio da empresa.

Qualquer empresa que mantém um controle interno de suas movimentações mesmo parecendo eficaz deverá avaliar detalhadamente cada setor, departamento, funções e ou operações da empresa, mas para isso faz-se necessário um auditor mais permanente, que execute com profundidade, conhecendo melhor as diversas atividades da empresa, capacitado para a função de auditoria interna.

 Assim, o auditor interno tem a função de fiscalizar os processos da organização, ele analisa os procedimentos através de estudos e testes, verifica se o sistema analisado é o que está sendo seguido na prática, avalia erros e possibilidades para determinar quais são mais adequados e produtivos às áreas analisadas.

A Auditoria Interna tem como função contínua, uma vez que atua para assegurar e preservar a vitalidade da organização, pois somente através de exames periódicos e sucessivos é que poderá apresentar um parecer/relatório confiável, seguro, completo, visto que observa todo o organizacional e não só uma parte da organização, tendo autonomia de atuação, livre acesso a todas as áreas e departamentos, possui planejamentos estratégicos e operacionais, constante controle, vigilância e ajuda, fornecendo dados e informações para colaboração nos processos de gestão da organização.

A empresa que utiliza a auditoria interna como ferramenta de apoio a administração é beneficiada na questão de liderança, eficácia na manutenção e criação de controles internos. Possui maior possibilidade de acertar continuamente o processo decisório e atingir eficácia almejada da empresa, seja sob lucro, sobrevivência empresarial ou mudanças na continuidade dos empreendimentos.

É comum as empresas estarem se deparando com muitos desafios, consequentemente necessitam de profissionais da área contábil para controlar suas atividades minuciosamente, ou seja, Auditoria Interna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com