TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria independente: normas de auditoria aplicadas às demonstrações financeiras

Por:   •  6/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.095 Palavras (17 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 17

Auditoria Independente: Normas de Auditoria aplicadas nas Demosntrações Contábeis  

Chayane Ribeiro da Silva[1]

Meriane Maria dos Santos

Natália Cardoso

Nicoly Pereira Dias

Pamela de Oliveira Antunes

RESUMO: Este trabalho aborda a importância da auditoria nas demonstrações contábeis. Seu desenvolvimento apresenta os aspectos gerais da auditoria, os fundamentos da auditoria independente nas demonstrações contábeis e as normas da auditoria independente nas demonstrações contábeis. Em primeiro momento, trata-se a origem da auditoria, a razão da sua existência e a universalização das normas. Em segundo instante, são apontados os processos de auditorias, a forma como o auditor executas o processo de auditoria, seus princípios e atribuições. Por fim, tem-se a apresentação das normas de auditoria, com as competências técnicas exigidas do profissional da área, formas de contratação e utilização de seu trabalho, riscos pertinentes a área e o resultado do trabalho produzido pelo profissional de auditoria.

PALAVRAS-CHAVE: Antiguidade. Auditoria Independente. Princípios Éticos. Normas Brasileiras de Contabilidade.

1 INTRODUÇÃO

O tema deste artigo tem como assunto as normas de auditoria aplicadas nas demonstrações contábeis. A auditoria é uma área carente de profissionais, relativamente nova no mercado de trabalho. A pesquisa busca enfocar a importância do auditor nas organizações e o impacto da sua atuação no resultado da empresa, afim de atrair interesses daqueles que estão ingressando na área contábil e esclarecer seu processo com a apresentação das normas e suas aplicações.

Este artigo visa mostrar o trabalho de um auditor como uma ferramenta importante para investigar através das demonstrações contábeis, livros, registros e relatórios confiáveis a real situação da empresa em um determinado período. 

A pesquisa foi produzida por meio de consultas documentais, com estudo aprofundado em livros, artigos atuais de diferentes autores, com objetivo de reunir o maior número possível de opiniões distintas sobre o tema. Conforme Cervo, Bervian e da Silva (2007), esta pesquisa bibliográfica constitui a base para o desenvolvimento de estudos de pesquisa, nos quais o foco está em buscar domínio sobre o tema determinado.

Aponta-se a importância da auditoria e suas normas nas demonstrações contábeis, não só para investigar erros ou fraudes, mas também em planejar uma estratégia administrativa empresarial, com suporte nas demonstrações financeiras, procedimento do qual gera um parecer emitido pelo auditor e agrega maior credibilidade aos registros contábeis.

Para alinhar o processo de compreensão, primeiramente apresenta-se os aspectos gerais de auditoria, com sua origem e definição. Em seguida, aborda-se os fundamentos gerais da auditoria nas demonstrações contábeis, onde é tratada a influência da auditoria na contabilidade. Por fim, tem-se a aplicação das normas de auditoria nos relatórios contábeis, explorando sua aplicações específicas e riscos.

2 ASPECTOS GERAIS DA AUDITORIA

De acordo com a IBRACON (2016), a auditoria surgiu antes de Cristo, foi conquistando espaços desde a Antiguidade, a Idade Média, o surgimento do comércio mercantil até os dias de hoje. Ela é de extrema importância para a economia financeira devido ao surgimento de relatórios contábeis mostrando o balanço patrimonial da empresa. Com a evolução da profissão auditor, os órgãos responsáveis aplicam cada vez mais normas e procedimentos técnicos que o auditor utiliza na execução do seu trabalho na empresa auditada.

2.1 História e a importância da Auditoria e da Contabilidade

             A atividade de auditor é quase tão antiga quanto a contabilidade. Existem registros realizados há mais de 4500 anos antes de Cristo, desde a antiga Suméria. Além disso, existem normas de auditoria introduzidas como texto no livro Arthashastra, por volta do século IV antes de Cristo, que é um texto sobre a administração pública, escrito por Kautilya. Muitos anos mais tarde durante o Império Romano, as práticas de auditoria eram feitas por altos funcionários que supervisionavam o dinheiro do rei e depois prestavam contas verbalmente, segundo aponta PINHO (2007). A palavra auditoria vem de origem latim audire, que significa ouvir, inicialmente foi utilizada pelos ingleses a palavra to audit, que significa examinar, ajustar e corrigir (ATTIE, 2010; SÁ, 2009).

             Embora a profissão auditor seja antiga, somente em 1314 foi criado o cargo de auditor na Inglaterra devido à forte expansão do mercado marítimo e ao surgimento de grandes companhias no qual abrange um sistema que cobrava impostos sobre os lucros dessas empresas, aponta Oliveira et al. (2008). De acordo com a IBRACON (2016), no período da Revolução Industrial Inglesa, o surgimento de novas empresas, foram implantadas novas técnicas contábeis e também de auditoria visando a atender as necessidades dos empresários, foi criado para mantê-los informados sobre as transações econômicas. Além disso, as demonstrações contábeis ganharam importância não só para os proprietários e sim para os futuros investidores.

No início do século XX, devido à demanda por ações, foi criado a Auditoria Independente para que pudessem criar relatórios de demonstrações contábeis, para prestar informações ao investidor sobre a situação do patrimônio liquido da companhia. Inicialmente, a contabilidade tem sua importância no sentido de tornar algo informativo, também relatar, controlar e orientar o administrador sobre as alterações ocorridas no patrimônio (PINHO, 2007).

De acordo com a IBRACON (2016), a contabilidade e a auditoria se expandiram pelo mundo afora. Seus procedimentos e aplicações em cada país eram diferentes causando divergências entre eles. Por esse motivo em uma nova constituição 1973 a Inglaterra junto com a Alemanha, Austrália, Canadá, EUA, México, Brasil, Irlanda, Holanda e Reino Unido do comitê do IASC[2], passou por modificações e uniu-se com a IFAC[3] em 1983, posteriormente em 2000 quando foi reformulada e transformada em uma junta com o nome IASB[4]. Desde então, a IASB é responsável pelas normas contábeis formadas por informações de qualidade, de transparência e de total veracidade para as tomadas de decisões financeiras nas organizações, e por fim, as normas e os procedimentos a serem aplicadas no mundo como afirma o texto a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (250.7 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com