TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava noção

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

a) Evolução histórica do Seguro no Brasil;

Na pré historia o homem já se preocupada com a prevenção de sua existência. Em decorrência as mudanças climáticas, e perigos da vida, levaram a necessidade de grupos se organizarem, para unir forças, para assegurar a segurança própria para sobreviver.

O seguro teve o principio e precisão, para controlar riscos, com essa evolução os comércios, teve a urgência de proteção contra os prejuízos financeiros. Com essa forma, precisamente para garantir as finanças, minimizar inseguranças nas atividades cotidianas, desta forma surgiu o seguro.

No ano de 1347, quando foi escrito o primeiro contrato de seguro , na cidade de Genova (Itália), onde tinha varias clausulas que isentavam e garantiam os segurados a pagarem as indenizações.

As apólices de seguros ficaram comuns no final do século XIV, sendo as primeiras apólices com as datas em 11/07/1385 na cidade de Pisa (Itália), e 10/07/1397 em Florença (Itália).

Em 1808, com a vinda da família real , o Brasil, estabeleceu a concentração maior para o seu desenvolvimento, com isso foi abrindo as portas para os portos do comercio internacional, foi aberto o banco do Brasil , fabricas . A primeira seguradora do Brasil a instalar nos pais foi a “Companhia de seguros BOA FÉ”, nesse mesmo ano tinha o objetivo era operar no seguro marítimo.

Nesse mesmo ano as atividades das seguradoras eram regulamentadas pelas leis portuguesas. Somente em 1950 com o código comercial Brasileiro (Lei nº 556, de 25 de junho de 1850 ), e que o seguro marítimo foi estudo na primeira vez e regulado em todos os seus aspectos. Na espoca, os seguros terrestre foram operados somente pelo Argos Fluminense, fundado no ano de 1845.

O código civil foi tornado a publico em 1916, para regulamentação dos seguros terrestre. O código comercial brasileiro foi fundamental importância para o desenvolvimento dos seguros no Brasil, possibilitando o aparecimento de varias seguradoras, que passaram a operar não só como seguro marítimo, conforme legislação, mas também como seguro terrestre. Com o crescimento do setor de seguros, as empresas estrangeiras, passaram a estrangeiras pelo mercado brasileiro, surgindo, em 1862 as primeiras matriz de segurados com filiais no exterior.

Essas matrizes mandavam recursos financeiros, obtidos pelos prêmios cobrados, provocando umas significativas saídas de divisas. . Assim para proteger os econômicos dos pais foi decretado em 1895, a lei nº 294, sobre companhia estrangeiras de seguros de vida, tendo suas reservas técnicas, tinha que aplicados em recursos no Brasil, para fazer frente aos riscos assumidos.

O mercado brasileiro de seguros, já tinha alcançados os desenvolvimentos satisfatórios no final do século XIX. Concorreu para isso, em primeiro lugar o código comercial, tendo regras necessárias dos seguros marítimos, sendo aplicadas também nos seguros terrestre.

Ate mesmo o analise do seguro de vida, proibido especialmente pelo código comercial, e só foi autorizada a utilização do seguro de vida feito junto com o seguro marítimo.

Em 1932, foi criado o sindicato de corretores de seguros, na cidade do Rio de Janeiro. Conforme decreto Lei nº 73, do ano de 1966, o governo estabeleceu , o sistema nacional de seguro , e com isso foi criado conselhos nacional de seguros privados, como o ( CNSP) , e a superintendência de seguros privados ( SUSEP) , sendo responsável pela fiscalização e controles do mercados de seguros . Em 1951, no Rio de Janeiro, foi fundada a federação nacional das empresas de seguros privados e de capitalização (FENASEG), o que foi o responsável pelo aprimoramento dos mercados de seguros, atuando na capacitação de profissionais e habilitando os corretores.

b) Seguro: definição e características gerais;

O seguro é uma negociação que toma forma jurídica do contrato, em que uma das partes (segurador) se obriga para com a outra (segurado ou seu beneficiário),mediante o pagamento de um valor monetário acordado (prêmio), a compensá-la (indenização) por um prejuízo (sinistro), resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco) indicado em cláusula de contrato.

As definições de seguros

Risco → é a possibilidade de um evento inesperado ocorrer, gerando prejuízo., pode ser incerto, aleatório.

Sinistro → é a execução do risco previsto em contrato do seguro, resultando em perdas do segurado ou seus beneficiários.

O sinistro pode ser classificado em:

Total → quando causa a destruição ou desaparecimento por completo do objeto segurado;

Parcial → quando atinge somente uma parte do objeto segurado.

Seguradora → é a pessoa jurídica ou física, legalmente constituída para assumir e gerir os riscos, especificados no contrato de seguro, mediante aos recebimentos dos prêmios.

A seguradora pode recusar-se a fazer um seguro ou a emitir uma apólice → tem um prazo de 15 dias para recusar.

Segurado → é a entidade física ou jurídica, que contrata seguro.

O segurado transfere para a seguradora, mediante pagamento de um valor, o risco é o prejuízo sobre o bem de seu interesse. Caso o segurado não pague esse valor, ele perde os direitos à indenização prevista no contrato.

O segurado não pode contratar mais de um seguro para o mesmo bem. No caso de complemento de um seguro é obrigatória à declaração da existência de outro seguro no contrato.

Beneficiário → é o indivíduo que se beneficia com o seguro,

Indenização → corresponde ao que a seguradora paga ao segurado pelos prejuízos decorrentes de um sinistro. A o valor da indenização nunca é superior à importância segurada.

Prêmio → é o custo monetário que o segurado tem que pagar para o segurador.

Seu custo depende do prazo do seguro, importância segurada, e exposição ao risco, além das despesas administrativas, produção (como comissão e agenciamento), impostos e remuneração do capital aos acionistas.

O prêmio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (571.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com