TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do Desempenho Empresarial

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.273 Palavras (34 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Especialização em Controladoria

Avaliação do Desempenho Empresarial

Empresa analisada: Natura Cosméticos S.A

Lizandra Dal Re - RA: 71458530

Paula Rodrigues Guedes - RA: 71450653

                

São Paulo

2015

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Especialização em Controladoria

Avaliação do Desempenho Empresarial

Empresa analisada: Natura Cosméticos S.A

Trabalho sobre Planejamento de Lucro Operacional ou Lucro Líquido da Empresa Natura Cosméticos S.A, na disciplina de Avaliação de Desempenho Empresarial ministrada pelo professor Masakazu Hoji.

São Paulo

2015

Sumário

1.        Introdução        

2.        A Empresa        

3.        Balanço Patrimonial        

3.1.        Ativo        

3.2.        Passivo        

3.3.        Demonstrações de Resultado        

4.        Rentabilidade        

5.        Endividamento        

6.        Liquidez        

7.        Lucratividade        

8.        Relatório de Desempenho Empresarial        

9.        Considerações Finais        

10.        Bibliografia        



  1. Introdução

O trabalho trata de apresentar uma pesquisa sobre como planejar um lucro operacional pelo menos 20% maior ou lucro liquido 35% maior do que o do último exercício.

O objetivo do trabalho é a análise sobre os resultados financeiros da empresa Natura Cosméticos S.A, através do maior número possível de indicadores para a elaboração de Relatório de análise de desempenho empresarial.

Essa análise é de suma importância para ajudar na tomada de decisões.

O método utilizado para a realização do trabalho foi à de pesquisa e análise dos resultados financeiros relacionando-os com material teórico estudado.


  1. A Empresa

A empresa escolhida como base para a análise financeira foi a NATURA COSMÉTICOS S.A., uma sociedade por ações de capital aberto que se rege pelo estatuto social, pela legislação aplicável e pelo Regulamento de Listagem do Novo Mercado.

Fundada em 1969, a Natura é a maior empresa do Brasil do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Com forte presença na América Latina, tem operações em Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia, Bolívia e França. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios, sendo a líder do setor no País. Atualmente, a rede reúne mais de 1,6 milhão de consultoras e consultores, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.

Com a admissão da Companhia no segmento especial de listagem denominado Novo Mercado, da BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (“BM&FBOVESPA”), sujeitam-se, ainda, a Companhia, seus acionistas, Administradores e membros do conselho fiscal, quando instalado, às disposições do Regulamento de Listagem do Novo Mercado da BM&FBOVESPA (“Regulamento do Novo Mercado”).

A Companhia tem sua sede e foro na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.

O objetivo da empresa é a exploração do comércio, da exportação e da importação de produtos de beleza, higiene, toucador, produtos cosméticos, artigos de vestuário, aparelhos elétricos de uso pessoal, joias, bijuterias, artigos para o lar, artigos para bebês e crianças, artigos para cama, mesa e banho, alimentos, complementos nutricionais, softwares, livros, material editorial, produtos de entretenimento, produtos fonográficos, medicamentos, inclusive fitoterápicos e homeopáticos, drogas, insumos farmacêuticos e saneantes domissanitários, podendo, para isto, praticar todos os atos e realizar todas as operações relacionadas com seus fins.

  • a prestação de serviços de qualquer natureza, tais como serviços relacionados a tratamentos estéticos, assessoria mercadológica, cadastro, planejamento e análise de riscos; e
  • a organização, participação e administração, sob qualquer forma, em sociedades e negócios de qualquer natureza, na qualidade de sócia ou acionista.

Como uma organização comprometida com a vida, a Natura identifica-se com anseio por transformações que permitam a construção de caminhos de desenvolvimento capazes de fazer frente aos desafios econômicos, sociais e ambientais da atualidade. Evoluiu no modelo de governança para trilhar o futuro com maior confiança. Essa contribuição se traduz não somente no comportamento empresarial, mas também nos conceitos expressos nos produtos. Nesse contexto, a inovação é elemento-chave na estratégia. Expressão da identidade da Natura, gera evoluções em todas as frentes de atuação. Merece destaque o novo polo de pesquisa, instalado em Nova York, que se soma aos já existentes, em Cajamar (SP) e na Amazônia. Também celebram o primeiro ano de integração da marca australiana AESOP, que se mostrou em perfeita harmonia com a cultura da empresa, trouxe novas abordagens criativas ao universo da Natura e ampliou o potencial para alcançar diferentes públicos e geografias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (287.3 Kb)   docx (109.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com