TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios Da Tecnologia De Informação Para O Desempenho Empresarial

Ensaios: Os Benefícios Da Tecnologia De Informação Para O Desempenho Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 3

A tecnologia da informação é utilizada como um meio e uma oportunidade de negócio que ajuda a fomentar as estratégias de mercado de uma empresa para atender os objetivos da mesma. As empresas mais avançadas na utilização da Tecnologia da Informação (TI) são aquelas que consideram a informação um patrimônio, uma matéria-prima para geração de soluções e novas idéias.

A Tecnologia de Informação é um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial atual, sendo que as organizações brasileiras têm esta tecnologia tanto em nível estratégico como operacional.

Os administradores têm procurado aumentar seu conhecimento sobre a relação que existe entre o uso de Tecnologia de Informação e a sua efetiva contribuição nos resultados empresariais, buscando garantir o aproveitamento dos benefícios oferecidos pela Tecnologia de Informação. (ALBERTIN, 2005, p. 7)

As organizações utilizam muito a tecnologia de informação, facilitando no rendimento do trabalho, a utilização oferece grandes oportunidades para as empresas que têm sucesso no aproveitamento dos benefícios oferecidos por esse uso e também oferece desafios para a administração de TI da qual as empresas passam a ter grande dependência e que apresenta particularidades de gerenciamento.

As empresas estão inseridas em um ambiente altamente competitivo e turbulento, que se transforma a todo instante com uma velocidade alucinante, exigindo das empresas um sistema de informação ágil que acompanhe o ritmo das transformações. A busca por competitividade, através de redução de custos e ganhos de produtividade, está fazendo com que as organizações procurem por inovações tecnológicas que permitam uma vantagem competitiva.

As evidências relativas à redução do numero de empregos devido à automatização de tarefas são contraditórias. As novas tecnologias podem gerar desemprego e, ao mesmo tempo, novas oportunidades que equilibram os empregos perdidos até certo nível. Outra questão é o aumento na produção proporcionado pela nova tecnologia, minimizando a questão do desemprego, porém um aspecto é válido, o nível de emprego preocupa toda a sociedade e varia de setor para setor e empresa para empresa.

“A tecnologia pode alterar profundamente as estruturas organizacionais, provocando mudanças desde a forma de administração até o layout da empresa”. (RIBEIRO NETO, Luiz Gonzaga, 1999, p. 96)

A TI cria aplicações inovadoras para as empresas, que proporcionam vantagens estratégicas diretas as empresas. Ela possibilita na descentralização eficiente ao agilizar as comunicações e simplifica e reduz o tempo de desenvolvimento de produtos.

O consumidor hoje em dia, está muito mais informado acerca dos produtos e dos serviços que adquire, chegando mesmo a exigir que estes se encontrem adequados às necessidades e, está ainda mais poderosa dada à extrema facilidade com que interage e comunica com os outros consumidores em qualquer lugar do mundo, tendo acesso global a informações sobre histórias de utilização dos produtos ou serviços por si adquiridos, e muito mais.

Segundo GATES, Bill em seu livro “A estrada do futuro” (1995):

Diretores de empresas pequenas e grandes ficarão deslumbrados com as facilidades que a tecnologia da informação pode oferecer. Antes de investir, eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com