TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENÁRIO DE CONTABILIDADE - NECESSÁRIO OU LUXO?

Tese: CENÁRIO DE CONTABILIDADE - NECESSÁRIO OU LUXO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  228 Visualizações

SCRITURAÇÃO CONTÁBIL – NECESSIDADE OU LUXO?

Num tempo em que a informação é indiscutível a escrituração contábil de qualquer empresa ou organização é uma necessidade e não um luxo.

O código civil brasileiro – lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, versa sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil, para o empresário e para sociedade empresaria: Art 1.179. O empresário e a sociedade empresaria são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Considera se pequeno empresário, para efeito de aplicação do disposto de dispensa legal da escrituração contábil, o empresário individual caracterizado como microempresa na forma da lei complementar 123/2006 que aufira receita bruta anual de até R$ 60.000,00 – sessenta mil reais. Base: artigo 68 da lei complementar 123/2006.

Sendo assim as empresas que não possuem as características para estarem inclusas na exceção , estão obrigados a efetuarem a escrituração contábil.

Não podemos confundir escrituração contábil como simples registro de livros específicos como por exemplo o livro caixa, a contabilidade usa as informações advindas de todos os setores da empresa ( faturamento,produção,o fiscal,financeiro). Controlar o patrimônio não é um luxo e sim uma necessidade.

No livro Razão registra se: movimentação financeira, bancaria, contendo movimentação das contas caixa, bancos conta corrente, aplicações entre outras.

No livro Diário como o próprio nome diz registram todas as movimentações diárias relativas ao faturamento, pagamentos, aplicações e transações bancarias e outros fatos contábeis.

Fonte://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/escrituracaocontabil.htm

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com