TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA CONTÁBIL, ORIGEM HISTORIA E EVOLUÇÃO

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 7

CIÊNCIA CONTÁBIL, ORIGEM HISTORIA E EVOLUÇÃO

Resumo: Este artigo foi feito para realizar uma, rápida e objetiva, viagem pelo tempo da pré-história ao século XXI e, mostra como a contabilidade é antiga, e como ela vem se desenvolvendo e evoluindo com o passar dos tempos. A relevância de tal estudo deriva da necessidade de se compreender claramente a importância de se conhecer a história da contabilidade e sua evolução até chegar ao patamar que se encontra: uma ciência. Quanto aos aspectos metodológicos, utilizaram-se da pesquisa bibliográfica analisando artigos, dissertações e teses sobre a evolução da contabilidade e suas ramificações.

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade existe desde o princípio da civilização humana e durante muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. Que se trata de um conjunto de documentos, livros e registros que historiam a vida do património comercial de qualquer pessoa. É uma obrigação imposta ao comerciante a fim de dar e conhecer a sua situação financeira e econômica e fazer prova das suas operações.

A contabilidade é tão antiga quanto à origem do ser humano, isso é fato. Facilmente pode ser comprovado através de registros contábeis descobertos pela ciência antropológica. A cada nova necessidade a contabilidade vem se renovando, buscando nunca ficar parada no tempo, por isso ela tornou-se indispensável à sobrevivência mercantil. Mesmo com o surgimento da divisão de pessoa jurídica e pessoa física a contabilidade manteve-se.

É claro que sua evolução foi relativamente lenta até o aparecimento da moeda. Na época do escambo os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens. Tratava-se, portanto, de um inventário físico, sem avaliação monetária. Como a preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante, o homem teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram desenvolvendo-se em dimensão. O acompanhamento da evolução do P.L. das entidades de qualquer natureza constituiu-se no fator mais importante da evolução da disciplina contábil.

2 PERIODOS DA CONTABILIDADE

Frederico Melis, na sua obra “Storia della Ragioneria” (Monteiro, 1962: 80-1), divide a história da contabilidade em quatro períodos (Monteiro, 1953: 44):

1.º- A Contabilidade no mundo antigo;

2.º- A Contabilidade nas origens do capitalismo e      aparecimento da partida dobrada;

3.º- Período da literatura contábil;

4.º- A Contabilidade científica.

        A história da contabilidade passou por vários períodos, algumas delas devido a globalização do mercado, e outras por conta da inovação tecnológica.

2.1 A Contabilidade no mundo antigo

As primeiras escritas contábeis datam do término da era da pedra polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações. Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o numero correspondente às cabeças existentes.

Esse primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro representaria um animal. Caso esse animal fosse transferido para outro local ou fosse emprestado, a sua ficha seria igualmente transferida para um outro receptáculo de barro, registrando dessa forma o evento ocorrido e auxiliando o controle do patrimônio por parte do proprietário. Dando a entender como um lançamento de partida dobrada

2.2 A Contabilidade nas origens do capitalismo e aparecimento da partida dobrada

O aperfeiçoamento e o crescimento da contabilidade foram à consequência natural das necessidades gerada pelo advento do capitalismo, nos séculos XII, XIII. O processo na sociedade capitalista gerou a acumulação do capital, alterando as relações de trabalho. No final do século XIII apareceu, pela primeira vez a conta “capital”, representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária. O método das partidas dobradas teve sua origem na Itália. O seu aperfeiçoamento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidades de Custos.

2.3 Período da literatura contábil

Caracterizado pelo ensino da Contabilidade através de livros, o período da literatura teve seu início nos séculos XV e XVI que foram marcados por uma forte produção literária, com o surgimento das novas tecnologias, surgiram os primeiros grandes trabalhos da literatura contábil. Embora alguns livros e livretes já circularem desde o século XI, uma das mais importantes obras públicas acerca das práticas contábeis foi, sem dúvidas o famoso Summa de Arithmetica, geometria, proportioni et proportionalita, escrito pelo Frei Francisco Luca Bartolomeo de Pacioli. A publicação destacava-se por ter sido a primeira a abordar a contabilidade de dupla entrada, também conhecida como método das partidas dobradas. Apesar de não ter sido o criador do referido método, Luca Pacioli ficou conhecido como o “pai da contabilidade” devido a sua notória publicação.

2.4 A Contabilidade científica.

Inicia-se em 1840 e continua até os dias de hoje. Este período apresenta dois grandes nomes que contribuíram para a evolução contábil: Francesco Villa e Fábio Bésta. Neste período a ciência contábil chega às universidades.                                 Segundo Francesco Villa, a escrituração e guarda livros poderiam ser feitas por qualquer pessoa inteligente. Para ele, a Contabilidade implicava em conhecer perfeitamente o patrimônio. Fábio Bésta (1845 – 1922) demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou muito perto de definir patrimônio como objeto da Contabilidade. Porém isto foi definido por Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, em 1923.

“A Contabilidade é fundamental como fonte de informações relevantes para a tomada de decisão dos líderes de uma organização. A adequada mensuração do desempenho econômico e financeiro do negócio contribui para a busca da eficiência da gestão das empresas. Ademais, as informações contábeis dão respaldo às decisões estratégicas e ao planejamento dos movimentos das companhias, permitindo que os gestores enfrentem adequadamente os desafios atuais e futuros.” Gerdau (2015, p.11).

        Hoje o contador não é visto como os contadores antepassados, hoje ele é dono de um papel fundamental para o desemprenho financeiro da empresa Para se ter sucesso dentro de uma organização, é necessário que o gestor saiba trabalhar juntamente com o contador. Sobre isso, Gerdau (2015, p.11) enfatiza:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com