TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS ATUARIAIS COMO FERRAMENTA DA GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ATUÁRIO PROFISSÃO DO FUTURO 4

3 O ATUÁRIO 5

3.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO 5

3.2 CIÊNCIAS ATUARIAIS COMO FERRAMENTA DA GESTÃO EMPRESARIAL 6

3.3 ATUÁRIO: PROFISSÃO DO FUTURO. 6

3.4 RELAÇÕES DO ATUÁRIO X RISCO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES 8

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Com o aprofundamento em assuntos como risco e retorno, nos foi apresentado uma nova profissão que é considerada uma ramificação da economia recebe o nome de atuária, despertando a curiosidades e o interesse de matemáticos que fizeram estudos com as taxas de óbitos, doenças. Com previsões matemáticas dos acontecimentos futuros, fornecendo alicerces para oficialização da ciência atuária.

A Atuária passa por um período de grande transformação impulsionada pela expansão dos mercados e pelo aumento das exigências dos órgãos governamentais de fiscalização, cada vez mais pressionadas por uma legislação forte de proteção aos direitos dos consumidores. A atividade atuarial foi reconhecida pelo Decreto Lei 806/69. A sua regulamentação, pelo Decreto 66.408, 03/04/1970, definiu o campo profissional do atuário. Em 2013, foi divulgada uma pesquisa pelo “CareerCast.com, um site norte-americano especializados em empregos, no topo do ranking como a melhor profissão ficou a de Atuário , foi usados como base 5 critérios: demandas físicas, ambiente de trabalho, renda, estresse e perspectivas de contratação. A Profissão e considerada um desafio ,e está em constante evolução, exigindo dos profissionais, mais capacidades na precisão nas previsões ,capaz de mensurar e administrar os riscos.

Nesse trabalho veremos como a profissão atuário cresce com o amadurecimento com o mercado, tendo sido considerado como a profissão do futuro, capaz de analisar as mudanças financeiras e sociais no mundo, segundo definições do instituto brasileiro de Atuária..

2 ATUÁRIO PROFISSÃO DO FUTURO

Essa profissão do futuro, segundo algumas pesquisas. No Brasil possui atualmente menos de 20 instituições de ensino que formam em média 200 profissionais por ano, são abertas no país em média 350 vagas de trabalho por ano nessa área principalmente na região sudeste e em Brasília. Mas o crescimento dessa profissão e maior que a oferta de profissionais no mercado, já existe cursos de atuário a mais de 20 anos no Brasil , mas mesmo assim desconhecida para a maioria dos estudantes que procuram uma profissão . O atuário tem que ser um matemático especialista em seguros, mercado de capitais, instituições financeiras e previdenciárias. Por isso, o curso une ciências exatas, matemática e legislação.

“A carreira continua em ascensão pelo amadurecimento do mercado e do setor de seguros, com novas regras estabelecidas pelos órgãos reguladores, como a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Agencia Nacional de Saúde (ANS)”, diz Olívio Lucas Filho, diretor executivo de estatística e atuaria da AGF Seguros.

O citação a cima ,toca em um ponto importante, que são os órgão de regulamentações, neste caso se refere as regras impostas pelo Susep(Superintendência de seguros privados e a ANS( Agencia Nacional de saúde) no setor de seguros.

3 O ATUÁRIO

O Atuário tem que ser um matemático especialista em seguros, mercado de capitais, instituições financeiras e previdenciárias. Por isso, o curso une ciências exatas, matemática e legislação. As metodologias e técnicas desenvolvidas nas ciências atuariais utilizam como base, em sua maioria, o conhecimento advindo da matemática e da estatística, em especial aqueles que envolvem o estudo das probabilidades.

Sem incluirmos a atividade de professor, temos a atividade dos atuários em vários segmentos: Seguros de Vida, Previdência Complementar Aberta, Previdência Complementar Fechada, Seguros de ramos elementares, Planos de Saúde, Capitalização, Consultoria, Previdência de Estados e Municípios, Consultoria, Atuários das Áreas Governamentais.

Diante de uma atuação em tantos segmentos, fica difícil traçar um perfil único. O que nos parece mais indicado é identificar pontos comuns, que são em realidade requisitos e aptidões básicas:

• Disposição para o estudo, principalmente matemática;

• Criatividade;

• Formação multidisciplinar;

• Cultura técnica específica do segmento em que atua;

• Disposição para aquisição de conhecimentos de informática;

• Pensamento lógico;

• Ter interesse na participação na condução dos negócios da empresa;

• Domínio da língua portuguesa;

• Conhecimento dos idiomas inglês e espanhol, o ideal é o domínio;

• Formação generalista, principalmente para os que atuam em Consultoria.

3.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ATUÁRIO

Empresas seguradoras (atuário vida): nas atividades de cálculos de prêmios, acompanhamento de contratos de apólices, planejamento de produtos, avaliação atuarial dos planos, assessorias técnicas. Entidade aberta da previdência privada e bancos (atuário vida): nas atividades de avaliação e acompanhamento ///////////////////atuarial, desenvolvimento de produtos (planos de benefícios),avaliação de desempenho de carteira de aplicação; voltados para os planos de previdência e previdências social.

Empresas de capitalização: desenvolvendo produtos e elaborando notas técnicas. Mercado financeiro (atuário financeiro) na avaliação dos riscos financeiros, ”rating” de empresas financeiras, estratégias de investimentos. Esse tipo de atuário é mais conhecido fora do Brasil, principalmente em países desenvolvidos.

3.2 CIÊNCIAS ATUARIAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com