TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE COMERCIAL

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.037 Palavras (25 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE COMERCIAL

[pic 3]

CASCAVEL 2013

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho apresentado para o termino de disciplina da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Prof. Fabio R. Proenca e Regiane Alice B. Moraes – Contabilidade Comercial; Valdeci da Silva Araujo – Matematica Financeira II; Joenice Leandro Diniz - Toria Contabil e Legislacão Profissional; Rogerio de Menezes  – Metodologia Cientifica.

 

CASCAVEL

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 DEFINIÇOES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE        2

2.1Principios da entidade da continuidade e da competencia         2

3. REGIME DE APURAÇAO        3

3.1 Regime de caixa e de competencia        3

4 METODOS DE AVALIÇAO DE ESTOQUE _        8

4.1 PEPS UEPS e Custo Medio Ponderado        8

5 OPERAÇOES COM MERCADORIAS        9

5.1 Reconhecimento e impostos da receita             9

5.2 Deduçoes da receita         10

5.3Impostos e contribuiçoes na compra e venda  (ICMS, PIS, COFINS)        11

6 OPERAÇOES FINANCEIRAS        13

6.1 Capitalizaçao composta _        13

6.2 Taxas equivalentes        14

7 CONTABILIDADE E SUA PERSPECTIVA

7.1 Tendencias da Contabilidade        6

8 Conclusão                                                                                                                 0

REFERÊNCIAS        24


1 Introdução:

A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões. é exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro e pode ser dividida em: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de serviços, onde são analisados tópicos importantes como noções de comércio, sociedades comerciais entre outras.


2 DEFINIÇOES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE

2.1 Principios da entidade da continuidade e da competencia

Percebe-se que o Princípio da Entidade presente na resolução do CFC se assemelha muito ao Postulado Contábil da Entidade, destacando-se autonomia patrimonial em relação aos sócios, ou seja, o fato de que o patrimônio da entidade não se confunde com o de seus proprietários.
             Na prática, este é um dos princípios mais desrespeitados pelos empresários, em especial nas micro e pequenas empresas, o que exige do contabilista que preste serviços a estes tipos de entidades uma atenção redobrada.

Ressalta-se ainda o reconhecimento do Patrimônio das entidades como objeto de estudo da Ciência Contábil, conforme se nota no caput do artigo referente a este princípio.
              Continuidade - a impedir o lançar de qualquer ato de registro sem o existir de registro anterior e a obrigar as referências originárias, derivadas e sucessivas".Por este princípio, cada titularidade deve se apoiar na anterior. O registro do ato de aquisição pelo adquirente depende do prévio registro do direito do transmitente. Cada adquirente só poderá registrar o seu direito se o receber de quem anteriormente já figurava no registro como seu titular. Assim, a história jurídica dos imóveis estará acessível a todos no registro imobiliário, por ter sido feita sem interrupções, estabelecendo-se uma cadeia sucessiva e ininterrupta de alienantes e adquirentes.

Na maioria das vezes, este é o primeiro princípio aprendido pelos acadêmicos de Ciências Contábeis, até mesmo por ser um dos mais complexos para os olhares leigos.
O Princípio da Competência trata do reconhecimento das receitas e confrontação das despesas, evidenciando que as receitas devem ser reconhecidas no momento em que são auferidas e as despesas no momento em que são ocorridas, de modo com que as duas se confrontem, fato este que ocorre independentemente do desembolso financeiro.
Alguns doutrinadores acreditam que o reconhecimento das receitas e a confrontação das despesas são dois princípios distintos, no entanto, para fins de Resolução CFC nº 750/93, ambas estão englobadas em um único artigo.

3 REGIME DE APURAÇÃO

3.1 Regime de Caixa e de Competencia

.  REGIME DE COMPETÊNCIA

O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem. A adoção do regime de competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da sua realização em moeda.

O Princípio da Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou uma despesa deve ser reconhecida, um exemplo para ilustrar e melhor
compreendermos seria quando uma empresa realiza uma venda para pagamento em 60 (sessenta) dias, a receita é reconhecida na data da venda e, portanto, o valor da venda estará indicado na Demonstração do Resultado do Exercício daquele mês.

Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

 REGIME DE CAIXA

O regime de caixa, representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda

é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (425 Kb)   docx (347.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com