TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO NO AMBIO EMPRESARIAL

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

                

COMUNICAÇÃO NO AMBIO EMPRESARIAL

Comunicação é um meio que as empresas usam para expor suas ideias e vender seus produtos. A comunicação é uma forma de diálogos com o publico alvo.  Na comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo. Podemos entender também que a comunicação e como o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Com a comunicação existe de varias formas, como a telecomunicação, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meio de comunicação de massa. A comunicação envolve uma troca de informações, e utiliza os envolvidos neste processo, como por exemplo: A empresa procurar  ter um contato estreito a com a empresa de comunicação, e outras pessoas envolvidas nesse processo.

Para empresa a comunicação é muito importante, pois ela é um resultado de um logo processo de analises e ajudam alavancar suas vendas. Mas para que isto aconteça, as empresas elaboram metas, objetivos e estratégias relacionadas ao seu crescimento tanto no presente como no futuro.  A comunicação é a melhor forma meio para as pessoas de uma empresa comunicar ente si.

As fortes relações de negócios, a comunicação entre a empresa e os clientes deve estar presente, juntamente com a comunicação entre a empresa e seus empregados. A comunicação dever ser informativa, clara, precisa e bem planejada ou falada, de forma que a empresa funcione bem. Sem a comunicação adequada, a empresa não pode prosperar, porque não há forma alguma de compreender o que está ocorrendo com ela.

A comunicação da empresa deve ser interna e externa. Qualquer comunicação que aconteça dentro ela, formal ou informal, é comunicação interna. Quando um grupo de pessoas se reúne para informar aos indivíduos que trabalham na empresa as novas políticas ou os problemas, isso é comunicação interna. Sem esse tipo de comunicação, os assuntos de interesse comum não são passados e os trabalhos são finalizados sem as novas informações. A comunicação externa é toda aquela que vai para fora da empresa, incluindo a comunicação com clientes e vendedores. Sabemos que a comunicação é o processo de troca de informações entre duas ou mais pessoas. Desde os tempos mais remotos, a necessidade de nos comunicar é uma questão de sobrevivência. No mundo dos negócios não é diferente. A necessidade de tornar os funcionários influentes, integrados e informados do que acontece na empresa, fazendo-os sentir parte dela, fez surgir à comunicação interna, considerada hoje como algo imprescindível às organizações, merecendo, cada vez mais, maior atenção. Por meio da Comunicação Interna, torna-se possível estabelecer canais que possibilitem o relacionamento ágil e transparente da direção da organização com o seu público interno e entre os próprios elementos que integram este público. .Nesse sentido, entender a importância da comunicação Interna em todos os meios hierárquicos, como um instrumento da administração estratégica é uma exigência para se atingir a eficácia organizacional. Compreender a importância desse processo de comunicação para que flua de forma eficiente, no momento oportuno, de forma que seja atingido o objetivo pretendido, é um desafio para as organizações. A comunicação efetiva só se estabelece em clima de verdade e autenticidade. Conhecendo como é realizado o processo da comunicação, a segunda decisão a ser tomada, “mais importante”.  É A mensagem que a empresa que passar para o seu publico alvo. Com isso os membros da diretoria se reúnem para analisar a aprovar a mensagem em questão. Porém não basta assegurar que a comunicação ocorra.  É preciso fazer com que o conteúdo seja efetivamente compreendido para que as pessoas estejam em condições de usar o que é informado. Por tanto, o trabalho em equipe precisa ser incentivado com uma postura de empatia e cooperação eliminando assim, os afastamentos e as falhas na comunicação. O envolvimento dos colaboradores em todo o processo organizacional desenvolvendo a capacidade de boa comunicação interpessoal é condição imprescindível ao bom andamento da organização

. A falta de cultura do diálogo, de abertura a conversação e a troca de ideias, opiniões, impressões e sentimentos, é, sem dúvida alguma, o grande problema que prejudica o funcionamento de organizações e países. A comunicação corporativa é um processo diretamente ligado à cultura da empresa, ou seja, aos valores e ao comportamento das suas lideranças e às crenças dos seus colaboradores. As comunicações administrativas consideradas como fontes de comunicação social e humana encontram os seguintes elementos: comunicador, mensagem e destinatário. O processo de comunicação envolve no mínimo duas pessoas ou grupos: remetente (fonte) e o destino (recebedor) isto é, o que envia a documentação e o que recebe. O conteúdo da comunicação é geralmente uma mensagem e o seu objetivo é a compreensão por parte de quem recebe. A comunicação só ocorre quando o destino (quem a recebe) a compreende ou a interpreta. Se a mensagem não chega ao destino à comunicação não acontece. A qualidade da comunicação é derivada de alguns pontos considerados de suma importância:

  • Prioridade à comunicação – qualidade e timing da comunicação assegurando sintonia de energia e recursos de todos com os objetivos maiores da empresa;
  • Abertura da alta direção – disposição da cúpula de abrir informações essenciais garantindo insumos básicos a todos os colaboradores
  • Autenticidade: verdade acima de tudo, ausência de "jogos de faz de conta" e autenticidade no relacionamento entre os colaboradores assegurando eficácia da comunicação e do trabalho em times.
  • Foco em aprendizagem: garantia de efetiva aprendizagem do que é comunicado, aperfeiçoar o processo de comunicação.
  • Individualização: consideração às diferenças individuais (evitando estereótipos e generalizações) assegurando melhor sintonia e qualidade de relacionamento na empresa.
  • Competências de base: desenvolvimento de competências básicas em comunicação (ouvir, expressão oral e escrita, habilidades interpessoais) assegurando qualidade das relações internas.
  • Velocidade: rapidez na comunicação dentro da empresa potencializando sua qualidade e nível de contribuição aos objetivos maiores.
  • Adequação tecnológica: equilíbrio entre tecnologia e alto contato humano assegurando evolução da qualidade da comunicação e potencializando a força do grupo.

A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Cada pessoa, que passamos a considerar como, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertorio cultural, sua formação educacional, vivência, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo. O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor. Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particulares e o receptor agirá da mesma maneira. A fim de minimizar esses choques culturais, convencionaram-se ferramentas e meios de múltiplas utilizações que passam a ser usados pelas pessoas na comunicação interpessoal. Como exemplo de ferramenta, podemos considerar a fala, a mimica, os computadores, a escrita, a língua, os telefones e o radio. Como em todo processo de comunicação, os ruídos existentes devem ser minimizados pelo melhor nível de qualidade que o emissor possa dispor e o receptor deve se portar da maneira mais aberta para receber a informação em questão. A escolha dos meios de comunicação e a utilização das ferramentas disponíveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruídos possível. Uma vez transmitida à informação, o receptor a processa e, segundo seus objetivos transforma-a em conhecimento. O importante na comunicação interpessoal é o cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado. O sucesso na comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão dela é fator fundamental, lembre-se que vivemos em sociedade de cultura diversificada, e o que às vezes parece obvio para você para seu interlocutor não é. Devemos sempre ser objetivos e claros na nossa comunicação, nunca presumindo que "ele já sabe, e não preciso ficar explicando, porque isso é obvio." A comunicação depois de transmitida de forma correta ao seu interlocutor, deve ter um acompanhamento para ele saber se está agindo de forma correta, ou se precisa corrigir ou melhorar. Com o desenrolar das experiências sobre liderança, os pesquisadores passaram a concentrar atenção nas oportunidades de ouvir e aprender em reuniões de grupo e avaliar os problemas das comunicações entre grupos nas empresas. O enfoque das relações humanas mostrou que as comunicações dentro das organizações são falhas e compeliu os administradores a:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com