TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE BALANÇO

Seminário: CONCEITO DE BALANÇO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Seminário  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

CONCEITO DE BALANÇO PATRIMONIAL

De acordo com alguns livros e o aprendido em sala de aula podemos definir Balanço Patrimonial como um demonstrativo contábil capaz de expor a situação patrimonial e financeira de uma entidade(pessoa física ou jurídica) em um determinado momento, através da exibição resumida de bens, direitos e obrigações dessa entidade. Porém, podemos “dividir” o conceito do Balanço Patrimonial, o que torna mais fácil a compreensão, através de definições sobre o Ativo e o Passivo ,os quais por sua vez são divididos em duas colunas : a do lado esquerdo é denominada Ativo, a do lado direito ,Passivo .O ideal seria denominar a segunda coluna Passivo e Patrimônio Líquido, entretanto a Lei das Sociedades por Ações apresenta apenas o termo passivo.

Uma clássica e simplória definição de Ativo é aquela que diz que ele é o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Outro conceito interessante é dado pelo IASB (Entidade do setor privado, independente, criado em 1973 para estudar, preparar e emitir normas de padrões internacionais de contabilidade ,no Brasil é representada pelo Instituto Brasileiro de Contadores –IBRACON e o conselho Federal de Contabilidade – CFC) que define Ativo como “um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que futuros benefícios econômicos resultem para a entidade”. Porém, para um bom conceito sobre o Ativo, temos que levar em conta, principalmente, dois aspectos relacionados a esses bens e direitos – ou recursos, como cita o IASB. O primeiro é que eles devem ser de propriedade da empresa, não importando se estão ou não em posse dela. Ou seja, a empresa pode ter em seu poder determinada máquina, que contribui para sua atividade operacional. Porém, se esse bem não pertencer realmente à entidade, ou seja, se a entidade não for a proprietária dessa máquina, esse bem não deve ser considerado um Ativo dela. Vale ressaltar que devemos levar em conta, sempre, o Princípio da Essência sobre a Forma. O segundo item são os benefícios futuros que esses bens e direitos devem trazer para a empresa. Um bem ou direito que não tenha mais condições de gerar esses benefícios futuros não deve mais ser considerado um Ativo. É o caso de duplicatas a receber, que em um determinado momento passam a ser de impossível realização.

Já o Passivo é conhecido pela clássica – e também simplória – definição de “conjunto de obrigações da entidade”. O IASB define como “obrigação presente da entidade, resultante de eventos passados, cuja liquidação se espera resulte em um desembolso de recurso pela entidade, contendo benefícios econômicos”. Essa nos parece uma definição mais completa.

De forma sucinta, o balanço patrimonial é basicamente um levantamento por parte contábil, onde é justificado a situação financeira e econômica de um determinado empreendimento. Sua metodologia de apresentação de dados é composta por agrupamentos dos relativos saldos credores da empresa, juntamente com o saldo devedor, estes relativos a uma data específica ou período. Este dito “balanço”, representa a situação econômica e também financeira do empreendimento em determinada data, prefixada ou não, sendo sua análise documentada como oficial perante as operações contábeis realizadas pela empresa.

É interessante ressaltar o aspecto relativo ao ciclo econômico das organizações diretamente ligadas as metodologias e processos no balanço patrimonial. Primeiramente é interessante destacar o significado do ciclo econômico, que é o ciclo realizado perante a aquisição de matéria-prima, ligado a todos os demais processos a serem realizados até obtenção do produto industrializado. É necessário destacar também que o ciclo financeiro acompanha o econômico de forma direta, pois tem seu início na etapa financeira, ligada ao pagamento da matéria prima, porém posteriormente até a sua eventual venda, já em forma de produto industrializado. Desta forma, o balanço patrimonial, trata todas as etapas, com a aquisição dos ativos, o processo de transformação dos mesmos, e a contabilização também do produto final.

Um aspecto relevante no processo de contabilização dos ativos, é a perda do mesmo por uso ou obsolescência. Alguns ativos podem sofrer de depreciação acelerada, devido a utilização excessiva em mais de um turno diários, que é geralmente aplicado a máquinas e equipamentos. Toda esta perda por utilização, deve ser lançada no balanço, afim de justificar a queda de valor de tais ativos, e garantir a veracidade dos dados sobre a empresa perante seu balanço patrimonial.

"A principal causa da dificuldade financeira está simplesmente no desconhecimento da diferença entre Ativo e Passivo." Pai rico, pai pobre,p.64

CONCEITO DE DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADO DO EXERCICIO(DRE)

A demonstração do resultado do exercício é uma demonstração contábil que se destina a formação de resultado em um exercício, através de custos e despesas ,ou seja ,é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses .É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja ,das receitas subtraem-se as despesas e em seguida ,indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).

Essas demonstrações são realizadas anualmente como já dito anteriormente para fins legais, mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

Toda empresa com capital aberto tem o dever de divulgar duas demonstrações.

Para entender o conceito de DRE é necessário deixar claro o que significa “Demonstração contábil” que é todo relatório contábil (exposição resumida e ordenada dos dados colhidos na escrituração contábil e que tem por objetivo relatar às pessoas que utilizam os dados contábeis “usuários” os principais fatos registrados por aquele setor em determinado período, apontando a situação patrimonial ou os resultados alcançados pela entidade) exigido por lei.

Melhor esclarecendo, através da escrituração contábil, são anotados em livros próprios (livros comerciais e livros contábeis)os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com