TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.468 Palavras (14 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DIDIS

CONTABILIDADE COMERCIAL

2015

DIDIS

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR – Dependência 3° Semestre

Ijuí

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

1        Importância da Contabilidade nas empresas        05

2        Teoria da Contabilidade na Escrituração Contábil        05

3        O Contador e a Gestão Empresarial        07

4        Estresse e Síndrome de Burnout        08

5        Racionalidade e Burocracia na sociologia Weberiana        11

CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

        


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um estudo sobre o papel da contabilidade e os percentuais referente as empresas existentes no Brasil, relato sobre as especificidades da área de departamento pessoal, contábil e fiscal. Também será abordado no trabalho as principais ideias que se encontram vinculadas a informações que apontem para os impostos arrecadados com relação a atividade de hoje.

Na verdade atualmente observa-se um enorme desconhecimento por parte de empresários e até mesmo dos próprios contadores, que são os elementos essenciais na escolha do regime, a frente da legislação que acaba se equivocando no momento da opção de seu regime tributário, gerando assim gastos desnecessários e estes por sua vez, podem levar a mortalidade precoce da empresa. Será apontado neste texto também a importância da teoria da contabilidade para a Escrituração Contábil, bem como a legislação profissional utilizadas como um auxilio nas atividades do contador e em consequência disso também na gestão das empresas.

Dentro do trabalho ainda serão tratados os conceitos de estresse e síndrome de Burnout, relatando também as diferenças existentes entre eles. Serão também dissertados sobre os conceitos de racionalidade e burocracia e sua importância na sociologia Weberiana tentando explicar o desenvolvimento da modernidade. E por fim algumas considerações e explicações sobre a importância da escrituração contábil para a gestão empresarial.

Como método de pesquisa buscou-se basear em livros e artigos relacionados com o assunto, configurando-se assim a confecção do trabalho em pesquisa essencialmente bibliográfica.

1        Importância da Contabilidade nas empresas

A contabilidade não pode ser considerada apenas como o setor que cuida de tributos e operações legais entre empresa e prestadores de serviço, existem muito mais procedimentos que são de competência da áreacontábil.

O controle gerencialdos números de uma empresa dá embasamento ao rumo que ela deve tomar diante do mercado que se apresenta. Aquela que não conduz sua contabilidade por meio de profissionais especializados está de certa forma, sendo negligente com seu patrimônio, o que pode acarretar a falta de diretriz nas ações posteriores.

A contabilidade é quem vai auxiliar na abertura da firma. Ela que estará junto a órgãos governamentais em nome de sua instituição para assegurar que esteja em perfeitas condições para iniciar no mercado. Hoje é possível que a contabilidadeseja a base para todos os processos legais de uma empresa, sejam eles contratações, transações, fusões, outsourcing, entre outros serviços. Além disso, devem ser de seu cuidado também operações com tributose trabalhistas como folha de pagamento, descontos, registros, emissão de notas e gerenciamento de balanços da empresa.

Toda empresa, seja ela qual for, precisa do apoio de alguém do mercado contábil, é um dos pontos cruciais para que ela cresça com bases sólidas e sucesso posterior. Não há condições de manter um negócio muito tempo sem conhecer seus dados como lucro real, ativos e passivos, além do preço dos produtos. A contabilidade pode ser uma parceira nessa empreitada e tornar sua empresa ainda mais organizada e com grandes chances de crescimento.

2        Teoria da Contabilidade na Escrituração Contábil

A escrituração contábil ou fiscal nada mais é que a reunião de documentos de todas as movimentações realizadas pela empresa durante o mês, inclusive as que envolvam o Departamento de Pessoal. Para que o procedimento seja feito da maneira correta, absolutamente todas as operações devem ser inclusas: compras, vendas, pagamento de fornecedores, recebimentos e pagamentos em atraso, impostos, salários, pró-labore e benefício a funcionários.

A transformação de todos esses dados em relatórios contábeis permite ao contador formule o balanço da empresa. Esta é uma das funções do profissional de contabilidade, porém ele não terá como fornecer os resultados anuais se não receber as informações. Ou seja, a qualidade do balanço está diretamente ligada à qualidade dos documentos enviados pelo empresário e por sua equipe. E é aí que surge outro papel fundamental da escrituração: as informações nela contidas serão também utilizadas em negociações ou cadastros do estabelecimento junto a clientes, fornecedores e outras instituições, principalmente bancos.

A empresa deve definir alguns processos para controlar sua vida financeira, como a separação das despesas do proprietário, compras sempre com notas fiscais e sem gastos e vendas que não possam ser comprovados no balanço. Organizar os procedimentos internos e dispor do serviço de um contador que possa orientar quanto a isso são imprescindíveis para que a qualidade das informações prestadas seja garantida.

Dentro da escrituração contábil existem vários procedimentos importantes como o Livro Diário, onde todos os registros de fatos ocorridos em uma entidade, no decorrer de um terminado exercício, devem ser escriturados em um livro que chama-se de Livro Diário. Sendo um dos livros obrigatórios para efeitos de registros e posteriores fiscalizações pelos órgãos competentes, devendo seguir algumas formalidades para ser escriturado. No Livro Diário devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com