TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLADORIA

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

A CONTROLADORIA ATUAL VISANDO A SUA CONTINUIDADE.

                

Itumbiara, novembro de 2015.

A CONTROLADORIA ATUAL VISANDO A SUA CONTINUIDADE.

O profissional contábil é importante para que uma economia se desenvolva, e para que isso aconteça é fundamental a constituição de empresas sólidas, que consigam gerar empregos, pagar tributos e movimentar a renda. Para que essas entidades tornem-se fortes o suficiente para sobreviver em um mercado altamente competitivo, elas precisam de informações de qualidade para que possam tomar decisões de forma inteligente e o contabilista é, sem dúvidas, o profissional mais qualificado para suprir essa necessidade.

        A legislação fiscal e tributária é uma função importante e que ocupa boa parte do nosso tempo, mas seria no mínimo imprudente dizer que a função do profissional da contabilidade se restringe a isso. Através de uma contabilidade gerencial bem feita é possível obter informações de caráter econômico e financeiras importantíssimas para que os gestores possam tomar decisões acertadas e confiáveis. O grande problema é que a maioria das pessoas não sabem usar as informações que são disponibilizadas pelos contadores através do balanço patrimonial, DRE, entre outros.

        O gerente de controladoria, muitas vezes conhecido pelo termo em inglês controller, é o profissional responsável pelo planejamento, coordenação, direção e controle das atividades de curto, médio e longo prazo executadas nas áreas de planejamento, controladoria e finanças. Ele tem a função básica de extrair e consolidar informações relevantes, verdadeiras e tempestivas, gerando relatórios para auxiliar a tomada de decisões dos gestores de cada área, bem como para a diretoria da organização. Porém, suas atribuições não param por ai. Um gerente de controladoria deve identificar pontos deficientes ou que podem ser melhorados para contribuir no incremento da rentabilidade e lucratividade da empresa, monitorando exposições ao risco.

        Está sob as responsabilidades de um gerente de controladoria atuar com instruções para as demais áreas da empresa, realizar a análise de desempenho, análise e proposta de ações para a equipe de gestão, contabilidade, gestão de liquidez de ativos de controle, finanças, planejamento fiscal, governança corporativa, conformidade e garantia, gestão de riscos, análise de viabilidade de projetos e na redução de custos e melhorias contínuas na produtividade.

        As principais vantagens em atuar na área são:         

  • Oferece maior controle financeiro e econômico à entidade.
  • Gerencia uma série de atividades chave na empresa e monitora ativos e entrega demonstrativos financeiros.
  • Auxilia os gestores da empresa no processo de planejamento e controle orçamentário e na organização de um plano financeiro estratégico e organizacional.
  • Controller ou controlador é fornece informações sobre desempenho, monitorar o processo de elaboração do orçamento, definir padrões, projetar resultados com foco no equilíbrio organizacional e prevenir qualquer tipo de excesso, desperdício ou minimizar a possibilidade de possíveis fraudes, além de fortalecer os controles internos da organização.
  • A controladoria oferece a administração segurança e consistências nas informações financeiras, o que permite aos administradores compreenderem melhor seus processos e torna possível o feedback das informações nos ambientes em que é implantada, permitindo assim o monitoramento e o controle do processo para a tomada de decisões.
  • Uma Controladoria bem desenvolvida contribui para a eficácia gerencial. Através do planejamento, organização e controle de todos os riscos e custos, ela também contribui para o alcance das metas estabelecidas pela empresa.

As principais desvantagens em atuar na área são:

  • A flexibilidade do método baseado em princípios cria seu próprio conjunto de problemas. Uma vez que cada empresa pode preparar as suas demonstrações de sua própria maneira, elas podem variar em termos de estilo, tornando mais difícil compará-las, principalmente em diferentes setores. Outro problema é que esse método acarreta mais responsabilidade para a empresa. Sem um rigoroso conjunto de regras contábeis, a empresa tem mais chances de cometer um erro de informação que pode levar a problemas legais. O maior risco do método de princípios é a desvantagem de sua flexibilidade.

O profissional de Controladoria prioriza o controle do plano de operações da empresa, emissão de relatórios, além de reportar e interpretar os resultados das operações dos diversos níveis gerenciais. Entretanto, o Controller de hoje precisa - além desses atributos - obter necessariamente conhecimentos de "capital humano", como ter a capacidade de gerenciar pessoas, dominar a comunicação, línguas estrangeiras e ter espírito de liderança. "Um dos atributos mais valorizados pelo profissional de controladoria é saber influenciar pessoas e ter aptidão para vender bem seus projetos", afirma Rubens Lopes da Silva, vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). É importante que o Controller conheça a companhia de maneira homogênea, tenha conhecimento das operações que são realizadas e como o custo dessas operações irão impactar na contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com