TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  16/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

                         Ivanclécia Rosilda da Silva

Como a inovação pode trazer vantagens      competitivas as empresas?

                                                       João Pessoa, 12 de dezembro, 2019

Introdução

O mercado sempre foi muito exigente, vive em uma época de grandes inovações, rapidez de conhecimento e grande competividade entre as empresas, principalmente no último século e no atual, a globalização dos mercados, influenciou demasiadamente como as empresas competem entre si, e pela sua própria sobrevivência, pois muitas delas tendem a crescer, ao mesmo tempo que outras delas tendem a ser substituídas ou até mesmo extintas do mercado. O surgimento de novas tecnologias eventualmente, representam grandes oportunidades para muitas empresas, visto que faz com que elas não caiam no comodismo e procurem sempre inovar, buscando sempre oportunidades de criar uma vantagem competitiva, analisando e desenvolvendo atividades que descubram uma forma mais barata ou ousada sobre a concorrência.

O avanço tecnológico e de inovação tem contribuído para o desenvolvimento econômico dos países ao longo das décadas. Muito é atribuído a elevação de qualificação e educação dos trabalhadores, sendo esses um dos fatores mais importantes para o crescimento produtivo, melhorias e aperfeiçoamento em todos os aspectos. De certa maneira a inovação fez-se para muitas empresas, a principal tática competitiva de sobrevivência e crescimento da organização.

Desta maneira é possível observar que a globalização e revolução tecnológica apresentam grandes impactos nas condições de trabalho das organizações empresariais.

O objetivo dessa pesquisa é demonstrar como a inovação pode trazer vantagens competitivas para as empresas, já que representa a exploração de novas ideias para o sucesso. E sucesso para as empresas é aumento do faturamento, vantagens sobre a concorrência, acesso a novos mercados, agradar ao público alvo, aumento nas margens de lucro, dentre outros benefícios.

 

Inovação

A inovação é um ato bastante comum no enquadramento empresarial, econômico, social e ambiental, é o ato ou ação de inovar, criar algo novo. No mundo empresarial a palavra inovação não tem só a ver com a criação de algo novo, mas também de inovar na forma organizacional e controle de uma empresa, ou seja, criar caminhos ou estratégias diferentes, sejam elas nos processos, serviços ou ferramentas.

A inovação é o recurso específico para empreendedores, ou melhor dizendo, o ser humano encontra um uso de alguma coisa da natureza e o aprimora de valor econômico, desta maneira os empreendedores utilizam a inovação para ter importância no mercado.

A inovação não pode ser confundida com a invenção, pois a inovação precisa-se ter influências e aceitação no mercado, trazendo como resultado a geração de riquezas, já a invenção não depende desse proposito.

A inovação é sinônimo de riscos, pois a investimentos de recursos financeiros presentes, que depende de vários fatores para poder ter resultados futuros, resultados esses que são incertos podendo ter lucro ou prejuízo do valor investido. O que justifica a busca por inovação é a constante busca por produtos e serviços melhores e mais econômicos no mercado.  Sendo assim, inovação é considerada o resultado econômico-financeiro da introdução de uma tecnologia no âmbito de uma organização, visando o seu crescimento. Sob essa visão, o objetivo principal de uma empresa inovadora é tornar-se líder no seu segmento, com o produto ou serviço que atua, determinando que os concorrentes sejam seguidores e a estejam constantemente seguindo.

A imagem que a inovação está diretamente ligada a responsabilidade das empresas de se enquadrar no mercado atual é comprovada por diversos autores, sendo assim esse enfoque que é dado atualmente de inovar é algo que não pode ser ignorado e vem crescendo e sendo utilizado como uma vantagem competitiva pelas mesma, pois é uma maneira de demonstrar eficácia e qualidade ao mercado externo e interno.

Em resumo, a inovação tecnológica é o resultado de um processo que demanda um esforço coletivo constante, sistêmico e cumulativo. Por isso, uma política de inovação geralmente se dá pela propagação de diretrizes que norteiam os objetivos organizacionais.

Vantagem competitiva

Os mercados tornaram-se mais complexos e imprevisíveis, demandando dos empresários mecanismos que possam acompanhar e assimilar tendências futuras para o mercado a qual a empresa está inserida. Ter conhecimento das estratégias dos concorrentes é algo bem mais frequente, pois a empresa pode se preparar para como vai reagir a isso. Além disso é uma medida de competitividade, pois indica a posição de uma empresa em relação aos seus concorrentes ou em relação à sua posição no mercado. Pode ocorrer também de uma empresa oferta um produto de alta tecnologia, mas não possuir a vantagem competitiva no seu ramo e outra empresa ter um produto de baixa qualidade. Porém por ser a única no mercado possui essa vantagem competitiva e pode elevar o valor desse produto ofertado. Desta maneira, a vantagem competitiva é conquistada quando uma firma consegue criar valor num produto ou num processo que vai além do seu custo de produção e que não pode ser simultaneamente implementado por concorrentes atuais ou potenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (185.3 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com