TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS - APURAÇÃO

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho viemos mostras resumidamente sobre CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS - APURAÇÃO e um pouco também de TERMINOLOGIA CONTABIL BASICA, para que possamos dar procedimentos às aulas em sala, em que os custos diretos é aquele que pode ser identificado diretamente em um produto, custo indireto é um custo que não aprimoramos diretamente, e a terminologia em contabilidade de custos, tem distinções entre gasto, desembolso, investimento, despesas e perda.

CUSTOS DIRETOS

Entendemos que é um custo diretamente relacionado a um objeto de custeio, que pode ter sua identificação fácil sem precisar de qualquer rateio, e esse custo direto esta altamente ligada a cada tipo de custos. O custo direto é aquele também que é aplicado diretamente na produção de um produto ou serviço que esta sendo orçado.

Exemplos de custos diretos são as matérias-primas e mão-de-obra, mas a mão de obra em algumas vezes pode ser um custo indireto.

Na  mão-de-obra direta esses custo é aplicado diretamente em um serviço ou produto e a matéria-prima é usado na fabricação de um produto.

Custos diretos alguns exemplos:
 *Salários dos empregados área de produção; 
 *Estoques de matérias primas; 
 *Água. 

São custos relacionados à geração do produto final. 

APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS DIRETOS

A empresa tem que ter um controle de materiais utilizados em estoque e retirados, assim é reconhecido o consumo .

E em relação a mao-de-obra-direta a empresa tem que ter um controle de quantos  operários, quais operários, e por quanto temo cada um  trabalha em cada produto ou serviço.

 

CUSTOS INDIRETOS

Indireto é custo que não podemos determinar com precisão sobre cada produto, por isso ele é rateado ou alocado. Por exemplo, alugueis, supervisão de fabrica, energia elétrica da fábrica, assim ser rateada pelos produtos fabricados, com base nas quantidades produzidas ou em outro critério, como número de horas de mão-de-obra, por exemplo. Esse é custos indiretos em relação aos produtos.

Custos indiretos alguns exemplos; 
  *Salários da administração; 
  *Material de expediente; 
  *Despesas com malote. 

São custos que não tem ligação direta com o produto final da empresa. 

APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS INDIRETOS

É a mão-de-obra-indireta que não tem ligação nenhuma com a empresa é somente um serviços presta do que auxilia os departamentos, materiais indiretos são materiais que que auxilia na produção como exemplo graxas, lubrificantes etc., e também temos outros custos indiretos são os seguros, manutenções de equipamentos etc.

TERMINOLOGIA CONTABIL BASICA

Ela é classificada em terminologia especifica e terminologia genérica. A terminologia especifica é os custos e as  despesas a terminologia genérica é os gastos, perdas, investimentos e desembolsos.

Custos é também reconhecido no momento de uma produção, bens ou serviços, um gasto relativo de bem ou serviço utilizado na produção de outro bem ou serviço que obtenha lucro.

Despesas é tudo que é consumido diretamente ou indiretamente  de um bem ou serviço para aquisição de uma receita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (297.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com