TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Serviços Compartilhados aplicado ao Setor Público como Instrumento de Eficiência e Melhoria dos Gastos Públicos: Um estudo à luz da Teoria dos Custos de Transação no Canadá, Reino Unido e Brasil

Por:   •  21/11/2020  •  Resenha  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Disciplina: Contabilidade Governamental

Professora: Maria Valesca Damásio de Carvalho Silva

Alunos: Gabriela Esther Sousa Castro        

Turma: Mata de São João

Tutores: Lilian Silva de Carvalho e Deivson Vinicius Barroso

TRABALHO DA DISCIPLINA

Compreensão do artigo (aprovado e apresentado no Congresso Usp 2020):
“Centro de Serviços Compartilhados aplicado ao Setor Público como Instrumento de Eficiência e Melhoria dos Gastos Públicos: Um estudo à luz da Teoria dos Custos de Transação no Canadá, Reino Unido e Brasil”.
GABRIEL JESUS DE SOUZA
Universidade Federal da Bahia
MARIA VALESCA DAMÁSIO DE CARVALHO SILVA
Universidade Federal da Bahia

Com base na leitura do texto, coloque em 1 a 2 laudas quais as principais diferenças entre os sistemas compartilhados nas experiências relatadas no setor público dos 3 países citados.

PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DA DISCIPLINA

A partir do texto acima, você deverá produzir um texto descritivo, analítico e objetivo visando responder o solicitado. Para a construção desse texto, você deverá expressar o seu entendimento sobre a pesquisa (artigo) sinalizada.

O artigo “Centro de Serviços Compartilhados aplicado ao Setor Público como Instrumento de Eficiência e Melhoria dos Gastos Públicos: Um estudo à luz da Teoria dos Custos de Transação no Canadá, Reino Unido e Brasiltem como objetivo principal analisar a aplicabilidade do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), como instrumento de eficiência e melhoria no setor público brasileiro, a partir da perspectiva da Teoria de Custos de Transação (TCT) e New Public Management (NPM). A proposta do artigo tem como objetivo geral analisar comparativamente os resultados do CSC aplicado ao setor público nos Governos do Canadá, Reino Unido e no Brasil,  em duas empresas estatais (CORREIOS e PETROBRAS), e avaliar se a adoção de CSC no setor público brasileiro poderia resultar em eficiência e melhoria na qualidade dos gastos públicos.

O avanço da modernidade e da globalização exige da Administração Pública um melhor desempenho na prestação dos serviços públicos, dentre outras, essas exigências estão consubstanciadas através dos avanços dos mecanismos de controle social, promoção da accountability e ações de combate à corrupção.

No contexto internacional, observou-se uma tendência de concentração e compartilhamento de serviços e atividades públicas, visando melhorar o desempenho governamental, especialmente na qualidade e eficiência dos gastos, da qual emerge o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) aplicado ao setor público. O texto deixa claro que no Brasil não há experiência de implantação de CSC no âmbito dos governos federal, estaduais e municipais de entidades do setor público que prestem serviços típicos de Estado e estejam abrangidos pelas normas brasileiras de contabilidade aplicada ao setor público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com