TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE CONTROLADORIA APLICADO AO SETOR CONTÁBIL

Por:   •  2/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.810 Palavras (16 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ANA PAULA GONZATTI – RA 354696

DANIELA BORGES SOUTO – RA 357804

DANIEL DA SILVA MOUTINHO – RA 372206

SIDÉRIA DANTAS DE OLIVEIRA– RA 378581

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PLANO DE CONTROLADORIA APLICADO AO SETOR CONTÁBIL

Cristalina-GO

2015

[pic 2]

ANA PAULA GONZATTI – RA 354696

DANIELA BORGES SOUTO – RA 357804

DANIEL DA SILVA MOUTINHO – RA 372206

SIDÉRIA DANTAS DE OLIVEIRA– RA 378581

PROJETO INTEGRADOR II

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distância –CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Projeto Integrador II, 8º Período.

Orientadora Presencial: Aniele Caetano dos Santos

Orientador a Distância: Arthur Feliphe Gomes Barão

Cristalina-GO

2015

[pic 3]

Dedicamos este projeto primeiramente a Deus e a nossos familiares, os quais nos apoiam de maneira constante em nossa busca pelo conhecimento e a nossa tutora presencial, pela dedicação que ela tem conosco.

Cristalina-GO

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        05

2 MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO        06

2.1 Missão        06

2.2 Visão        07

2.3 Valores        07

2.4 Metas e Objetivos        08

3 A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES        08

4 EVA – Economic Value Added (VALOR ECONÔMICO ADICIONADO)        11

4.1 Para Calcular o EVA        12

5 INFORMAÇÕES ANALÍTICAS NECESSÁRIAS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ANÁLISE SWOT        13

6 BALANCED SCORECARD (CONTROLE DE METAS ESTRATÉGICAS)        14

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18


  1. INTRODUÇÃO

Com a advento da globalização e das novas formas de gerir uma empresa surgiu à necessidade da elaboração de processos de gestão mais estruturados e definidos em relatórios, aonde todos os colaboradores de uma empresa possam estar alinhados buscando os mesmos objetivos. Assim surgiram as declarações da missão, visão e valores.

Também com o objetivo de melhorar a eficiência das organizações surgiu a necessidade da implantação de um sistema de auditoria interna, onde o profissional responsável fará de forma contínua uma conferência detalhada evitando, assim, que possíveis erros e fraudes ocorram. A auditoria interna em uma organização é um complemento ao departamento de controladoria.

Como forma de medir com mais eficiência o valor econômico de uma entidade surgiu o EVA ou Valor Econômico Adicional, que é capaz de mensurar o valor que cada produto traz de retorno à entidade. O EVA é uma importante ferramenta utilizada pelo controller da empresa.

Através da Análise SWOT se pode distinguir o momento atual e o futuro da empresa. Sendo essencial para os gestores iniciarem o planejamento estratégico em uma organização. E o Balanced Scorecard traduz a missão e estratégia da empresa.

Tudo que traz benefícios para os gestores da empresa é de extrema importância nos dias atuais, pois com a crise financeira que nosso país vive uma empresa deve estar bem estruturada para vencer as adversidades que possam surgir no meio do caminho.

  1. MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO

Segundo Crozatti, “as crenças e valores são conceitos que formam a cultura organizacional, que por sua vez, interagem e conduzem a criação do modelo conceitual a ser adotado para gerir a empresa, o que denominamos de modelo de gestão”.

O modelo de gestão pode ser definido como um conjunto de princípios e normas que devem orientar os gestores na busca de melhores alternativas para levar a entidade a cumprir sua missão com eficácia.

Já o processo de gestão é um conjunto de processos decisórios, os quais englobam as fases de planejamento, execução e controle da entidade. Sendo necessariamente auxiliado por informações, que se localizam registradas nos sistemas de informações, e fornecem subsídios a todas as etapas do processo de gestão.

Catelli (1999) acredita que:

“... estipulado o cenário, as políticas e as diretrizes estratégicas as organizações necessitam escolher entre diversas alternativas em termos de mix de produtos, preços, volumes, tecnologias, etc...., o que caracteriza a necessidade de planejamento operacional. Realizadas essa operações termina-se a fase do processo de gestão e, ao garantir que as atividades sejam realizadas de acordo com os planos estabelecidos, configura-se a fase do controle".

No processo de gestão existe a fase do controle, sendo um processo usado para avaliar o grau de aderência entre os planos e sua execução, visando assegurar o alcance dos objetivos propostos.

No modelo e no processo de gestão se faz necessário analisar de forma geral a empresa. Para desenvolver a visão geral de uma empresa deve-se observar os seguintes aspectos:

  1. Missão

Segundo Valadares (2002):

 “A Missão de uma empresa pode ser definida como uma declaração sobre a ‘razão de ser’ da organização, aquilo que orienta os objetivos e estratégias empresariais, devendo ser posta em termos claros, objetivos, e entendida por todos da organização”.

Na declaração da missão se apresenta o propósito da empresa, determinando o que ela faz e o que não faz. Ela deve ser breve reunindo em poucas palavras as principais conquistas que a empresa quer atingir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (222.9 Kb)   docx (264.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com