TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SETORES DE SERVIÇOS NO CENTRO- OESTE BRASILEIRO

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  2.272 Visualizações

Página 1 de 3

SETORES DE SERVIÇOS NO CENTRO- OESTE BRASILEIRO

O setor de serviços também denominado setor terciário é o responsável pela prestação de serviços e prática de comércio. Este setor produz trocas comerciais denominadas bens intangíveis, e é um dos três setores responsáveis por movimentar o grau econômico de um país, juntamente com o setor primário (agricultura, pecuária, mineração etc.) e o setor secundário (industrialização).

O setor terciário é de extrema importância para economia de um país, pois além de oferecer serviços que são requisitados pelo mercado em grande demanda, ele também comercializa os bens produzidos pelos outros dois setores da economia.

Engloba-se no setor de serviços toda prestação feita por uma pessoa ou empresa a fim de satisfazer as necessidades dos consumidores, como exemplos pode-se destacar os serviços prestados pelas empresas de comércio, turismo e lazer, restaurantes, hospitais, de transportes, bancárias entre outras.

Devido ao processo de globalização ocorrido no século XX, o setor de serviços foi o que mais se desenvolveu no mundo. No Brasil, este setor responde por mais de 50% do PIB do nacional, e mesmo com a crise econômica vivenciada pelo país ele é relevante no surgimento de empregos e na circulação de mercadorias.

Na região Centro- Oeste, assim como em outras do Brasil o setor terciário não é o comandante na economia , mas vem acompanhando o desenvolvimento dos outros setores seja o da indústria ou o setor primário, que é o responsável pela maior parte da economia no centro-oeste brasileiro. O Setor de Serviços tende a ser mais forte nas capitais dos estados que formam o centro- oeste do Brasil.

Em Goiás a economia é dominada pela agricultura e pecuária, o estado é um grande produtor de carne bovina, leite, arroz, soja, trigo entre outros, além de possuir terras abundantes de recursos naturais, como níquel, calcário, ouro e diamante. Sendo assim, o comércio atua juntamente com o setor primário e com as indústrias, fortalecendo a economia da região centro- oeste. Mas em Goiás o turismo é que se destaca no setor terciário, já que o estado possui paisagens deslumbrantes, bem como festas e cidade turísticas, como Caldas Novas e Trindade.

Mato Grosso destaca-se na agricultura e exportação de grãos, com a soja sendo o produto principal. O estado é o segundo maior exportador de grãos do país, sendo necessário atuar juntamente com o setor de serviços, requerendo transporte, transações comerciais e bancárias.

Mato Grosso do Sul é o estado que maior gera receita para o centro- oeste quando o quesito é prestação de serviços. E se encontra em posição excepcional quando se fala em trocas comercias, já que o estado faz fronteira com outros centros comerciais brasileiros, como Minas Gerais, Paraná e São Paulo, e com o Paraguai e Bolívia. A economia no estado é focada na agricultura, turismo, indústria, extrativismo e a prestação de serviços, que oferece por lá o ecoturismo, devido às belas paisagens localizadas no pantanal mato- grossense, que atrai turistas de vários lugares.

A economia do Distrito Federal é sustentada pelo setor de prestação de serviços e comércios, já que a agricultura e pecuária não é frequente por lá, concentrando apenas 8% da economia local. O setor terciário é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com