TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias contábeis

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES CONTABILIDADE GERENCIAL

1.O que é consolidação de balanços e qual seu objetivo básico?

Consolidação de balanços é uma técnica utilizada para aglutinar em um só corpo de relatórios, os balanços e as demonstrações de resultados de empresas de um mesmo grupo empresarial, com o objetivo de apresentar os relatórios contábeis como se o grupo fosse uma entidade única.

2. Para grupos de empresas que têm atividades sem nenhuma correlação, quais os demonstrativos que devem ser e não ser consolidados?

Apenas o Balanço Patrimonial e o Resultado Líquido Final.

3.Quais as empresas que são obrigadas a fazer consolidação de balanços para fins societários?

As companhias abertas que tem mais de 30% do seu Patrimônio Líquido investido em controladas e grupos de sociedades formalmente constituídos.

4. Quais as finalidades gerenciais da consolidação de balanços?

Além das finalidades tradicionais da consolidação, as gerenciais buscam também provocar estudos sobre tributação adicional decorrente da estrutura em diversas empresas, avaliar o grau de endividamento e rentabilidade do grupo, avaliação de desempenho dos gestores divisionais etc.

5. Quais as principais consolidações a serem feitas?

Eliminação dos saldos, intercompanhias, dos investimentos e da equivalência patrimonial, das vendas e custos intercompanhias, dos lucros não realizados nos estoques etc.

6.Qual a diferença entre o método de equivalência patrimonial e o método de custo corrigido para avaliação de investimentos? Explique os dois critérios.

O método de custo corrigido corrige o custo de aquisição periodicamente pela correção monetária oficial. O método de Equivalência Patrimonial, além da correção periódica do custo de aquisição, também incorpora ao valor do investimento os lucros proporcionais que a controladora tem como direito sobre a controlada.

7. O que vem a ser a participação minoritária na consolidação de investimentos?

Quando uma empresa não é controlada 100%, existe uma participação minoritária. Na consolidação, é necessário obter o valor dessa participação, para ajustar o Patrimônio Líquido apenas do grupo.

8. Por que devemos eliminar o lucro nos estoques de vendas intercompanhias? Existe uma relação dessa eliminação com algum princípio contábil geralmente aceito? Qual?

Quando uma empresa do grupo vende a outra com lucro e esse produto não foi ainda vendido para terceiros, existe um lucro embutido na transferência que está estocado na recebedora do produto. Devemos eliminar esse lucro porque o que vale é o lucro de venda para terceiros, sob pena de avaliarmos incorretamente o lucro do grupo empresarial. O princípio contábil que deve ser obedecido é o princípio da realização da receita. Neste caso, ainda não foi aceita a entrega para terceiros e o princípio não estaria sendo obedecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com