TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias contábeis

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.910 Palavras (16 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

A Ciência Contábil é importante para a sociedade como um todo. Hoje além da mensuração do patrimônio e das escritas fiscais, a Contabilidade é reconhecida como a principal ferramenta para transformação de fatos do dia a dia das empresas, em informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões para o desenvolvimento das entidades. Quando imaginamos uma empresa, dificilmente conseguimos vê-la desassociada a contabilidade.

A história da contabilidade já nos remete as necessidades humanas de controle dos seus bens. Evidenciando que a evolução da contabilidade esta diretamente ligada à evolução humana.

Diante destas necessidades dos homens, onde eles criam organizações nas mais diversas áreas do relacionamento, vamos abordar no decorrer deste trabalho os aspectos necessários para o inicio do entendimento da contabilidade e sua aplicabilidade nas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

A contabilidade é uma das mais antigas ciências estudadas pelo ser humano e sempre foi utilizada como instrumento de aplicação prática. O seu surgimento deu-se início quando o homem se viu na necessidade de cuidar e administrar seus bens para que não houvesse perdas, e para suprir suas limitações da memória, criaram os registros que lhes permitiam recordar facilmente as variações sucessivas de determinas grandezas, para que não houvesse quaisquer prejuízos.

Para compreender claramente as atuais tendências das práticas Contábeis é necessário entender como a contabilidade desenvolveu-se no passado para enxergar como a profissão alcançou seu estâgio atual. As tendências presentes são influenáadas por circunstâncias que tiveram origem há muitos anos (McKinley, citado por Ricardinho Filho, 1999, p.3).

3 CONTABILIDADE

A contabilidade é a uma ciência que registra, resume e interpreta os fenômenos que afetam as situações financeiras, patrimoniais e econômicas de qualquer empresa servindo como instrumento básico para a tomada de decisões direta ou indiretamente envolvidas com a empresa, não se limitando a somente conhecer o passado e o presente, pois se torna a cada vez mais conhecer o futuro a fim de estabelecer objetivos e formular planejamentos e formas de controle, sendo ela um apoio fundamental para a tomada de decisão.

4 OBJETO DA CONTABILIDADE

O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência. Sendo que na contabilidade o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma entidade, definido como um conjunto de elementos necessários a existência de uma entidade, ou seja, é o conjuntos de bens direitos e obrigações para com os terceiros pertencentes a uma ou mais pessoas, onde que:

a) BENS são todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio, ou seja, sãos as coisas em geral que satisfaça as necessidades humanas e que podemos atribuir a eles um preço, sendo classificados em tangíveis que são os bens materiais e palpáveis que possuem forma física, ou seja, que podem ser tocado, como por exemplo, móveis, máquinas veículos, entre outros, já os intangíveis são tudo aquilo que não possui existência física, ou seja, são imateriais e abstratos, como marcas e patentes, ações ou cotas de capital, à também os bens móveis que é tudo aquilo que pode ser removido do lugar com ou sem a ajuda de outras pessoas, como por exemplo, mesas, veículos, dinheiro, mercadorias, maquinas, entre outros, e os bens imóveis são tudo aquilo que não se podem transportar, sem destruição de seu lugar natural para outro local, como por exemplo, casas, terrenos, edifícios entre outros.

b) DIREITO representa os valores a receber e a recuperar decorrentes da atividade da Empresa que se encontram nas mãos de terceiros.

c) OBRIGAÇÕES são valores a pagar e a recolher resultantes de compromissos assumidos pela empresa, se subdividindo em obrigações exigíveis que possuem um prazo limitado a pagar e as obrigações não exigíveis que são aquelas que não possuem prazo determinado a pagar.

5 OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Como vimos anteriormente que o objeto da contabilidade é o PATRIMÔNIO da entidade, o objetivo da contabilidade pode classifica-lo como o controle do mesmo, ou seja, fornecendo informações de caráter econômico financeiro, fazendo uma análise complexa das causas que ocorrem dentro da empresa permitindo o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio, que são realizados em registros, planilhas, demonstrações, tabelas, análises, balanços, pareceres e demais meios permitindo desta maneira a cada grupo principal de usuários que possam avaliar o resultado da situação econômica da entidade podendo inferir sobre as tendências futuras da mesma, proporcionando a eles maior segurança para tomada de decisões.

6 ESCRITUAÇÃO CONTÁBIL

O controle de um patrimônio é muito necessário, pois auxilia na organização de tudo que ocorre dentro e fora da empresa, e para o auxílio deste controle existe a escrituração contábil, principal fonte de informações fiscais, mas, sobretudo, é a técnica pela qual as ocorrências com efeitos no patrimônio são registradas em livros apropriados, com vista a conservar a história da entidade e possibilitar o controle do patrimônio, e tais informações ajudam na tomada de decisões, oferecendo meios e métodos, tais como os registros dos fatos contábeis relacionados com o patrimônio. Os fatos contábeis são acontecimentos que alteram o patrimônio da empresa quantitativamente e/ou qualitativamente classificando-se em fatos permutativos aqueles que provocam uma troca de valores dentro do patrimônio líquido, mas não altera a situação líquida, os fatos modificativos são aqueles que alteram o patrimônio líquido e os fatos mistos que é a combinação dos fatos permutativos com os fatos modificativos.

Já os atos contábeis são os acontecimentos que não alteram o patrimônio da entidade.

O registro de todas as ocorrências patrimoniais é realizado no livro Diário que é o essencial em uma empresa, apresentando em ordem cronológica todos os fatos e atos que alteram a situação patrimonial da empresa. E o livro razão é registrado cada conta patrimonial da empresa, e que registra todas as alterações ocorridas nela. As escriturações nos livros devem ser feitos simultaneamente, tendo tudo registrado a empresa garante total segurança para tomadas de decisões.

7 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

A contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com