TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis

Por:   •  2/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

1- Fluxograma de Captação de voluntários[a][b]

        A capitação de voluntários da ONG Últimos Refúgios ocorre de diferentes maneiras. Podendo ocorrer através da internet ou de um contato direto com a ONG e envio de currículo. A partir do primeiro contato, é marcada uma entrevista com o voluntário em questão para falar como a ONG funciona, e direcioná-lo a uma área de interesse.

        É possível notar que a Últimos Refúgios não possui um processo de seleção de candidatos, e isso acarreta em uma lotação de pessoal em uma determinada área e uma precariedade em outras. Como a área administrativa, que até o presente momento não possui um corpo concreto. Algo interessante a se fazer para mudar isso seria direcionar a divulgação da ONG. Ou seja, fazer algumas apresentações em entidades de ensino superior para cursos de Administração e Contabilidade. Isso poderia ser a solução de alguns problemas que possuem nesta área.

        A inexistência de um processo seletivo também pode ser a causa de alguns voluntários não retornarem para assumir seus postos. Ou seja, captação de um voluntário que ocorre de maneira básica, não demonstrando o que será feito, não definindo a pessoa que melhor se encaixa na instituição, pode ser a causa do baixo índice de retorno de voluntários.

        Um meio de tornar esse processo seletivo mais eficaz seria criar uma entrevista seletiva. Essa entrevista seria decisiva para analisar o voluntário em potencial e estudar seu perfil e saber se ele se encaixa na ONG e em que área poderia ser alocado. Mas antes disso é importante definir a quantidade de voluntários necessários para cara área.

2- Fluxograma de Captação de Associados[c][d][e]

        No site www.ultimosrefugios.org.br, existe uma área exclusiva para associados. Nesta área, a pessoa que deseja se associar a ONG pode escolher uma opção de doação. Fazendo essa escolha, a pessoa realiza seu cadastro no site colocando informações pessoais e de pagamento, para que assim a quantia possa ser debitada mensalmente ou anualmente.

        Se o pagamento for confirmado, a ONG envia um agradecimento ao novo associado e prestam contas a esse associado. Ou seja, eles mostram como o dinheiro doado foi gasto. Entretanto, esta área não está bem desenvolvida, pois não é feita através de relatórios regulares. Seria interessante deixar um voluntário responsável por esta área. Ele seria encarregado de mostrar ao Associado como seu dinheiro foi investido, mostrando como ele contribuiu para a causa. Algo que também poderia fidelizar o associado, pois assim se sentiria presente na luta da ONG.

        Além disso, se por alguma eventualidade o pagamento não for autorizado, o novo associado pode entrar em contato com a ONG e se for de interesse dele fazer outra tentativa de doação, o mesmo pode fazer isso. Com isso, a ONG envia um agradecimento e presta contas ao mesmo. Se porventura o associado não quiser prosseguir com a doação, seu cadastro é excluído e a ONG agradece pelo interesse.  

3-Fluxograma de Finanças

        Como se pode notar neste fluxograma, a área de finanças da ONG não é bem definida. Não existe uma divisão de tarefas na mesma. Tendo isto em vista, o fluxograma desta área foi voltado para o pagamento de dívidas, sem ter um responsável. A criação de uma área específica de finanças seria essencial para a melhoria neste setor. Seria necessário um diretor de finanças, pessoa que tem acesso direto ao presidente da ONG e ajuda no processo de decisões ligado as finanças, seria necessário também um gerente de finanças, pessoa que se responsabiliza pela movimentação de dinheiro do caixa da ONG e pagamento de contas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com