TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA[pic 1][pic 2]

Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Itanguá – Sorocaba

São Paulo, CEP 18050-000 – Tel.: (15) 33211478

CONTROLADORIA

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS        PROF. SÉRGIO MAGALHÃES

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

A história da controladoria está ligada ao próprio desenvolvimento das empresas, principalmente após a Revolução Industrial, na qual as organizações passaram de um tipo de fabricação manufatureira para uma produção mecanizada, com uso de tecnologia.

Com este cenário - a) aumento em tamanho e complexidade das organizações; b) globalização das empresas; c) crescimento nas relações governamentais; d) aumento do número das fontes de capital - verificou-se a necessidade de um controle maior dos processos, impossível de ser executado pelo “proprietário” da companhia.

Assim, a controladoria surgiu em resposta a este processo evolutivo das organizações como uma ferramenta gestão eficaz.

Considere os cenários abaixo e descreva o impacto para a organização e como ela deverá agir:

1º Cenário

2º Cenário

Concorrência local

Aumento da competitividade

Situação Inicial: ausência de preocupação com diversidade de modelos, preço, descontos, juros. Preço determinado pela empresa

Novo cenário: determinação do preço pelo mercado, necessidade de avaliação e reavaliação dos custos de fabricação, venda, marketing, etc. Manutenção e quantidade de estoque, salários de pessoal, despesas operacionais, etc.

Ambiente inflacionário

Estabilidade econômica

Situação Inicial:

Novo cenário:

Ausência de acesso facilitado à informação

Acesso à informação

Situação Inicial:

Novo cenário:

Leis com menos favorecimento ao consumidor

Leis favoráveis ao consumidor

Situação Inicial:

Novo cenário:

2. CONTABILIDADE E CONTROLADORIA

A origem da Contabilidade como ciência nos leva à escola italiana, que busca tratá-la como uma ferramenta administrativa de uso pelas empresas. A escola americana tem como foco a comunicação das informações econômicas da companhia.

Vejamos algumas definições que ilustram estes pensamentos:

Escola Italiana: “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”

Escola americana: Contabilidade é o processo de identificação, mensuração e comunicação de informação econômica para permitir a formação de julgamentos e decisões pelos usuários da informação.”

Assim:

Escola italiana: controle econômico do patrimônio e suas mutações

Escola americana: conceito de processo de comunicação de informações econômicas para a tomada de decisões

PERGUNTA: Com a convergência da contabilidade brasileira para as normas internacionais de contabilidade IAS/IFRS, qual a escola e modelo de contabilidade em uso pelo Brasil hoje?

Diante disso, alguns autores entendem que a Controladoria evoluiu da Contabilidade, mas não daquela proposta pela escola americana, mas daquela proposta pela escola italiana.

Assim, temos que a Controladoria seria a evolução da Ciência Contábil dentro do enfoque de controle da escola italiana e a Contabilidade Gerencial para a escola americana.

2.1 FASES DA CONTABILIDADE

Alguns autores apresentam a seguinte evolução histórica da Contabilidade, a qual contribui para o esclarecimento das funções contábeis e de controle, bem como para o permanente processo evolutivo da Ciência Contábil ou Controladoria.

CONTABILIDADE DO PROPRIETÁRIO

Contabilidade como instrumento ligado diretamente ao dono do empreendimento. Registro ordenado das transações para a proteção de sua riqueza. Esse procedimento foi empregado até a Revolução Industrial.

CONTABILIDADE FINANCEIRA

Origem na Revolução Industrial. Resultado dos grandes negócios e seu financiamento por terceiros. Surgimento dos relatórios contábeis (foco financeiro) para a prestação de contas para a sociedade capitalista. Decisão externa. (fatos passados)

CONTABILIDADE GERENCIAL

Surgiu dentro da Revolução Industrial em virtude da necessidade do gerenciamento contábil interno em função das novas complexidades dos processos de produção. Uso da informação para decisões internas que afetam o futuro. (foco futuro)

CONTABILIDADE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ampliação do escopo da contabilidade para considerar os efeitos sociais das decisões dos negócios, bem como seus efeitos econômicos. Prevalecimento dos benefícios que ela poderá trazer para a sociedade sobre as vantagens sobre os interessados diretos da organização.

PERGUNTA: Do ponto de vista histórico, de qual escola (italiana ou americana) você entende que surgiu efetivamente a Controladoria? Justifique.

2.2. Contabilidade Gerencial e Financeira

A Contabilidade Gerencial não é um ramo autônomo da Ciência Contábil, como a Contabilidade Financeira (Geral) ou a Contabilidade de Custos. É a integração dos conhecimentos úteis, sob o aspecto gerencial, para a tomada de decisões da administração da entidade, oriundos de vários ramos da Contabilidade e de outras ciências. É o gerenciamento da informação contábil em favor da administração da entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (298.9 Kb)   docx (96.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com