TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

1) Elaborar uma resenha sobre o pronunciamento contábil que trata da elaboração das demonstrações financeiras, informando o número desse pronunciamento, sua abrangência.

O CPC 00 é o que trata da Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, tem por objetivo servir como fonte dos conceitos básicos e fundamentais a serem utilizados na elaboração das demonstrações financeiras.

O CPC 00 tem sua abrangência nos itens abaixo:

(a) o objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro;

(b) as características qualitativas da informação contábil-financeira útil;

(c) a definição, o reconhecimento e a mensuração dos elementos a partir dos quais as demonstrações contábeis são elaboradas; e

(d) os conceitos de capital e de manutenção de capital.

O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações contábil-financeiras da entidade que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, os credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada de decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade.

Existem duas características obrigatórias e fundamentais nas Demonstrações Contábeis: Relevância e Representação Fidedigna.

Também temos características qualitativas que são: Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compreensibilidade.

2) Elaborar uma resenha sobre o pronunciamento contábil que trata da avaliação dos estoques, informando o número desse pronunciamento, abrangência e exemplo numérico.

O CPC 16 trata dos Estoques, seu objetivo é determinar a forma de avaliação dos estoques e é extremamente importante para que as entidades identifiquem seu valor como o custo reconhecido de um ativo até o momento da venda. Tem por abrangência todos os estoques, com exceção a:

(a) produção em andamento proveniente de contratos de construção, incluindo contratos de serviços diretamente relacionados (ver o Pronunciamento Técnico CPC 17 - Contratos de Construção);

(b) instrumentos financeiros (ver os Pronunciamentos Técnicos CPC 38 e CPC 39 sobre Instrumentos Financeiros); e

(c) ativos biológicos relacionados com a atividade agrícola e o produto agrícola no ponto da colheita (ver Pronunciamento Técnico CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola).

E esse pronunciamento também não se aplica a mensuração dos estoques por:

(a) produtores de produtos agrícolas e florestais, de produtos agrícolas após colheita, de minerais e produtos minerais, na medida em que eles sejam mensurados pelo valor realizável líquido de acordo com as práticas já estabelecidas nesses setores. Quando tais estoques são mensurados pelo valor realizável líquido, as alterações nesse valor devem ser reconhecidas no resultado do período em que tenha sido verificada a alteração;

(b) comerciantes de commodities que mensurem seus estoques pelo valor justo deduzido dos custos de venda. Nesse caso, as alterações desse valor de:

Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, sempre o menor.

O valor do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e transformação, bem como outros custos que houve para trazer os estoques a sua situação atual.

Os estoques devem ser baixados ao resultado quando ocorram as receitas a eles vinculadas.

3) Elaborar uma resenha sobre o pronunciamento contábil que trata da avaliação dos imobilizados, informando o número desse pronunciamento, abrangência e exemplo numérico.

O CPC 27 trata do Ativo Imobilizado e tem por objetivo estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, bem como a divulgação das mutações nesse investimento e das informações que permitam o entendimento e a análise desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com