TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.673 Palavras (15 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANDREIA LOCH OLIVEIRA

        

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“Fundamentos em Contabilidade”

        

[pic 3]

Manoel Ribas

2015

ANDREIA LOCH OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“Fundamentos em Contabilidade”

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual, para as disciplinas de Contabilidade geraol, Economia, educação a Distância, Fundamentos da Administração, Homem, Cultura e Sociedade e Seminário Interdisciplinar.

Orientadores: Alcides Jose da Costa Filho, Regina Lucia Sanches Malassie, Vania de Almeida silva machado, Suzi Bueno de Almeida, Maria Eliza Correia pacheco e Edson Elias de Moraies.  

Manoel Ribas

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................        03

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................        04

2.1 O impacto da globalização sobre as mudanças nas informações de Contabilidade ....................................................................................................        04

2.2 Mercado consumidor atual X Teorias Clássicas e Científicas...............................................................................................................        07

2.3 Aspectos econômicos no cenário da globalização...............................................10

2.4 Diferenças culturais segundo Bauman.................................................................13

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................         15

4 REFERÊNCIAS......................................................................................................        16


1. INTRODUÇÃO

                   Percebemos diariamente as constantes mudanças que vem ocorrendo em nosso meio. Transformações culturais, econômicas e sociais, e que afetam diretamente no modo a qual os seres humanos vivem. Com a expansão e mudanças mundial na economia, surgiu um fenômeno bastante discutido hoje: a globalização.

        Este trabalho tem como objetivo expor um pouco sobre o impacto da globalização sobre a Contabilidade, as mudanças nas Leis e Normas que ocorreram principalmente devido a Lei Nº 11638/2007, bem como realizar uma comparação entre o mercado atual com os da época das teorias Clássicas e Cientifica. Também irá descrever os aspectos econômicos no cenário da globalização, e as diferenças culturais, econômicas, sociais e política, segundo Bauman, que faz uma explanação do modelo de sociedade em que estamos inseridos, onde podemos perceber uma sociedade altamente consumista e que segundo Bauman caracteriza-se como uma “economia de engano”.    

        

2. DESENVOLVIMENTO

Partindo da análise do texto A Sociedade Contemporânea: A visão de Zygmunt Bauman, o que busca refletir sobre a sociedade contemporânea, vemos segundo André Silva, que “essas transformações modificaram os conceitos de tempo, espaço e indivíduo. Com as identidades plurais em evidência e momentos de exploração sobre o consumo na cultura pós-moderna, Bauman consegue expor seus pensamentos por meio da sua obra "A vida para consumo", como os indivíduos são alvos desse contexto fluído e suas reais consequências”.

È importante analisarmos como a sociedade brasileira enfrenta essas grandes transformações a partir da globalização, na qual representa algo bom importante e necessário para alguns, mas, que para uma grande massa populacional produz efeitos desiguais em diversas esferas da vida.

Essa globalização traz consigo a dependência e o excessivo consumismo no homem moderno, o qual raramente estará satisfeito à condição em que se encontra, muitas vezes influenciado por necessidades momentâneas e supérfluas.  Diariamente as pessoas são influenciadas e muitas vezes cativadas com propagandas de novos produtos, o marketing, mudando suas formas de pensar, tornando-as cada vez mais vulneráveis ao mercado, e dessa forma nos envolvendo cada vez mais em uma sociedade altamente capitalista e consumista.  

2.1 O impacto da globalização sobre as mudanças nas informações de Contabilidade

        O termo globalização é muito conhecido e discutido no dia-a-dia das pessoas. 

Segundo Souza (2009), “a globalização é um dos fenômenos mais presentes nas sociedades contemporâneas, a oportunidade de ligar-se com vários países e interagir com pessoas do mundo inteiro passou a ser sinônimo de ser moderno e avançado”.

Partindo do principio que a globalização trouxe  e gerou mudanças em nossa sociedade em diferentes setores, a qual gera a necessidade de mudanças e adaptações,  a contabilidade também necessitou buscar inovação em suas práticas para que pudesse estar alinhada as necesidades da população, necessitando adequar-se.  

A contabilidade na função de uma ciência social utiliza-se de métodos quantitativos como sua principal ferramenta.

Segundo IUDICÍBUS (2000):

“A principal finalidade da contabilidade é controlar os fenômenos ocorridos no patrimônio de uma entidade, através do registro, da classificação, da demonstração expositiva, da análise e interpretação dos fatos neles ocorridos, objetivando fornecer informações e orientações necessárias à tomada de decisões sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial [...]”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (421.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com