TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação social sobre o desenvolvimento sustentável

Seminário: Comunicação social sobre o desenvolvimento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

A cada dia que passa fica mais evidente que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o planeta e com o bem estar da população, e estão procurando meios de agir conservando os recursos naturais e a melhoria das condições de vida da população. E o objetivo geral deste projeto é fazer muitas campanhas, palestras e conscientizar a comunidade, e fazer com que isso vire uma corrente do bem e as pessoas passem essa informação a frente.

Hoje em dia é muito comentado na mídia a respeito de sustentabilidade. O objetivo específico de tentar mobilizar a todos, é fazer entender que as escolas devem ensinar os alunos desde o primário a respeito do assunto, não adianta querer ensinar quando estiver na universidade, porque tem pessoas que nem sabem o significado de sustentabilidade. A saída para uma efetiva reconstrução ambiental deve constar de uma reforma educacional interdisciplinar, orientada segundo os projetos pedagógicos de cada escola, ampliando-se o conceito de sustentabilidade. A água é um recurso indispensável à vida, no entanto, mesmo com sua extrema importância, ela corre o risco de se findar, muitos lugares já sofrem com a falta desse recurso. Diante dessa preocupação, a sociedade tem promovido alguns esforços para amenizar essa questão. Quanto ao trabalho de conscientização, sem dúvida, a escola é o melhor lugar executá-lo. Por isso, a instituição escolar e o professor devem estabelecer trabalhos práticos ligados à economia de água. Ao professor cabe a função de esclarecer acerca da importância da água para a vida e as várias formas de utilização, alertando sobre a escassez desse recurso e onde há os maiores desperdícios. Trabalho dessa natureza é de grande importância, isso porque não somente o aluno é alcançado, mas toda a família. Muitas vezes, o próprio aluno conscientiza os pais sobre os riscos da escassez de água.

Estas são apenas algumas das ações que podem melhorar o planeta. É interessante que o professor apresente aos alunos números que demonstram a quantidade de água que é desperdiçada ou economizada de acordo com o uso, como:

- Banho com torneira aberta o tempo todo: são gastos em média 180 litros.

- Escovar os dentes com água de um copo e não com a torneira aberta: economia de três litros.

- Uma torneira aberta gasta cerca de 12 litros de água por minuto; uma pingando, gera um gasto de aproximadamente 46 litros de água por dia.

- Lavar louças com torneira aberta o tempo todo: o desperdício pode chegar a 105 litros.

- O gasto de água para lavar um carro é de cerca de 600 litros.

AULA TEMA 04

Vimos o quanto é importante à preservação dos rios e das nossas fontes de água. O ser humano tem que se conscientizar cada vez mais quando falamos em “poluição em rios” e não jogar lixos ou qualquer outro tipo de poluente nos rios, praias, lagos, etc., não descartar óleo de fritura na rede de esgoto não utilizar agrotóxicos e defensivos agrícolas em áreas próximas à fontes de água, não lançar esgoto doméstico em córregos, não jogar produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas.

Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com