TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Contabilidade

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

BANCO DE DADOS

           O ʽʽbom sistema de informações” deve ser encarado como o que permite ao gestor que dele se utiliza extrair as informações necessárias em tempo hábil e com o menor custo de obtenção possível.

           E, nesse caso, banco de dados no sentido mais amplo, ou seja, um banco de dados deve ser visto como o banco de dados da entidade: ágil, flexível, bem montado, com base no envolvimento, adequado às necessidades etc. (Comachione Jr. Edgard B. p. 31 – 2001)

          Quando se fala em banco de dados imagina-se alguma maneira coerente de manter dados. Isso pode se dar tanto através do uso de pastas e arquivos quanto por meio de computadores. O que é extremamente importante ressaltar é que existe (em qualquer situação) preocupação essencial quanto às duas principais tecnologias envolvidas no banco de dados:

Armazenamento recuperação

          A preocupação com o armazenamento é de grande importância, pois os dados devem ser rápida e corretamente armazenados no banco de dados, além de que deve necessariamente haver uma maneira organizada e lógica de se estabelecer o banco de dados.

          No que diz respeito à recuperação, nota-se que é importante também que os dados ofereçam certa disponibilidade, bem como seja possível retomá-los rapidamente. Não podemos nos esquecer que são a ʽʽmatéria prima” da informação, a qual deve ser oportuna; portanto, se levarmos muito tempo para recuperar os dados, fatalmente estaremos transmitindo um prejuízo logo no início da cadeia de obtenção da informação oportuna!

          Com esse tipo de reflexão, estaremos aptos a ʽʽresumir” algumas atividades básicas de um banco de dados:

Inclusão, alteração, exclusão e consulta.

          Essas quatro ʽʽtarefas” conseguem dar a visão básica de manutenção de um banco de dados, sob a ótica das tecnologias de armazenamento e recuperação envolvidas.

          A ideia de manter um grande banco de dados para a organização é algo de extremo interesse e necessita de uma séria análise sobre as diversas situações em que se o aplica ou não.

          Banco de dados: conjunto de dados organizados de maneira lógica, visando permitir a otimização dos processos referente a seu armazenamento e recuperação.

(Comachione Jr. Edgard B. p. 220, 221 – 2001)

          É uma ferramenta essencial nos dias de hoje para as empresas e organizações. Com ela pode-se ter acesso a vários arquivos que anteriormente eram guardados em caixa de papelão e suas consultas exigiam tempo e disposição.

          O banco de dados tem a função de aperfeiçoar os processos, podendo-se fazer consultas, alterações, exclusões e consulta em tempo ágil. Gerando para as empresas e organizações baixo custo e acúmulo de papéis. Garantindo até a sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com