TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Contabilidade Gerencial

Por:   •  30/6/2015  •  Monografia  •  5.039 Palavras (21 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 21
  1. Conceito de Contabilidade Gerencial

Segundo Crepaldi (2006, p.20), a contabilidade gerencial é a contabilidade voltada para os administradores e gestores auxiliando nos processos decisórios de uma empresa. O seu foco atualmente é o de mensurar e analisar informações precisas e concisas que sejam relevantes e mais próximas á realidade para ajudar os gestores nas tomadas de decisões.

Para Marion (2005, p.23-24):

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos mensurando-os, monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados que contribuem sobremaneira para tomada de decisões. A contabilidade é a linguagem dos negócios. Mede os resultados da empresa, avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomadas de decisões.

Segundo Atkinson (2008, p. 36), a contabilidade gerencial através de métodos de planejamento, fornecerá informações para seus usuários a fim de atender suas necessidades, e verificar se os seus objetivos estão sendo atingidos, comparando com o que foi planejado e o que foi alcançado, por meio de relatórios que demonstram esses resultados. Um bom relatório indica as informações passadas e o que se espera futuramente com essas informações, ou seja, quanto mais clara e verdadeira melhor para auxiliar na gestão da empresa.

De acordo com Crepaldi (2006, p.20):

Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem por                              objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de um sistema de informação gerencial.


A Contabilidade Gerencial tem como fundamento auxiliar na tomada de decisão de curto e longo prazo, deve fornecer informações que proporcione melhores mudanças e que estabeleça padrões de valores e que mostre melhores visões dos custos da empresa eliminando os que forem desnecessários. Dentro do médio e longo prazo engloba investimento, financiamento e distribuição de dividendos enquanto as decisões operacionais têm como foco principal o curto prazo e fazem parte da gestão corrente da empresa (CREPALDI, 2006, p. 20).

Segundo Padoveze (2010, p. 34-36), a cada dia o mercado competitivo traz novas mudanças, a competitividade aumenta mais e mais, para isso, a informação contábil disponibiliza relatórios eficazes que auxiliem a administração a obterem novas formas de desenvolvimento através de um moderno sistema de monitoramento que possa atender o cliente com um padrão de qualidade em seus produtos conquistando, a sua satisfação. A Contabilidade Gerencial consiste de forma simples e objetiva as informações financeiras para os processos de gestão da empresa, por isso o auxílio e conhecimento de um contador gerencial é importante nos processos de execução, planejamento e controle, apurando todos os fatos ocorridos na empresa e as suas possíveis causas.

Para Crepaldi (1998, p.29):

O contador gerencial deve esforçar-se para assegurar que a administração tome as melhores decisões estratégicas para o longo prazo. O desafio é propiciar informações úteis e relevantes que facilitarão encontrar as respostas certas para as questões fundamentais, em toda a empresa, com um enfoque constante sobre o que deve ser feito de imediato e mais tarde. É necessário que os contadores gerenciais ultrapassem a informação contábil para serem proativos no fornecimento, para suas equipes de administração, de dados pertinentes e oportunos sobre essas questões empresariais mais amplas.

Para Padoveze (2010, p. 40-41), os administradores e gestores precisam de um sistema de controle operacional que apresente a melhoria dos custos, qualidade e a redução para lançamento e computação das atividades desempenhadas pelos seus funcionários. Necessitam também de um controle de custos, vendas, estoque e lucratividade da sua linha de produtos e o acompanhamento de seus clientes, facilitando na elaboração dos relatórios gerenciais. Com essas informações a contabilidade gerencial como ferramenta, auxilia seus administradores a observarem o desempenho da empresa, de suas atividades, bem como a situação econômico-financeiro, possibilitando uma visão mais ampla de quais reparos e melhores decisões devem ser tomadas para evitar problemas futuros.

“Os gestores usam essas informações para receber sinais de alerta sobre os aspectos das operações que estejam diferentes dos esperados. Também usam a informação contábil gerencial para ajudá-los a fazer melhores planos e tomar melhores decisões” (YOUNG, 2008, p. 37).

Conforme Iudícibus (1998, p. 21):

A Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido as várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na Contabilidade Financeira, na Contabilidade de Custos, na Análise Financeira de Balanços etc. Colocados numa perspectiva [...] e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.

Segundo Crepaldi (1988, p.29), a necessidade das informações são determinadas pelos seus usuários, o contador gerencial é aquele que sabe que informação ter em seu sistema para atender a necessidade de cada usuário. Os usuários finais dessas informações, devem mostrar com clareza as necessidades que pretendem ser atendidas com tais informações facilitando assim o trabalho do contador gerencial.

  1. Custos Fixos

        “Os custos fixos como o próprio nome já diz, são aqueles custos que independem do volume de produção ou de venda, como por exemplo: o aluguel do imóvel e o IPTU. Se a empresa vender ou não era terá quer pagar o aluguel e o imposto da mesma forma”, (SANTOS, 2009, p. 26).

        

        Segundo Leone (2000, p. 72) é considerado um custo fixo, quando se compara o seu comportamento diante das mudanças nas quantidades produzidas e vendidas.

Figura 1 – Custos Fixos

[pic 1]

                                     FONTE: Martins (2003, p. 255)

De acordo com PADOVEZE (2010, p. 336):

Apesar de serem conceitualmente fixos, tais custos podem aumentar ou diminuir em função da capacidade ou do intervalo de produção. Assim, os custos são fixos dentro de um intervalo relevante de produção ou venda, e podem variar se os aumentos ou diminuições de volume forem significativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (600.8 Kb)   docx (353.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com