TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de orçamento

Pesquisas Acadêmicas: Conceito de orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO .............................................................................05

3 ORÇAMENTO GERAL .........................................................................................05

4 ORÇAMENTO FLEXÍVEL......................................................................................05

5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO..............................05

6 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO ...................................06

7 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA.............................................................. 06

8 BALANÇO PATRIMONIAL...................................................................................07

9 DEMONSTRAÇOES DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.....................................07

10 DEMONSTRAÇOES DO FLUXO DE CAIXA......................................................08

11 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A REALIZAÇAO DOS METODOS QUANTITATIVOS.........................................................................09

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................10

REFERÊNCIAS........................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma ciência de muito valor para sócios e administradores no tocante ao administrar os recursos de uma empresa, sejam estes financeiros, humanos, entre outros, de forma que o negócio seja lucrativo e legalizado.

Muitas e muitas vezes a falta de conhecimento e a análise correta das informações contábeis tem levado empresas a condenações em virtude do não cumprimento do que é estabelecido por lei.

Tudo o que acontece na empresa deve ser registrado, e para que a Contabilidade seja vista com outros olhos pelos seus usuários o profissional contábil deve-se esmerar no desempenho de sua profissão, mostrando que muito mais do que atender a legislação, a Contabilidade é ferramenta importante no que lhe possibilita conhecer a real situação financeira de seu negócio, para que o descaso não resulte em crime fiscal, pesadas multas, tributos, falência entre outros.

4

2. CONCEITO DE ORÇAMENTO

Orçamento é um plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício, pois pode ser aplicado tanto no setor governamental quanto no setor privado.

3. ORÇAMENTO GERAL

Orçamento geral é um conjunto de planos e politicas que estabelecidos formalmente expressam resultados financeiro, que permite a administração conhecer a prioridade, os resultados operacionais da empresa, e executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis erros sejam corrigidos, ou seja, o orçamento geral descreve a estratégia da empresa e demonstra por meios de conjuntos integrados por orçamentos específicos onde são observadas as quantidades, as ações e politicas da empresa, relativo a um determinado período futuro.

4. ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O Orçamento flexível tem como objetivo auxiliar a empresa a calcular sua capacidade, e assim prever seus custos para vários níveis de atividade. O orçamento flexível torna-se somente eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz, para que os gestores conseguem se preparar para o inesperado, sendo assim ele serve para avaliar e controlar os custos de despesas operacionais e de fabricação.

5. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Orçamento não é um procedimento isolado , feito pelo departamento financeiro, mais sim é um conjunto de esforços que tem por objetivo ajudar na gestão, com a finalidade de maximizar e entender os resultados dentro dos parâmetros da ciência e da lei, sendo assim entendemos que o orçamento junto com a gestão devem abranjar juntos quatro pontos importantes no financeiro de uma empresa sendo:

5

lucratividade, rentabilidade, liquidez e risco.

É um objetivo fundamental, que se constitui na razão de uma existência que caracteriza e direciona o seu modo de atuação, que independentemente das condições ambientais do momento, bem como de suas condições internas e assumem caráter permanente.

6. AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributarias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto a situação fiscal da empresa pode leva-la a sofrer serias consequências, como contratempos oriundos de autuações ficais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descredito junto aos credores.

7. ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA

Imunidade tributaria é a renuncia fiscalou vedação de cobrança de tributos estabelecida em sede constitucional, ou seja, ainda que o termo utilizado na Constituição seja isenção, como é o caso de contribuições para a previdência social na verdade se trata de imunidade. O que significa a vedação da cobrança de tais tributos mediante edição de leis complementares ou ordinárias, muito menos, como sói acontecer nestas plagas, por portarias ou ordens de serviços de órgãos burocráticos do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com