TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de orçamento

Seminário: Conceito de orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Seminário  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 7

Conceito de orçamento

Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado.

Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa atravês da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

As vantagens do orçamento.

As que empresas bem organizam sabem da importância e das vantagens de um bom planejamento de suas atividades em busca de seus objetivos. As constantes mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, muitas delas produzidas pela globalização dos mercados, estão exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.

O orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte. Estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano, proporcionando uma visão bem aproximada da situação futura.

É através do orçamento que se estabelece metas com a equipe, dando, assim, uma visão clara de onde a empresa quer chegar.

A prática do orçamento empresarial é uma das técnicas administrativas bastante utilizadas pelas grandes instituições empresariais, nacionais e multinacionais.

Quando se trabalha sem o orçamento, trabalha-se pensando somente no mês (faturamento) e não é muito raro as equipes de gerentes e supervisores, não conhecerem os objetivos e as metas da empresa.

Isto tem acontecido muito com as pequenas e médias empresas, pois elas têm relutado em utilizar o orçamento empresarial como forma de gerir e prever resultados futuros, dizendo que isso não faz parte da sua realidade.

Tal posição tem que ser revista, pois, pela sua estrutura organizacional e pela forma como são dirigidas, são muito vulneráveis às mudanças do ambiente e, por isso, precisam desenvolver ferramentas de planejamento que possibilitem agilizar as decisões.

Um verdadeiro orçamento envolve todos os funcionários da empresa, principalmente gerentes e supervisores, pois são estes que irão fazer acontecer.

O orçamento consiste em uma série de previsões, que serão feitas com base no que se espera acontecer em cada setor e no mercado em geral, sempre levando em consideração os dados históricos, fatos ocorridos no passado, que permitam o mínimo de previsibilidade.

Os principais tipos de orçamento

Um orçamento empresarial completo engloba, necessariamente, os seguintes orçamentos específicos:

Orçamento de Produção

Orçamento de Mão-de-Obra Direta Orçamento de Vendas Orçamento de Despesas Administrativas Orçamento de Pessoal Orçamento de Investimento de Capital Orçamento de Resultado (DRE)

ORÇAMENTO MESTRE

Um orçamento mestre é a combinação de uma série de distintas, mas interligadas sub-orçamentos que descrevem a produção de uma empresa e objetivos financeiros. A fim de completar um orçamento mestre, gestão de empresa completa dos orçamentos sub-que compõem o orçamento mestre. A fim de que sub-orçamentos são concluídas assuntos, porque as saídas dos orçamentos anteriores compõem as entradas para os orçamentos posteriores. Ao compreender os orçamentos que compõem o orçamento mestre, você pode trazer o processo de orçamento para sua empresa.

Quando bem implementa do e executado, o orçamento pode possibilitar aos gestores verificar, oportunamente, as estratégias necessárias para a produção e colocação de seus produtos e serviços no respectivo ambiente de demanda e com as exigências estabelecidas pelos consumidores. Isto porque o orçamento quando bem acompanhado, pode identificar vieses em relação ao planejado, de forma clara e matemática, possibilitando uma ação rápida da gestão empresarial. Todo o processo de planejamento financeiro e orçamento operacional levam a um melhor conhecimento da empresa. Cada orçamento contribui para gerar novos questionamentos relativos a cada setor do negócio. O orçamento de vendas fornece um panorama das reais possibilidades para o próximo ano, permitindo assim uma visão maior em longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com