TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de orçamento e sua importância na organizaçã

Relatório de pesquisa: Conceito de orçamento e sua importância na organizaçã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.138 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

As empresas sentem a necessidade de desenvolverem novos métodos de administração e técnicas de gerenciamento, valorizando um diferencial que consiste na gestão do conhecimento, definido por um processo sistemático articulado e intencional , ou seja, desenvolvimento e aperfeiçoamento.

A necessidade do gestor leva-o a fazer mudanças no modelo tradicional ao implementar novas políticas estratégicas acrescentando um grau de conhecimento mais elevado.

O principal objetivo deste trabalho é utilizar todas as informações estudadas e colocá-las em prática salientando que, a administração orçamentária determina os objetivos específicos e os fraciona para as diversas áreas da organização em metas alcançadas.

O orçamento de uma empresa está relacionado com a condução e execução de planejamento que se estabelece na administração.Tem-se como o grande desafio do gestor em planejar de maneira adequada os conceitos e as vantagens orçamentárias, a importância da tributação na elaboração do orçamento operacional, a forma como as demonstrações contábeis pode contribuir ao orçamento, e a grande contribuição dos métodos quantitativos ao acompanhamento do orçado e o realizado.

Portanto é através desses princípios que serão definidas as características que ajudarão nos resultados administrativos podendo assim, ampliar a eficiência que consolidam o sempre crescente conhecimento e pensamento no campo da contabilidade alcançando metas importantes na melhoria nos resultados planejados.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito de orçamento e sua importância na organização

O orçamento é um plano financeiro que implementa as estratégias financeiras em um determinado período. Ele pode ser formal, por atingir toda a hierarquia da empresa, desde os seus gestores até o menor nível de comando hierárquico.

Esse tipo de plano produz as estruturas bem planejadas que afetarão o período orçamentário obedecendo a estrutura contábil de planos de contas, centros de custos, despesas e receitas; deve ser incorporado ao sistema de informação contábil por meio dos lançamentos orçamentários seguindo o período anual em 12 meses, não devendo existir orçamento trimestrais, já que a apuração de resultados empresariais deve ser o mínimo mensal e enfim deve consolidar e finalizar as demonstrações básicas com a DRE, BP e fluxo de caixa sendo complementado pelas as análise financeira e de rentabilidade.

2.2 As vantagens do orçamento para a organização

A utilização de um plano orçamentário pode ser entendida como uma ferramenta, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é determinado o desempenho das ações e funções administradas, pois oferece vantagens pela efetiva determinação.

Através da implementação do processo de planejamento e controle de orçamentos, adquire-se o hábito do exame prévio de todos os fatores antes de tomar de decisões importantes, auxiliando na gestão da empresa em dedicar atenções adequadas e oportunas as eventualidades causados pelo surgimento de novas condições externas.

Outro aspecto relevante na adoção de um orçamento global é o fato de que ele é minuciosamente aplicado em partes, para que a operação de toda a empresa estimule os membros da administração a interagir, fazendo com que reduza o envolvimento dos altos administradores com as operações diárias através da delegação de poderes.

2.3 Tipos de orçamentos

 Orçamento Estático: É focado no resultado de um único, plano uma única atividade, uma vez que ele é elaborado ele não muda, fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio. Esse tipo de orçamento não se ajusta a mudanças. Aplicam-se as funções administrativas.

 Orçamento Flexível: Serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades.

 O orçamento flexível: somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado. Esse tipo de orçamento avalia e controla os custos de despesas operacionais e de fabricação.

 Orçamento Rolling ou Contínuo: Analisa aquele período que foi elaborado o orçamento, o que deu certo e o que deu errado e assim projetar um novo orçamento a fim de diferenciar o que deu errado, contudo analisar detalhadamente as receitas e as despesas para ter base para a elaboração do período futuro.

 O orçamento contínuo cobre em torno de 12 meses, sendo que se pode revisá-lo mensalmente, trimestralmente e semestralmente, resultando em um orçamento mais claro e detalhado. Empresas que trabalham com produtos com ciclo de vida reduzido e processos que necessitam de rapidez nas mudanças.

 Orçamento Beyond Budgeting: Cria um ambiente de trabalho favorável, com autogerenciamento e uma cultura organizacional vinculado com responsabilidade, fornecendo assim uma cadeia de motivação, produtividade e melhor atendimento aos clientes da empresa, isso requer liderança e visão.

 O orçamento é projetado a médio e longo prazo, em torno de 18 meses. È mais aplicado em Fábricas e bancos.

 Orçamento Ajustado: O seu objetivo: Seu objetivo é a organização obter uma saída, uma alternativa conforme o planejamento da quantidade da fabricação e vendas ou de outras variáveis. O orçamento fica modificado a partir do orçamento inicial.

 Orçamento Base Zero (OBZ): Seu objetivo é examinar o custo-benefício ou análise de evolução de todos os processos, projetos e atividades, iniciando da estaca zero, foco nos objetivos e metas dos gestores para uma estimativa de vendas, fabricação e outras peças orçamentárias, sendo assim, o OBZ leva mais tempo para sua elaboração e contrapartida conduz a um resultado acertado. Temos os tipos de perguntas que ao elaborar o OBZ devemos analisar: O que gastar? Quanto gastar? Como gastar? Onde gastar? Por que gastar? Aplicam-se as atividades industriais, comerciais e de serviço, com ou sem fins lucrativos.

Controle Matricial Serve para controlar os custos da organização, de tal forma como é chamada matricial que são analisados os orçamentos através de linhas e colunas, para assim estar mais preparada para o mercado competitivo. Aplicam-se ao controle de todas as despesas de qualquer empresa, de qualquer ramo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com