TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito orçamento

Artigo: Conceito orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

2 CONCEITO ORÇAMENTO

Expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período específico;

Plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões (Welsch).

O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. Contém as prioridades e a direção da entidade para um período.

Proporciona condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores. Realiza-se no curto prazo, normalmente um ano. Dependendo do tipo de organização, pode ser desenvolvido de várias maneiras quanto à participação nas definições estruturais:

2.1 Vantagens do Orçamento

 Impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos;

 Proporciona uma estrutura para a avaliação do desempenho;

 Motiva administradores e funcionários;

 Promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa.

2.2 Etapas Orçamentárias

 Planejamento do desempenho da empresa como um todo, assim como o de suas subunidades.

 O fornecimento de uma estrutura de referencia, um conjunto de expectativas especificas contra o qual os resultados reais podem ser comparados;

 A analise de variações do planejado. Se necessário, medidas corretivas seguem a analise;

 Novo planejamento à luz do feedback e das condições alteradas.

3 ORÇAMENTO GERAL

O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos.

Um orçamento geral é composto das seguintes peças orçamentárias: orçamento de vendas; orçamento de produção; orçamento de matérias primas; orçamento de mão de obra direta; orçamento de custos indiretos de fabricação; orçamento do custo de produção e do custo de vendas; orçamento de despesas comerciais e administrativas; orçamento do fluxo de caixa; orçamento do resultado; orçamento do balanço patrimonial. Principalmente ela determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio liquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, incluídas na apuração do resultado no período em que ocorrem, ou seja, de acordo com o fato gerador, no período de competência, independente de terem sido recebidas as receitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com