TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Custo, Despesas, Perdas, Custos Indiretos, Custos Fixo e Variável

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos de Custo, Despesas, Perdas, Custos Indiretos, Custos Fixo e Variável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 8

Conceitos de Custo, Despesas, Perdas, Custos Indiretos, Custos Fixo e Variável

• Perdas

São gastos incorridos de forma anormal e inesperada, de forma que não compreende o processo rotineiro da empresa. Não se confunde com a despesa e nem com o custo, exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita.

Exemplos:

- Perdas com incêndios;

- Obsoletismo de estoques etc.

São itens que vão diretamente à conta de Resultado, assim como as despesas, mas não representam sacrifícios normais ou derivados de forma voluntária das atividades destinadas à obtenção de receita. É muito comum o uso da expressão Perdas de material da fabricação de inúmeros bens; entretanto, a quase totalidade dessas "perdas" é na realidade, um custo, já que são valores utilizados de maneira normal no processo de produção, fazendo parte de um processo já conhecido até por antecipação para a obtenção da receita almejada.

O gasto com mão-de-obra durante um período de greve, por exemplo, é uma perda, não um custo de produção. O material deteriorado por um defeito anormal e raro de um equipamento provoca uma perda, e não um custo.

• Custos

São medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, pessoa, governo ou entidade, têm de arcar a fim de atingir seu objeitvo. Colocar o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando, revendendo ou ate mesmo o de cumprir com seu serviço contratado.

• Despesas

Na Contabilidade é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.

As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

Exemplos:

- Aluguel;

- Salários e encargos;

- Pró-labore;

- Telefone,

- Impostos;

- Comissões de vendedores etc.

Elas ainda são classificadas em fixas e variáveis:

-Despesas Fixas: são aquelas cujo valor a ser pago não depende do volume ou do valor das vendas.

-Despesas Variáveis: são aquelas cujo valor a ser pago está diretamente relacionado ao valor vendido.

As despesas são itens que reduzem o Patrimônio Líquido e que têm essa característica de representar sacrifícios no processo de obtenções de receitas.

Todo produto vendido, serviço e utilidade transferidos provocam despesas. Costumamos chamá-lo Custo do produto Vendido e assim fazemos aparecer na Demonstração de Resultados.

Cada componente que esta relacionado com o custo no processo de produção, torna-se despesa. A mercadoria adquirida pela loja comercial provoca um gasto, um investimento, que se transforma numa despesa no momento do reconhecimento da receita trazida pela venda, sem passar pela fase de custo.

Todas as despesas são ou foram gastos. Porém, alguns gastos muitas vezes não se transformam em despesas (por exemplo, terrenos, que não são depreciados) ou só se transformam na hora que ser vendido.

Todos os custos que são ou foram gastos se transformam em despesas quando da entrega dos bens ou serviços a que se referem. Muitos gastos são automaticamente transformados em despesas, outros passam primeiro pela fase de custos e outros ainda fazem a etapa completa, passando por investimento, custo e despesa.

• Diferença entre Despesa e Custo

Uma diferença básica para a despesa é que o custo traz um retorno financeiro e pertence à atividade fim, pela qual a entidade foi criada, determinada no seu Contrato Social, na cláusula do Objeto.

Já despesa é um gasto com a atividade meio e não gera retorno financeiro, apenas propicia um certo conforto ou funcionalidade ao ambiente empresarial.

A razão para se classificar os gastos correntes de uma entidade em despesas e custos é que o primeiro vai direto para o resultado do período. Já custos irá formar um estoque, na produção de um bem e na sua realização (venda), serão finalmente levados ao resultado, o que poderá levar meses ou até anos.

• Custos Diretos

São aqueles relacionados diretamente com a produção do produto (bem ou serviço), pode ser atribuído direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. No qual podemos ter uma medida fiel do gasto realizado.

Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado, são diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Exemplos:

- Matéria- prima usada na fabricação de produtos.

- Mão- de- obra direta.

O custo direto tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva.

Existe varias maneiras de se aplicar os Custos diretos nas empresas, abaixo alguns exemplos;

- Controle de consumo de materiais:

Adquirir um sistema de requisições, assim vai saber sempre para qual produto foi utilizado o material retirado do Almoxarifado.

- Controle de mão- de- obra direta:

Adquirir um sistema de apontamentos, por meio do qual se verifica quais os operários que trabalham em cada produto (ou serviço) no período (dia, semana, mês) e por quanto tempo (minutos, horas).

• Custos Indiretos

É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser identificado diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com