TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade. APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE

Tese: Contabilidade. APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Tese  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

MÓDULO 1 – A CONTABILIDADE

Iniciaremos nosso conteúdo abordando as noções básicas da contabilidade, seus principais conceitos e aplicações.

DEFINIÇÃO

A contabilidade é uma ciência que estuda a formação e a variação do patrimônio, fornecendo informações fundamentais para a tomada de decisões importantes, dentro e fora das organizações. Dessa forma, a contabilidade registra e controla os fatos contábeis ocorridos no dia a dia das empresas, visando a elaboração de demonstrativos contábeis e ou relatórios que possam auxiliar os interessados em termos de conhecimento sobre a situação da empresa.

Portanto, a contabilidade contribui com a coleta de dados de uma empresa, registrando-os em demonstrativos contábeis para que possam ser interpretados e ou utilizados pelos diversos usuários da contabilidade.

Além disso, a contabilidade registra os acontecimentos ocorridos no patrimônio de uma empresa proporcionando um histórico que pode servir de base para projeções e ou analise de desempenho da organização.

Dessa forma, destaca-se a finalidade da contabilidade: Controlar o patrimônio com o objetivo de fornecer informações sobre a sua composição e variação.

APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE

O CFC – Conselho Federal de Contabilidade, por meio de resolução específica, estabelece o seguinte sobre a contabilidade: A aplicação da contabilidade a uma entidade particularizada busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, analises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.

Dessa forma, observa-se que a contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (um setor específico da economia ou um ramo de atividade).

Exemplos:

· Contabilidade geral ou financeira: Fornece informações importantes para a gestão do negócio e para os usuários. É utilizada para fins fiscais. Outras denominações também podem ser atribuídas de acordo com a área ou a atividade em que a contabilidade é aplicada;

· Contabilidade de custos: Tem como foco o cálculo e interpreção dos custos existentes em uma organização;

· Contabilidade gerencial: Utilizada no âmbito interno das organizações com a finalidade de suprir os gestores de informações necessárias à tomada de decisões. É utilizada pelo controller.

Segundo Padoveze (2005), a contabilidade gerencial, como uma parte integral do processo de gestão, adiciona valor distintivamente pela investigação contínua sobre a efetividade da utilização dos recursos pelas organizações na criação de valor para s acionistas, clientes e outros credores.

USUÁRIOS DA CONTABILIDADE

Trata-se de um conjunto de pessoas e ou entidades interessadas nas informações fornecidas pela contabilidade. Os usuários se interessam por informações que demonstrem a situação econômica e financeira da empresa e assim avaliar a questão patrimonial existente, bem como possíveis expectativas relacionadas ao retorno e sustentabilidade do negócio.

Exemplos de usuários da contabilidade:

· Sócios/acionistas: Interessam-se pelas informações referentes ao patrimônio da empresa bem como o retorno auferido no investimento;

· Investidores: Através dos relatórios contábeis verifica-se a saúde financeira da empresa e sua capacidade de geração de lucros, revelando assim, informações que podem ou não corresponder às expectativas de mercado, sobre o desempenho da empresa escolhida para investimento;

· Bancos: Utilizam os principais demonstrativos contábeis para avaliar a situação econômica e financeira da organização, objetivando a apuração do nível de risco e análise de crédito;

· Fornecedores: Desejam saber informações quanto à capacidade de pagamento e prazos suportados pela organização;

· Administradores: Utilizam-se da contabilidade como elemento fundamental para tomada de decisão em relação ao planejamento e controle das operações que cercam o ambiente empresarial;

· Governo: Serve-se dos demonstrativos contábeis para fins de arrecadação de impostos e ou dados estatísticos visando redistribuir os recursos nas áreas carentes.

· Empregados: Demonstram interesse pela contabilidade, pois necessitam saber sobre as condições da empresa em relação ao pagamento de salários e benefícios concedidos aos respectivos colaboradores da organização;

· Sindicatos: Utilizam-se da contabilidade com o objetivo de determinar a produtividade da organização e ou ramo de atuação com vistas a possíveis indicadores de reajustes salariais.

MANUTENÇÃO DA CONTABILIDADE

A contabilidade pode ser feita para a pessoa jurídica ou para a pessoa física, embora esta última não seja comum.

Pessoa física: é a pessoa natural tida como capaz de direitos e deveres na ordem cível.

Pessoa jurídica: Aquela que, sendo incorpórea, é compreendida por uma entidade coletiva ou artificial, legalmente organizada, com fins políticos, sociais, econômicos e outros, a que se destine, com existência autônoma, independente dos membros que a integram. É sujeita, ativa ou passivamente, a direitos e obrigações. As pessoas jurídicas classificam-se de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com