TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ambiental Nas Empresas

Por:   •  29/5/2017  •  Artigo  •  5.211 Palavras (21 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 21

ARTIGO CIENTÍFICO

CONTABILIDADE AMBIENTAL:

IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE AMBIENTAL NAS EMPRESAS

Aluno: Carlos Roberto da Silva Júnior

Professor: Alessandro Antunes Leandro

RESUMO

O trabalho visa demonstrar o quanto o estudo e a aplicação da contabilidade são de extrema importância para controlar, ter transparência e competitividade no setor ambiental. Uma metodologia de gerenciamento desenvolvida para o meio ambiente que estuda os procedimentos rentáveis tendo em vista buscar a diminuição de custos e despesas funcionais, com alta qualidade, dispondo de um moderno sentido para os resíduos, diminuindo as conseqüências ambientais. Desenvolver uma gestão ambiental que permita precaver e reduzir ameaças ambientais impedindo de passar por penalidades oficiais. Por outro lado, converter o cenário da instituição atrativamente para o mercado na esfera sustentável.

PALAVRAS CHAVES: Gerenciamento Ambiental, Aplicação, Contabilidade.

INTRODUÇÃO

O mundo vem sofrendo grandes mudanças e todas estas, em sua maioria, causadas para suprir as utilidades da humanidade. Essa constante busca do indivíduo atrás de novas tecnologias, melhorar condição de vida e conforto vem degradando o eco sistema que hoje é o motivo de preocupação não só dos governantes, mas também das empresas e da sociedade como um todo, pois se as riquezas ambientais não forem preservados, poderão acabar e tornar a vida na terra muito difícil. O meio ambiente é um assunto de grande importância para todos. A conscientização não vêm apenas da sociedade, mas principalmente das empresas, pois sendo ela, de grande ou pequeno porte, é certo que em seus processos de fabricação ocorram atos que prejudicam o meio em que vivemos (ZAHAIKEVITCH ET AL, 2011, p. 4).

A contabilidade vem se mostrando presente, principalmente nas empresas, buscando demonstrar aos gestores a relevância que a inserção de um plano de administração ambiental pode trazer ao ambiente de trabalho e efeitos que as pequenas ações realizadas dentro da entidade podem refletir na sociedade como um todo. A influência adotada pela sociedade, em relação as entidades que não respeitem o meio ambiente, estão nada tolerantes com o tema, pois sabem que não prejudicam só a eles, mais o planeta terra e toda geração futura que estão por vir. Gestores das diversas organizações de várias partes do mundo discutem sobre o assunto para tomada de decisões.

Salvar o ecossistema não é somente uma questão dos ecologistas, sabemos que se a organização impossibilita seu meio, impedi seu próprio funcionamento.

A amplitude ambiental e sua introdução com técnicas de aferimento contábil passam pelo estímulo de apreciar aquilo que não se compra e muito menos se vende dos cidadãos, já que não se obtém ar puro, diversidade biológica, característica da água; mas a comunidade retira, realiza e gasta os recursos humanos, relacionando o racionamento com o eco sistema. Se ampla parte de toda matéria-prima vem do meio ambiente, faz indispensável à percepção por meio dos cidadãos sendo que, a deterioração do eco sistema formado pela nação, poderá ser reduzida com a mensuração e a evidenciação dos resíduos gerados pelos os poluidores.

A continuidade do progresso econômico com a conservação das matérias-primas naturais, assim debatido pelos pensadores, especialistas e governanças por um longo tempo, à pouco tempo atrás, em virtude do progresso de tecnologias e à multinacionalização, este tema se expandiu.

Atualmente, generalizando, os gestores organizacionais possuem uma leve compreensão ambiental, porém,estão com a mente aberta sobre o alerta da rápida degradação ambiental em todo o mundo.

Levando em consideração este contexto, sendo a mudança com a proteção ambiental necessite de ser compreendida desde o início da vida, ou melhor, que seja aplicada para mudar a cultura, humanização e a percepção ambiental,foram mostrados no Art. 105 na 19ª sessão especial da Assembléia Geral das Nações Unidas que aconteceu na data 28 de junho de 1997:

“A educação aumenta o bem-estar humano, e é um fator decisivo para capacitar as pessoas a se tornarem membros produtivos e responsáveis na sociedade. Um pré-requisito fundamental para o desenvolvimento sustentável é um sistema educacional efetivo e adequadamente financiado, em todos os níveis, particularmente o primário e secundário, pois são acessíveis a todos e porque aumentam tanto a capacidade humana e o bem-estar. Os temas centrais da educação para a sustentabilidade incluem o aprendizado permanente, a educação interdisciplinar, as parcerias, a educação multicultural e o empoderamento. Deve ser dada prioridade para garantir às mulheres e meninas acesso igualitário e total a todos os níveis de educação e treinamento. Deve ser dada especial atenção também ao treinamento de professores, jovens lideranças e outros educadores. A educação também deve ser vista como um meio para empoderar a juventude e grupos marginalizados e vulneráveis, incluindo aqueles que estão nas áreas rurais, através de parcerias Inter geracionais e educação de pares. Mesmo em países com sistemas educacionais fortes, existe a necessidade de se reorientar a educação, a conscientização e o treinamento para promover uma ampla compressão pública, análise crítica e suporte para o desenvolvimento sustentável. Educação para um futuro sustentável deve envolver um amplo espectro de instituições e setores, incluindo mas não se limitando aos negócios/indústria, organizações internacionais, juventude, organizações profissionais, organizações não governamentais, ensino superior, governo, educadores e fundações, para tratar os conceitos e questões do desenvolvimento sustentável, como expressados na Agenda 21, e devem incluir a preparação de programas e planos de educação para o desenvolvimento sustentável, como enfatizado no programa de trabalho a Comissão sobre o Desenvolvimento Sustentável adotado em 1996.”

Por essa razão exige-se aprimorar o uso de modo ponderado e responsável das riquezas naturais, a fim de que as gerações que estão por vir possuam a chance de ver parte das abundâncias do meio ambiente no planeta existentes atualmente.

Partindo desse princípio, as entidades que se preocupam em ocupar seu lugar no mercado precisarão de um Sistema de Gestão Ambiental, com objetivo na implantação de ajudar a Contabilidade Ambiental com criação das evidências contábeis, afim de que os empresários tomem providências, onde possa buscar uma estabilidade econômica à organização, sendo, entretanto fundamental o uso sustentável do patrimônio ambiental por elas reconhecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (210.3 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com