TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.768 Palavras (20 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Ji-paraná - RO

2013

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]



        SUMÁRIO        

INTRODUÇÃO        

DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE        

PRINCÍPIO DA ENTIDADE        

PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE        

PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA        

REGIME DE APURAÇÃO        

CAIXA        

COMPETÊNCIA        

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE (CONCEITOS)        

PEPS        

UEPS        

CUSTO MÉDIO PONDERADO        

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS        

RECONHECIMENTO DA RECEITA        

DEDUÇÕES DE RECEITA        

IMPOSTO E CONTRIB. NA COMPRA E NA VENDA (ICMS, PIS, COFINS)        

TRIBUTOS INCIDENTES SOBRE VENDAS E COMPRAS        

OPERAÇÕES FINANCEIRAS        

CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA        

TAXAS EQUIVALENTES        

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS        

BALANÇO PATRIMONIAL        

DRE – DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO        

CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

A ideia focada neste trabalho é de expor, especificando e familiarizando as rotinas da Contabilidade Comercial, pois o contador deve estar atento a todos os fatos e lançamentos contábeis de uma empresa, os princípios fundamentais de contabilidade representam o núcleo da central dela. Apresenta o regime de apuração detalhadamente, sendo, regime caixa, e competência, e os três, métodos de avaliação de estoque, e as demonstrações contábeis, e outro que iremos mostrar no desenvolvimento do trabalho, como:

• Definições conceituais dos Princípios da Contabilidade 
• Regime de Apuração 
• Métodos de Avaliação de Estoques (Conceitos) 
• Operações com Mercadorias e Impostos 
• Operações Financeiras
• Demonstrações Contábeis
• Contabilidade e suas Perspectivas





DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Na contabilidade seus princípios fundamentais de contabilidade valem para todos os patrimônios, independente da entidade a qual pertencem, quais finalidades usadas, a forma jurídica na qual estão revestidos, sua localização, expressão ou quaisquer outros qualificativos, desde que usufruam da condição de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes,
nos princípios científicos jamais pode haver hierarquização formal, dado que eles são os elementos predominantes na constituição de um corpo orgânico, proposições que se colocam no início de uma dedução, e são deduzidos de outras dentro do sistema. Em ciências sociais, princípios se colocam como evidencias enunciações universais e verdadeiras, assim admitidas sem necessidade de demonstração, ultrapassando, pois a condição de simples conceitos. Os princípios simplesmente são e, essencial às normas, fundamentando e justificando a ação, enquanto algumas a dirigem na prática, no caso brasileiro, os princípios estão presentes na formulação das Normas Brasileiras de Contabilidade, verdadeiros pilares do sistema de normas, que estabelecerá regras sobre a apreensão, o registro, relato, demonstração e análise das variações detectadas no patrimônio, buscando descobrir suas causas, de forma a possibilitar a elaboração de aspectos sobre a entidade e não podem sofrer qualquer restrição na sua análise,
em termos de conteúdo, os princípios dizem respeito à caracterização da entidade e do patrimônio, à avaliação dos componentes deste e ao reconhecimento das mutações e dos seus efeitos diante do patrimônio líquido. Como os princípios alcançam o patrimônio na sua globalidade, sua analise nos procedimentos aplicados, sem respaldos nenhum, resultara em informações de utilidade para decisões sobre situações concretas. Esta é a razão pela qual os objetivos da contabilidade são caracterizados pela palavra informação.

PRINCÍPIO DA ENTIDADE   

O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. “A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico contábil”.

O princípio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade, e afirma a autonomia patrimonial, demonstra a necessidade de diferenciar um patrimônio particular no meio de um mundo de patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, ou conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, neste conceito, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. Na prática, este é um dos princípios mais desrespeitados pelos empresários, em especial nas micro e pequenas empresas, o que exige do contabilista que presta serviços a estes tipos de entidades uma atenção redobrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (193.6 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com