TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Como Conhecimento

Por:   •  18/10/2016  •  Artigo  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

                                                 

                                                       [pic 1]

Contabilidade como conhecimento: utilidade e desenvolvimento.

Teoria da contabilidade

Arthur Maranhão – 11316698

  1. Introdução

        O trabalho tenta abranger a Contabilidade tanto como utilidade tanto como conhecimento, sustentando a idéia da Contabilidade como um conhecimento igual a qualquer outro, e nas palavras de Leonardo da Vinci “Sempre a prática deve ser edificada sobre a boa teoria”.

“Aquele que se enamora da prática, sem a ciência, é como um navegante que entra no navio sem timão e sem bússola, que jamais tem a certeza de onde vai. Sempre a prática deve ser edificada sobre a boa teoria.” - Leonardo da Vinci

  1. Desenvolvimento

Toda via é mister antes de decorrer sobre o tema saber a definição de Contabilidade: “Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira” , ciência por sua vez é qualquer conhecimento ou prática sistemáticos, ou seja, todo conhecimento ou prática que possua um método, uma organização para ser realizado.

 A contabilidade é uma ciência, visto que é um conhecimento que possui metodologia própria, utiliza-se de métodos racionais para o seu estudo, sendo este o método das partidas dobradas, portanto a contabilidade é sim um conhecimento como outro qualquer.

A contabilidade tem seu papel na sociedade, visto que seu objetivo é fornecer informações, interpretações e orientações úteis na tomada de decisões da entidade. Como os usuários da contabilidade são todos aqueles que se interessam pela situação financeira e econômica da empresa e buscam na contabilidade suas respostas para seus objetivos que por muitas vezes são diferentes, pode se concluir que abrange quase toda sociedade.

É bem provável que a contabilidade tenha surgido a muito tempo cerca de 2.000 A.C. com os Sumérios que se utilizavam da contabilidade apenas para registrar quanto uma pessoa possuía de determinado bem, mostrando ser assim uma forma de controle do patrimônio, controlar o patrimônio é um dos objetivos da contabilidade, que pretende registrar todos os fatos que alterem o patrimônio da entidade, no caso dos Sumérios o patrimônio da pessoa. Após as contribuições de  Leonardo Fibonacci e depois do monge Luca Pacioli, principais colaboradores do método das partidas dobradas, que desde então vem sendo utilizado sem modificação, este método consiste em apresentar o patrimônio através de contas, sendo que cada transação que ocorra deva ser registrada em pelo menos duas contas onde o total dos débitos seja igual ao total do créditos, a partir deste momento a contabilidade deixou de ser meramente uma atividade amadora e passou a se organizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com