TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial/Custos Indústria de Cosméticos

Por:   •  27/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.767 Palavras (28 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 28

Contabilidade Empresarial/Custos

Indústria de Cosméticos

 ALAIANE SANTOS DE  SOUZA

JANAÍNA DE MORAES

LARISSA SOUZA MOTA

SILVANA APARECIDA BARBOSA

 Professor - Ismael Jesus de Lima

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Ciências Contábeis (CTB 0332/2 Lages-SC) – Prática do Módulo II

28/11/2016

RESUMO

É reconhecido tanto na pesquisa acadêmica bem como no meio empresarial, que a pressão exercida pela concorrência elimina a possibilidade de ineficiências internas geradas pela má informação e falta de controle. Nesse contexto, as empresas buscam alternativas para gerir seus recursos escassos de modo a produzir com qualidade e ter preço competitivo no mercado. Essa pressão concorrencial exerce um esforço do pequeno empresário por vezes superior na medida em que, não possui outros atributos estratégicos como ganhos em escala. Como base na observação desse fenômeno, o presente estudo pretendeu sugerir um sistema de custos para as empresas de pequeno porte e  microempresas, que seja de baixo custo de desenvolvimento,  implantação  e operacionalização.  Foi adotado  um estudo  de caso  com pesquisa  para uma empresa de cosméticos a ALJS Cosméticos e o resultado apresenta que o custeio por absorção  aliado a  ferramenta do custeio alvo atende a  necessidade do pequeno e  médio empreendedor na medida em que os controles necessários podem ser realizados através de planilhas eletrônicas de baixo custo.

Palavras-chave: Contabilidade de custos; Indústria de cosméticos

1 INTRODUÇÃO

O mercado de cosméticos é extremamente amplo e dinâmico. Lançamento de produtos em um intervalo de tempo curto, novas empresas entrantes no mercado, concorrência de produtos nacionais e importados são apenas algumas das variáveis do ambiente deste setor. Frente a tantas variáveis, o posicionamento estratégico da empresa dentro de um nicho é muito importante. Além disso, o profissionalismo ao gerenciar o negócio é obrigação para empresas prosperarem no mercado.

O Brasil está na terceira colocação mundial no consumo de cosméticos e apresenta crescimento na ordem de 10% ao ano no consumo. Ou seja, é um mercado em franca expansão e extremamente competitivo.

A adequação da empresa a esta realidade implica em uma análise interna para correto gerenciamento de custos.

                 1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

 

O aumento do número de fornecedores e colaboradores traz uma maior complexidade à operação das empresas objeto de nosso estudo. Ao iniciar a fabricação de cosméticos em sua própria planta industrial, novos fornecedores de matérias primas foram incorporados à cadeia de suprimentos assim como novos colaboradores. Consequentemente foram criados dentro da empresa processos produtivos.

Este aumento das operações trouxe uma série de perguntas que devem ser respondidas para melhor gerir os negócios da empresa.

Quais produtos da empresa são mais onerosos? Quais custos impactam mais no produto? Existem desperdícios e perdas?

Estas são questões que devem ser respondidas para que a diretoria da empresa tome decisões fundamentadas. Num ambiente de negócios extremamente competitivo no qual empresas estão inseridas atualmente, a coleta e análise precisa de dados tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo são essenciais. Custos, despesas, gastos devem ser analisados com precisão para que novas diretrizes sejam elaboradas. Um sistema de custeio torna-se fundamental para nortear o processo decisório.

Tendo em vista o ambiente competitivo e as constantes mudanças ao longo do período da existência das empresas de cosméticos, uma análise profunda dos  seus processos de produção relacionados aos produtos de maior rotatividade na empresa torna-se necessária para sustentar o seu desenvolvimento organizacional.

              O rápido crescimento aumentou o volume de operações da empresa e consequentemente trouxe um aumento do número de fornecedores e colaboradores ao negócio. Portanto, a necessidade de controle também se faz presente. Com este cenário exposto, criar ferramentas eficazes para auxiliar a gerência na tomada de decisões torna-se fundamental para a organização.

2 CONCEITO BÁSICO DE CUSTOS

2.1 CONTABILIDADE DE CUSTOS

A contabilidade de custos nasceu da contabilidade financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, mais especificamente com o início da Revolução industrial. Anteriormente a esse período, os produtos era fabricados por artesãos que, via de regra, não constituíam pessoas jurídicas e pouco se preocupavam com o cálculo de custos.

                A contabilidade nessa época tinha sua aplicação maior no segmento comercial, sendo utilizada para apuração do resultado do exercício. Porém, com o incremento da indústria surge a necessidade de cálculo de custos para formação de estoques. Os comerciantes para apurar o resultado do exercício somavam as receitas e subtraíam delas o custo da mercadoria vendida, gerando o lucro bruto. Do lucro bruto eram deduzidas as demais despesas e, assim, encontravam o lucro ou prejuízo do período (sistema ainda utilizado pela contabilidade atualmente). Exemplo:

Vendas

(-) custo das mercadorias vendidas (=) lucro bruto

(-) despesas administrativas (-) despesas comerciais

(-) despesas financeiras (=) lucro/prejuízo

 Na atividade comercial o custo da mercadoria vendida era fácil de ser identificado, uma vez que sua composição resulta do valor pago pela mercadoria, mais tributos não compensáveis, mais fretes pagos e seguros.

 No caso de haver variação de estoques, aplica-se a fórmula envolvendo, estoque inicial, compras e estoque final para se encontrar o custo das mercadorias vendidas (CMV). Ou seja, CMV = Ei + Compras – Ef.


No segmento industrial, a mesma sistemática de cálculo de custo dos produtos não poderia ser utilizada, uma vez que o fabricante compra materiais e os transforma, paga mão-de-obra para elaborá-los e ainda existe uma infinidade de outros custos (energia, água etc.), para enfim gerar o produto final para venda.

Nessa situação, na qual vários insumos são consumidos para elaboração de um novo produto, não é tão simples o cálculo de custos a ser implementado. Essa dificuldade ou necessidade fez surgir a contabilidade de custos, inicialmente com a finalidade de mensurar os estoques produzidos e determinar o resultado do exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)   pdf (271 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com