TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Tese: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Tese  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

A Contabilidade Gerencial é um conjunto de informações que são dadas à administração geral da empresa para três atividades vitais: planejamento, controle e tomada de decisões.

A Contabilidade Gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar o uso apropriado de seus recursos (MARQUES 2011, p. 009).

Sendo um instrumento de grande importância para a administração, a Contabilidade Gerencial levanta dados de todos os setores existentes na empresa, principalmente a parte financeira.

Assim a Contabilidade Gerencial é relacionada com o oferecimento de informações para os administradores, sendo utilizada principalmente como ferramenta de auxilio à administração da empresa.

Os sistemas de informações contábeis são um conjunto do sistema de informação total da empresa.

Os sistemas de informações são juntados segundo a estrutura orgânica definidora dos vários ambientes empresariais, sendo os sistemas de informações contábeis componentes das áreas de controladoria, financeira, administrativa e de contabilidade. (MARQUES 2011, p. 195).

Na realidade, os sistemas de informações contábeis buscam dados em todas as atividades empresariais, executam o processamento e geram informações representativas da dinâmica organizacional.

Até o século XVIII, os registros contábeis foram quase que exclusivamente utilizados para apuração dos resultados das operações da empresa e para elaboração de demonstrativos destinados à informação de terceiros interessados no seu desempenho (bancos, fornecedores, fisco, etc.). Portanto, foi a era em que imperou a contabilidade geral ou financeira, pois a produção era basicamente artesanal, ou seja, elaborada por pequenos grupos familiares, ou pequenas empresas. Desta forma, não havia necessidade de controle rígido de custo para proteção do capital investido, apuração do resultado e obtenção de informações.

A partir do século XVIII, com o desenvolvimento da indústria e a maior complexidade das atividades empresariais, novos procedimentos técnicos foram gradativamente aperfeiçoados, visando ao aperfeiçoamento dos registros da contabilidade financeira.

Assim nasceu a contabilidade de custos, cujo objetivo inicial limitava-se à determinação mais refinada dos valores dos estoques da empresa e, em consequência, a mais correta apuração dos resultados.

Esse objetivo inicial, entretanto, fez-se abrangente quando a crescente complexidade do ambiente econômico levou o empresário à descoberta de que os dados contábeis poderiam, e deveriam ser utilizados como instrumentos de administração.

Assim, os desdobramentos das técnicas de contabilidade de custos levaram ao desenvolvimento do que hoje chamamos de Contabilidade Gerencial: um conjunto de procedimentos de fundamental importância para a administração da empresa moderna, e no qual se inclui, como origem uma das partes mais destacadas, a Contabilidade de Custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com