TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Tese: Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  Tese  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

No contexto atual das organizações e do mercado altamente competitivo e globalizado, está cada vez mais evidente a atuação, interação e importância da Contabilidade. Esse campo de estudo, assim como Administração e Economia, está diretamente ligado à gestão, planejamento e controle de uma organização.

A Contabilidade está estruturada de forma que há uma Contabilidade Financeiro-Societária que fornecem dados que alimentam uma Contabilidade Fiscal e uma Contabilidade Gerencial, que seriam as duas vertentes, ou dois vieses da Contabilidade. Obviamente a Contabilidade Fiscal é importante para a gestão de uma organização, entretanto a Contabilidade Gerencial é essencial para o gestor comandar sua empresa obtendo os resultados desejados, e principalmente ter embasamento em suas decisões.

Atrelado a isso, serão apresentados no decorrer do trabalho, aspectos inerentes ao processo administrativo (planejar, controlar, revisar), ambiente organizacional (fatores internos e externos que influenciam na organização), aspectos jurídicos (legislação tributária, trabalhista, etc.) e cálculos financeiros (juros, descontos, variações, custos).

Diante desses aspectos se terá uma noção de como a Contabilidade está inserida no cotidiano de uma empresa e até em nossa vida pessoal, que esta é um instrumento de controle de finanças, gestão e avaliação de resultados. A Contabilidade é a parada final de todos os processos de uma empresa, onde ela vai receber os dados, gerar a informação que servirá de base para o cálculo de um imposto, para a decisão de um investimento, evidenciar a situação da entidade se está gerando lucro ou arcando em prejuízo, enfim de como uma organização está estruturada com o seu patrimônio.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 - Contabilidade Gerencial:

A contabilidade está invariavelmente relacionada ao universo das organizações. E as organizações podem ser classificadas como entidades sem fins lucrativos (as associações, as igrejas, etc.) ou como empresas que objetivam o lucro (os baços, as lojas, etc.). Toda organização surge da associação de duas ou mais pessoas que, formando uma sociedade, buscam atingir um objetivo comum.

A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações. A contabilidade é uma ferramenta muito usada na gestão de negócios. Desde tempos anteriores, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.

Compreendemos que a contabilidade é como um conjunto de conhecimentos, leis, princípios e métodos de evidenciação próprios, é a ciência que estuda, controlam e observam patrimônios das entidades nos aspectos quantitativos e qualitativos e que, como conjunto de normas, preceitos e regras gerais, se constitui na técnica de coletar, catalogar e registrar os fatos que nele ocorrem, bem como de acumular resumir e revelar informações de suas variações e situação, principalmente econômico-financeira.

O custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender somente o fisco. As informações podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é encarada como mera burocracia para atendimento governamental.

Dentre as utilizações da contabilidade, para fins gerenciais, destacam-se, entre outros:

1. Projeção do Fluxo de Caixa

2. Análise de Indicadores

3. Cálculo do Ponto de Equilíbrio

4. Determinação de Custos Padrões

5. Planejamento Tributário

6. Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário

Primeiramente uma contabilidade verdadeiramente gerencial, é que esta seja atualizada e mantida com respeito às boas técnicas contábeis.

Desta forma, pressupõe-se, que uma contabilidade para uso gerencial deva ter:

1 Contas bancárias devidamente com os respectivos extratos, sendo as diferenças demonstradas e que tais diferenças não afetem o resultado pelo regime de competência.

2 Provisões de Férias e 13º Salário feitas mensalmente, com base em relatórios detalhados do departamento de recursos humanos.

3 Depreciações, amortizações e exaustões, contabilizadas com base em controles do patrimônio.

4 Registro dos tributos gerados concomitantemente ao fato gerador, efetuando-se também a Provisão do IRPJ e CSLL, conforme regime a que está sujeito a empresa (lucro real, presumido ou arbitrado).

5 Nas empresas que se dedicam às atividades imobiliárias, optar por contabilizar custos orçados das obras.

6 Receitas, custos e despesas, reconhecidas pelo regime de competência, como detalhado adiante.

Como percebemos a contabilidade esta presente no orçamento e planejamento em nossos dia a dia, tanto na pessoa física, como nas empresas, servindo como principal ferramenta para situar a empresa nos aspectos econômicos e patrimonial. Já a gestão é um principio fundamental que todo cidadão deve defender.

3 Processo Administrativo:

Na Administração existem várias ferramentas para analisar um contexto organizacional. Um Administrador de empresa lida com pessoas que faz seus trabalhos para quais foram contratados. Ao coordenar o trabalho dessas pessoas, o administrador desempenha suas funções pelo menos por meio de quatro processos administrativos: planejamento, organização, direção e controle.

Quando considerados de forma separada, planejamento, organização, direção e controle constituem funções administrativas, quando tomados em conjunto, para o alcance de objetivos, formam o processo administrativo.

Planejar e organizar representa aspectos mais abstratos do processo administrador enquanto dirigir e controlar caracteriza aspectos mais concretos.

3.1 - Teoria Clássica:

• Prever, Organizar, Comandar, Coordenar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com