TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributaria

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

TRIBUTOS – DEFINIÇÃO

Com base no CTN (Código Tributário Nacional) em seus artigos. 3º ao 5º define que “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção por ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

Analisando este artigo, resume-se o conceito de tributo, afirmando que é sempre um pagamento compulsório em moeda, forma normal de extinção da obrigação tributária.

Porém, se autorizado por lei, o pagamento pode ser feito em outro valor que possa ser expresso em moeda. Por exemplo: O decreto-lei nº 1.766q80 autorizou o Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (INCRA) a receber imóveis em pagamento de débitos em dívida ativa e relativos ao Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), taxa de Serviços Cadastrais, à Contribuição Sindical Rural e à Contribuição do art. 5º do Decreto-lei 1.146/70 (1% - um por cento) para os que exercem atividades rurais em imóveis sujeitos ao ITR.

O CTN estabelece “que não constitua sanção por ato ilícito”, pois, nesse caso o pagamento compulsório refere-se à multa por infração fiscal e não a tributo.

Dispõe ainda que o tributo só possa ser exigido por lei (princípio da legalidade, art. 150, I, da CF) e cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada. O fisco só pode agir na forma e nos estritos limites fixados em lei, sem o que haverá abuso ou desvio de poder.

O tributo classifica-se em duas espécies: tributos não vinculados e tributos vinculados. Vinculados: quando determinada atividade for praticada necessariamente pela administração pública, em razão do exercício regular do poder de policia ou da prestação de serviço público, específico e divisível, prestado ao contribuinte ou colocado a sua disposição). Ex. Taxas

Não Vinculados: quando forem cobrados independentemente de uma contraprestação estatal específica relativa ao contribuinte. Ex. Impostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com