TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributaria

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

5S – ferramenta de melhoria continua que pode ser aplicada em qualquer etapa do processo. Trata-se de cinco passos que visam antes de tudo, manter a ordem e limpeza nos locais de trabalho. Os 5 sensos são: “senso de utilização” - Separar o necessário do desnecessário. Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil. “senso de arrumação” - Colocar cada coisa em seu devido lugar. Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz. “senso de limpeza” - Limpar e cuidar do ambiente de trabalho. Melhorar o nível de limpeza. “senso de saúde” - Tornar saudável o ambiente de trabalho. Prevenir o aparecimento de supérfluos e a desordem. “senso de autodisciplina” - Rotinizar e padronizar a aplicação dos S anteriores. Incentivar esforços de aprimoramento. SMED (Single Minute Exchange of Die) = "troca rápida de ferramentas" É utilizado na indústria para diminuir o tempo de preparação de máquinas, equipamentos e linhas de produção. TPM (Total Productive Maintenance), em português,Manutenção Produtiva Total) = é um sistema usado na eliminação de perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e reduzir custos nas empresas com processos contínuos. Just in Time (Tempo justo) = é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) Fases de habilitação = FASE 1 – RECONHECIMENTO(A empresa exista formalmente) - 1° – Planejar a Implantação (Diagnóstico) e realizar a Abordagem de Processos. 2° – Treinar Direção e Envolvidos Diretos. 3° – Definir Modelos de Documentos. 4° – Documentação Fundamental. FASE 2 – IMPLENTAÇÃO - 5° – Treinar Todos os Colaboradores. 6° – Implantação Efetiva do Sistema. FASE 3 – VERIFICAÇÃO - 7° – Realizar Auditorias Internas. 8° – Aplicar Ações Corretivas / Preventivas / de Melhorias. FASE 4 – CERTIFICAÇÃO - 9° – Definir Organismo de Certificação. 10° – Realizar a Pré-Auditoria. 11° – Realizar a Auditoria Inicial. 12° – Entrar na etapa de Melhoria Contínua. ISO (Organização Internacional de Normalização) - Organização não governamental; Elabora normas de aplicação internacional; Fundada em 23/02/1947; Sede em Genebra, Suíça; Atualmente existem mais de 19.500 normas ISO.

ISO 9001 (Gestão de qualidade) - define os requisitos de um sistema de gestão da qualidade; Principais Características: Norma de gestão (gerenciamento) da qualidade - Adota sistemática de abordagem de processos - Foco no cliente e na melhoria contínua - Todas as áreas, processos e atividades estão envolvidos - Forte envolvimento gerencial em todos os processos - Participação de todos é fundamental - Comunicação interna é auditável - Envolve diretamente a qualidade dos serviços - Uso da ferramenta de processo PDCA - Proporciona o crescimento da organização - Fortalece e melhora a imagem da empresa - Aplicável em qualquer tipo ou porte de empresa. Benefícios Internos: Organização e Limpeza; Esclarecer Objetivos; Definir papéis e responsabilidades; Desenvolver ações; Benefícios Externos: Reconhecimento do mercado; Credibilidade; Maior satisfação dos clientes; Preferência e Diferencial; ISO 14001 (Gestão ambiental) - Redução do custo de gestão de resíduos; Economia no consumo de energia e materiais; Custos de distribuição mais baixos; Princípios: 1) Demonstrar, para reguladores e governo, um comprometimento em obter conformidade legal e regulatória; 2) Demonstrar seu comprometimento ambiental para os stakeholders (público estratégico). 3) Demonstrar uma abordagem inovadora e voltada para o futuro para clientes e futuros colaboradores. Família TS 16949 (de gestão da qualidade automotiva e peças de reposição) - TS (Techincal Specification) Especificação técnica; Coloca requisitos adicionais à norma ISO 9001:2000; Modelo único de requisito aos fornecedores da cadeia automobilística; Gestão das Diretrizes – Componentes: não permite nem variações, nem desvios, é o caminho que se pretende levar a empresa. a) Direção (o que deseja conquistar e para onde deseja caminhar)b) Objetivo (quantitativo e temporal) c) Condições de contorno (ambiente e ação física)d) Linhas Mestras (indicação das estratégias de ação). INDICADORES DE DESEMPENHO - São métricas quantitativas que refletem a performance de uma organização na realização dos seus objetivos e estratégias. Permitem medir o desempenho de uma empresa e garantem que todos os indivíduos em todos os níveis hierárquicos caminhem em direção aos mesmos objetivos. Finalidade de Diretrizes - Incentivar a geração de ideias; Desenvolver iniciativas de melhoria, mesmo que a curto prazo; Estabelecer o consenso em razão das melhorias; Intensificar contatos; Assegurar as coerências, tornando-as possíveis ao controle das atividades.

Gerenciamento de Processos - “Uma sequência de atividades organizadas que transformam as entradas dos FORNECEDORES em saídas para os CLIENTES, com um valor agregado gerado pela unidade”. Características: 1) Necessidades e Indicadores (Clientes Internos); 2) Procedimentos Simplificados e Burocracia reduzida; 3) Altos níveis de desempenho em serviços e produtos; 4) Estabelecer consenso na visão e prioridade dos processos; 5) Rompimento de barreiras e regularidade no fluxo de informações. MAPEAMENTO DOS PROCESSOS - Entender todos os conceitos do processo e sistema; - Entender os elementos FEPSC (fornecedor, entrada, processo, saída, cliente); - Entender e diferenciar o que é valor para a empresa e cliente; Entrada – Transformação (Agregar Valor) – Saída. Gerenciamento da Rotina - “Desdobramento em micro processos e atividades, enfatizando as ferramentas utilizadas em cada um dos níveis de desdobramento desse processo.” Padrão, eficiência e equilíbrio, medir capacidade e estabilidade. Utiliza o Ciclo do SDCA (gerenciamento de padrão de rotina) S = (Standart) A etapa de padronização visa estabelecer a o fluxograma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com