TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade comercial

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.483 Palavras (18 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


        SUMÁRIO        

INTRODUÇÃO        

1        DEFINIÇÕES DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE        

2        REGIME DE APURAÇÃO        

2.1        Regime De Caixa        

2.2        Regime De Competência        

3        MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES        

4        OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS        

4.1        Reconhecimento Da Receita        

4.2        Deduções Da Receita        

4.3        Impostos E Contribuições Na Compra E Na Venda De Mercadorias        

4.3.1        Impostos Incidentes Sobre Vendas        

4.3.2        Impostos Incidentes Sobre Compras        

5        OPERAÇÕES FINANCEIRAS        

5.1        Capitalização Composta        

5.2        Taxa Equivalente        

6        DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS        

6.1        Balanço Patrimonial        

6.2        Demonstração Do Resultado Do Exercicio – Dre        

7        CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos e teorias que embasam a Contabilidade Comercial.

Entre os princípios contábeis, o que têm grande importância para a Contabilidade é o Principio da Competência o qual determina que os efeitos das transações sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independente de recebimento ou pagamento, trata da confrontação entre receitas e despesas correlatadas.

O método de avaliação de estoque mais utilizado e aceito pelo Fisco é o Custo Médio Ponderado, por esse critério os estoques são avaliados pelo custo médio de aquisição, apurado a cada entrada de mercadoria, ponderado pelas quantidades adquiridas e pelas anteriormente existentes.

O regime de capitalização composta apresenta grande importância financeira por apresentar melhor a realidade da entidade. As taxas são equivalentes quando no sistema de capitalização composta são aplicadas pelo mesmo prazo e um mesmo período resultando no mesmo montante.

O balanço patrimonial e a Demonstração do resultado do exercício são duas demonstrações contábeis obrigatórias. O balanço patrimonial evidencia a situação patrimonial da entidade resultado do processo contábil de um determinado período já a demonstração do resultado do exercício demonstra o que aconteceu para que a empresa obtivesse um determinado lucro.


  1. Definições dos princípios da contabilidade

Os Princípios da Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional, é aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades. São princípios da Contabilidade:

  1. PRINCÍPIO DA ENTIDADE: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física, independentemente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, sem considerar se a finalidade é ou não a obtenção de lucro. O patrimônio de uma pessoa física não se confunde, nem se mistura com o patrimônio da pessoa jurídica em que fizer parte. Na pratica, como exemplo: despesas particulares de pessoas físicas (administradores, funcionários e terceiros) não devem ser consideradas como despesas da empresa; bens particulares de administradores não devem ser confundidos ou registrados na empresa.
  2. PRINCIPIO DA CONTINUIDADE: a continuidade ou não de uma Entidade, bem como a sua vida estabelecida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das variações patrimoniais. Essa continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor e o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da sociedade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

Todas as vezes que forem apresentadas as demonstrações contábeis (balanço patrimonial, DRE, etc.) e, nessa data ser conhecido um fato relevante que irá influencias na continuidade normal da empresa, esse fato deverá ser divulgado através de nota explicativa a aplicação desse principio está intimamente ligada à correta aplicação do princípio da Competência, pois se relaciona diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com