TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade como um sistema de informação

Tese: Contabilidade como um sistema de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 8

A contabilidade como sistema de informação

Podemos dizer que sistema de informação é a agrupamento de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros juntos a uma sequencia lógica para o processamento de dados e tradução em informações, para assim facilitar o cumprimento dos objetivos principais da organização.

Conhecemos sistema de informação contábil como sistema de apoio a administração, que age junto com os sistemas de controladoria e finanças.

Para entender melhor os objetivos do sistema de informação contábil gerencial é preciso ter em mente que, contabilidade é um sistema de informação que avalia e destina seus usuários a ter conhecimentos em demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação ao objeto da contabilização.

Os pressupostos básicos que a informação contábil precisa atender para que seja valido de maneira integral no processo de gestão administrativa são:

A necessidade como informação, ou seja, é preciso o apoio da administração da organização para que o sistema de informação seja valido. Assim podemos concluir que é necessária que a informação esteja aliada com seu contador e sistema, para assim garantir o sucesso do sistema de informação contábil.

O planejamento e controle exige o planejamento da produção de relatórios para assim atender totalmente seus usuários. Com isso é preciso ter conhecimento contábil dos usuários e estar sempre atualizado com os sistemas de informações.

Conforme Gil o sistema de informação contábil deve produzir informações que possam atender aos seguintes aspectos:

1. Níveis empresariais

• Estratégico;

• Tático;

• Operacional.

2. Ciclo administrativo

• Planejamento;

• Execução;

• Controle.

3. Nível de estruturação da informação

• Estruturada;

• Semiestruturada;

• Não estruturadas.

Com isso o sistema de informação contábil da prioridade ao atendimento de aspectos operacionais e táticos, originalmente com as informações estruturadas e algumas informações semiestruturadas.

Consideramos três pontos essenciais para que um sistema de informação contábil seja eternizado dentro da organização. São eles:

• Operacionalidade

Este afirma que todos que estão envolvidos com as informações contábeis precisam saber e sentir que estão lidando com informações reais, significativas, praticas e objetivas. Sendo assim armazenados e processados de forma pratica e objetiva.

As características básicas de operacionalidade: relatórios concisos, elaborados de acordo com as necessidades do usuário, coletados de informações objetivas e de imediato entendimento pelo usuário, entre outras.

• Integração

Este, percebemos quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento da informação contábil estão abrangidas por um único sistema de informação contábil. Assim todos devem usar um mesmo e único sistema de informação.

Temos como caracterização desse sistema a “navegabilidade” dos dados, ou seja, a partir que um dado é coletado ele deverá ser usado em todos os segmentos do sistema de informação contábil.

• Custo da informação

O sistema de informação contábil precisa ser analisado na relação de custo beneficio para a organização. Assim o sistema de integração gerencial deve apresentar seus custos menores que os benefícios que proporciona a empresa.

Com o surgimento definitivo da tecnologia da informática na administração das empresas, entendemos que qualquer organização tanto grande como pequena deve ter condições de manter um sistema contábil de informação.

3. Contabilidade como Sistema de Informação

Quanto há construção da idéia de Contabilidade, para fecharmos esses três conceitos importantes. Temos, contabilidade como a ciência que estuda o patrimônio das organizações. A função da Contabilidade para um grupo de professores do Instituto de Investigaciones Contables da Faculdad de Ciências Econômicas de la Universidad de Buenos Aires é,“uma ciência factual, cultural, aplicada que se ocupa de las interrelaciones entre los componentes de los hechos informativos de todo tipo de ente. Los sistemas contables concretos respoderían a los Modelos Contables Alternativos que pueden elaborarse para satisfacer intereses de usuarios en sus respectivas decisiones”.

Resumindo, contabilidade é uma ciência factual social, que é responsável por apresentar respostas eminentes das variações patrimoniais das organizações. A contabilidade tem como propriedade esclarecer, e evidenciar relacionamentos entre as pessoas e propriedades de várias espécies.

A Contabilidade nada mais é do que um sistema, um sistema intitulado de “Sistema das partidas dobradas”, quando da sua criação foi assim, a Contabilidade, mostrada e difundida durante anos, como um sistema que convencionalmente precisa de um lado Devedor e outro lado Credor. Mostrando assim, em sua composição a formação de um sistema, de um método.

Vamos entrelaçar esses três importantes conceitos, o Sistema, a Informação e a Contabilidade, para a assim, chegarmos a Contabilidade como sistema de informação. Atualmente quando falamos em Contabilidade como informação no ambiente empresarial, nos deparamos como um assunto moderno, e de certa forma na “moda”. Vamos ver que a Contabilidade, nesse nível de informação que é importante para tomadas de decisão, está ligado inteiramente com a Controladoria.

A Controladoria será o ponto forte para fazermos essa ligação, pois é nesse modelo de gestão, que vem sendo muito utilizado, que a Contabilidade através da informação e sistema que a utiliza, possuí uma enorme importância nos ambientes empresariais atualmente.

3.1 Controladoria

A Controladoria na sua essência é um modelo de gestão, gestão de sistemas integrados em toda a organização, que serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com