TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade gerencial

Tese: Contabilidade gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Tese  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 01

Conversando com um empresário sobre Contabilidade pedi para ele o que ele entende por Contabilidade, e ele respondeu que a contabilidade é muito importante em todos os sentidos tanto na administração quanto na produção da empresa. Na contabilidade gerencial ele disse que as organizações que não suportarem as pressões normais do cotidiano, acabam encerrando suas atividades. O empresário defende que a instabilidade econômica seria uma das maiores razões para o fechamento de sua empresa. E, freqüentemente, reforça seu argumento, através de exemplos relacionados à obtenção de financiamentos para aquisição de equipamentos e capital de giro, juros altos, dentre outros. Salienta dizendo que realmente estes fatores ocorrem e têm grande peso na administração das Micro e Pequenas Empresas, mas não podem ser considerados como os principais fatores causadores de tantos problemas.

Nas empresas de pequeno porte, o processo de gestão se ausenta, na medida em que seus gestores exercem as etapas de execução e de controle, muitas vezes, de forma inconsciente. E, nesta forma de trabalho, o empresário acaba por definir o planejamento de uma forma equivocada, na medida em que tende a valorizar a lucratividade no tempo presente, em detrimento dos objetivos de longo prazo, especialmente relacionados à sustentabilidade do negócio. Segundo o empresário, a contabilidade gerencial é um processo que visa identificar, mensurar, suportar e analisar informações sobre situações econômicas das empresas, com o objetivo de prover seus diversos usuários de informações sobre o patrimônio das organizações, auxiliando no processo de gestão da empresa.

O empresário acredita que a contabilidade gerencial pode contribuir numa organização diferente, com o controle operacional, custeio do produto e do cliente, controle administrativo e controle estratégico. Dependendo do nível organizacional, a demanda pela informação gerencial contábil é diferente. Ao nível de um operador, a informação necessária é para controlar e melhorar as operações. À medida que se sobe de cargo na empresa, os gerentes intermediários supervisionam o trabalho e tomam decisões sobre recursos físicos e financeiros, produtos, serviços e clientes, esses gerentes podem receber informações gerencial contábil com menor freqüência e maior grau de agregação. Os gerentes intermediários, também, usam a informação gerencial contábil para ajudá-los na elaboração de melhores planos e nas decisões.

Etapa 02

Os benefícios que a contabilidade gerencial tem proporcionado a essa empresa é sobre o planejamento, ou seja, planejar as ações futuras e é aí que há a junção do controle e o responsável pela administração, trabalhando juntos para prever os possíveis problemas futuros, criando um diferencial importante no que tange a sobrevivência no mercado. Pois muitas empresas (principalmente pequenas empresas) trabalham tentando resolver os problemas quando aparecem e não procuram prevê-los, com a realização de um planejamento a longo prazo.

Nessa empresa poderia ser aplicada, a análise de Custos/Volume/Lucro. Tal ferramenta gerencial há muito tempo vem sendo considerada pela literatura técnica pertinente como pródiga em ofertar subsídios decisórias consistentes aos gestores. Conforme evidenciado, sua aplicabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com